Praia de São Paulo (SP) Entre as praias de São Paulo com mais ataques de tubarões, podemos mencionar Boiçucanga, Maresias e Ilhabela em São Sebastião e algumas praias de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
O Brasil, com três casos no ano passado, ocupa a quarta posição em número de ataques, sem fatalidades. Foram contabilizados 69 ataques não provocados de tubarões em 2023, ou seja, ultrapassou os 63 registrados em 2022.
Ver um tubarão nadando em águas alagoanas não é um cenário comum aos banhistas, ainda mais se for em um trecho de água rasa, podendo causar medo em quem está próximo. E, no último final de semana, um desses raros avistamentos aconteceu na Praia de Antunes, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.
A espécie de tubarão analisada vive próxima à costa e não tem característica migratória. Isso leva os pesquisadores a acreditar que foram contaminados no litoral carioca.
Tubarão ataca e mata russo em praia do Egito; vídeo mostra momento do ataque
Tem tubarão em Arraial do Cabo?
Entrevistas com 155 pescadores artesanais de Arraial do Cabo (RJ) permitiram mapear as atividades pesqueiras da região e as espécies de tubarão capturadas. Nos últimos 60 anos, houve uma queda significativa no número de tubarões capturados ao longo da costa de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
A presença do tubarão baleia é um lembrete da riqueza da vida marinha que habita as águas ao redor de Búzios e da importância da preservação do ecossistema marinho.
Em quais praias se encontram mais tubarões no Brasil? A Praia de Boa Viagem, uma das mais centrais e famosas da capital pernambucana, é a que mais possui registros de ataques de tubarão, tendo registrado mais de 60 ataques e cerca de 25 mortes desde 1992.
Embora avistamentos possam ocorrer ocasionalmente, a probabilidade de encontrar um tubarão na área é extremamente baixa. A reputação de Porto de Galinhas como um destino de praia seguro e deslumbrante permanece intacta.
"O tubarão martelo capturado no Litoral Norte de Maceió é da espécie Sphyrna mokarran, possivelmente um adulto. Esses magníficos animais podem atingir até quase 6 metros comprimento e podem pesar cerca de 450 quilos. Por conta dessas características, eles são popularmente chamados de "grande tubarão martelo".
O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.
Afasta-se de frente e bem lentamente, sem bater braços e pernas. Se ele vier para cima, reaja e grite para afugentá-lo e atrair pessoas. Acerte seus pontos fracos: ponta do nariz, guelras e olhos.
Os Estados Unidos lideram o ranking de ataques não-provocados de tubarões ao redor do mundo, com 36 casos registrados, mais da metade do total global. Em segundo vem a Austrália, com 15 casos.
O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é um tubarão da família dos Carcharhinidae de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Também é conhecido pelos nomes de cação-jaguara, cação-tintureiro, jaguara, tubarão-jaguara ou tubarão-tintureira.
O cação-lixa (Ginglymostoma cirratum), também encontrado no litoral nordeste, o pequenino cação-frango (Rhizoprionodon lalandii) e o tubarão-martelo (Sphyrna sp.), presentes na costa sul e sudeste, são reconhecidamente inofensivos, assim como muitas outras espécies.
De acordo com o ISAF, este rótulo é dado ao tubarão branco porque essa espécie foi indicada como a responsável por mais ataques letais a seres humanos do que qualquer outro tubarão.
A aparição de animais próximos à costa catarinense não é incomum e já houve outros registros, inclusive de animais aparecendo mortos, nas praias. No entanto, especialistas afirmam que a possibilidade de um acidente por mordida de tubarões, no Litoral Catarinense é quase nula.
Não entrar no mar se tiver consumido bebida alcoólica ou se estiver com algum sangramento. E o brilho de joias e acessórios com cores chamativas também pode atrair tubarões.
A Praia de Atalaia, no litoral do Pará, também é conhecida pelos ataques de tubarão. Em 2018, um turista morreu após ser atacado por um tubarão-branco enquanto nadava na área. Desde então, as autoridades locais aumentaram a fiscalização na região e alertam os banhistas sobre os riscos.
É recomendado nadar sempre perto da faixa de areia e nunca ultrapassar os recifes. Na orla, há um calçadão de oito quilômetros com ciclovia, equipamentos de ginástica e quiosques, onde você pode petiscar e tomar água de coco enquanto pega um sol.
Um tubarão foi visto na praia do Forte, em Cabo Frio, região dos Lagos (RJ). Ainda não se sabe se é apenas um animal ou se são vários. Enquanto isso, a ordem é evitar banhos no local.
Desde a grande quantidade de ondas grandes, até a presença de animais perigosos, como águas-vivas e tubarões. Entretanto, nenhuma outra praia do mundo junta tantos fatores de risco como Fraser Island na Austrália. Até por isso, foi considerada a praia mais perigosa do mundo pelo Huffungton Post da Inglaterra.
Banhistas na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foram presentados com a aparição de um tubarão-baleia. Nas redes sociais, imagens do encontro viralizaram e mostraram os hábitos dóceis do maior peixe do mundo, que não se incomodou pela presença dos curiosos.