O mito das galinhas Um estudo realizado por alunos de doutorado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) mostrou que as galinhas são predadoras naturais dos escorpiões mesmo sofrendo com as picadas.
Embora seja verdade que as galinhas-d'angola podem consumir escorpiões que se aventuram fora de seus esconderijos durante o dia, elas enfrentam limitações naturais, pois os escorpiões são criaturas noturnas que preferem habitats inacessíveis às aves, como caixas de esgoto e frestas profundas.
O lixo, por exemplo, atrai baratas, que servem de alimentação para os aracnídeos. Para a moradia e acesso, eles procuram entulhos e se infiltram em redes de esgoto, tubulações de água e de energia, que são ambientes mais escuros e úmidos.
Além disso, há plantas que contribuem para afastar escorpiões, como a lavanda, alfazema, cânfora, hortelã e alecrim. No Distrito Federal, o tipo amarelo é o mais comum. O animal também pode ser encontrado em várias regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Não é sempre que eles se cruzam. Então, o que a galinha faz mesmo é acabar com a comida do escorpião, ela come grilos e pequenas baratas que são o 'cardápio' do escorpião. Ou seja, ela mata mais o bicho de fome”, conta José Marcelo.
Na cidade, a preferência é por canteiros de obras, latões de lixo ou quaisquer pontos que acumulem entulho. Os escorpiões também são encontrados nas tubulações de esgoto, caixa de gorduras, isso porque eles são predadores das baratas, insetos que vivem no subterrâneo.
Parece engraçado recomendar isso, mas galinhas são predadores naturais dos escorpiões. Galinhas d'Angola além de predadores de escorpião são ótimas vigilantes para sua casa.
Qualquer buraco no chão ou na parede pode ser um bom esconderijo, e até mesmo roupas sujas ou molhadas espalhadas pelo chão podem servir de abrigo para os aracnídeos. Esses animais têm hábitos noturnos e dificilmente aparecem durante o dia, o que torna mais difícil encontrá-los. “O escorpião é um bicho que não ataca.
Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; Afastar camas e berços das paredes; Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.
O escorpião é canibal e pode se alimentar de outros escorpiões. Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.
De acordo com a pesquisa, o veneno do aracnídeo não causa malefícios nas aves a ponto de matá-las. Denise reforça, no entanto, que as galinhas não devem ser usadas para o controle de escorpiões porque podem causar outros problemas de saúde pública.
A alimentação destes répteis consiste basicamente em frutas, vegetais, ovos, além de alguns insetos e aracnídeos como os escorpiões contribuindo, assim, para o controle de algumas pragas agrícolas e urbanas.
Entre os seus predadores estão camundongos, quatis, macacos, sapos, lagartos, corujas, seriemas, galinhas, algumas aranhas, formigas, lacraias e os próprios escorpiões.
O escorpião não sobe paredes, necessariamente. Ele ganha acesso a partes mais superiores de condomínios porque entra por tubulações de água, esgoto e até mesmo por dentro da estrutura do prédio, através dos dutos de energia.
Para eliminar escorpiões em casa, mantenha o ambiente limpo, reduza esconderijos, e remova entulhos. Utilize inseticidas específicos, aplicando-os em áreas propensas a sua presença. Vedação de frestas e buracos, especialmente em rodapés, também ajuda a prevenir sua entrada.
Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada. Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto às casas.
Por ser muito barulhenta e estressada, a Galinha D'Angola é usada como animal de guarda, além de colaborar com o equilíbrio biológico, pois devora lagartas, formigas, carrapatos, cobras e escorpiões.
O nativo deste signo gosta ou não gosta, quer ou não quer, dificilmente ficará no meio termo. E por isso não suporta a superficialidade, principalmente nas relações.
Como os escorpianos são conhecidos por dar tudo de si para os outros, eles não conseguem lidar quando o sentimento não é recíproco. Ser ignorado, excluído ou deixado de lado sem nenhuma razão aparente e sem nenhum cuidado com seus sentimentos assusta Escorpião.
Plantar mudas ou espalhar pó, sais ou óleos dessas plantas pode funcionar como ótimo remédio caseiro para afastar escorpião. Se for possível, coloque difusores com óleo de citronela também na região onde há entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção.