O que faz um Estatístico? Um estatístico é um profissional especializado na coleta, análise e interpretação de dados para extrair informações relevantes e tomar decisões informadas em diversos campos.
A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.
Eles são disputados em todos os setores: nas empresas, na academia e no governo. Mas as melhores oportunidades de trabalho estão no setor financeiro, sendo atualmente a área que mais contrata estes profissionais.
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial. Estatística descritiva: visa descrever e organizar os dados com objetivo de facilitar a compreensão e utilização das informações que serão extraídas.
Quais áreas utilizam mais os métodos estatísticos?
Estatísticos aplicam teorias e métodos estatísticos para resolver problemas práticos em diversas áreas, como medicina, economia, engenharia e ciências sociais. Eles projetam experimentos, coletam dados e interpretam resultados para apoiar a tomada de decisões.
O curso de Estatística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o curso de Estatística e Ciência de Dados da Universidade de São Paulo (USP). Confira os cursos de graduação em Estatística participantes do Guia da Faculdade 2021 - Quero | Estadão.
Quem faz faculdade de estatística pode trabalhar em quê?
A estatística é utilizada em diversos setores e ambientes, o que oferece ao estatístico vários locais de atuação. Ele pode trabalhar em empresas, ONGs, pesquisas acadêmicas, mercado financeiro, entre outras possibilidades.
Ele busca padrões, tendências e relações entre as variáveis, e avalia a significância estatística das conclusões obtidas. Além disso, o estatístico tem a responsabilidade de comunicar os resultados de forma clara e compreensível para os interessados, muitas vezes auxiliando na tomada de decisões baseadas em evidências.
Por isso, o objetivo desse curso é levá-lo a aprender a lidar com os fenômenos aleatórios que acontecem no mundo. Disciplinas como cálculo, probabilidade, inferência estatística, estatística computacional, aprendizado de máquina e mineração de dados, por exemplo, farão parte de sua rotina.
A estatística possui 3 grandes áreas: a probabilidade, a estatística descritiva e a estatística inferencial. A probabilidade é o estudo da aleatoriedade e incerteza.
O trabalho do estatístico pode ser no setor de controle de qualidade, melhoramento de processos, posicionamento de um produto no mercado, satisfação de clientes e funcionários.
Dentro desse contexto, a estatística desempenha um papel fundamental ao possibilitar a análise de informações e o protagonismo na tomada de decisões com base em dados concretos. Isso porque trabalhar com estatística requer habilidades relacionadas à coleta, organização, análise e interpretação de dados.
A Estatística é bastante utilizada em diversos ramos da sociedade, no intuito de realizar pesquisas, colher dados e processá-los, analisar informações, apresentar situações através de gráficos de fácil compreensão. Os meios de comunicação, ao utilizarem gráficos, deixam a leitura mais agradável.
O Curso de Estatística funcionará em período diurno, com duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 6 (seis) anos, em sistema de créditos semestral, com as disciplinas sendo ofertadas anualmente.
Um estatístico usa sua formação em análise e estatística para analisar informações e chegar a conclusões com base em seus achados. Além disso, usando métodos matemáticos e de teorias estatísticas, eles apresentam descobertas aos superiores, que são então usadas para beneficiar as iniciativas da empresa.