E um dado impressionante chama a atenção: o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo! Por ano, no país, são quase 80 milhões de descargas elétricas! Só no dia 11/1/2023, por exemplo, o Brasil foi atingido por 740 mil raios!
Na Terra, ocorrem 44 descargas elétricas atmosféricas a cada segundo (quase 4 milhões por dia). Estima-se que só 20% delas atinjam o solo e que o restante ocorra no interior das nuvens. O lugar do planeta onde há mais raios é o lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, o maior da América do Sul.
No Brasil, o município recordista é Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, com 13 raios por km² anuais. Campo Grande é a quarta cidade sul-americana e ocupa a posição de número 20 no ranking mundial.
O furacão de Galveston, que atingiu o Texas em setembro de 1900, é o mais mortal da história dos Estados Unidos. Estima-se que entre 6.000 e 12.000 pessoas morreram quando a cidade costeira de Galveston foi destruída por ventos de até 225 km/h.
O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009. No Brasil, os números são mais tímidos e a potência destrutiva dos eventos é menor.
Vanuatu, um pequeno arquipélago do Pacífico sul distante 1.700 quilômetros a leste da Austrália, com 250 mil habitantes, é o país mais arriscado do mundo, o número 1 do índice. Está sujeito a terremotos, ciclones e pode ser coberto pelas águas se o nível do mar aumentar.
De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
E um dado impressionante chama a atenção: o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo! Por ano, no país, são quase 80 milhões de descargas elétricas!
Com exceção do Catarina, o Brasil nunca registrou antes um furacão. Para entender o porquê, é preciso compreender como antes eles se formam. Um furacão nada mais é do que uma perturbação atmosférica cuja pressão é muito baixa no centro, o que provoca ventos circulares com velocidades superiores a 119 km/h.
Uma tempestade isolada pode durar de uma a algumas horas (cerca de 80% duram menos de três horas), tem um diâmetro de 10 a 20 km, alcança altitudes de 6 a 20 km (cerca de 50% ultrapassa 15 km de altura) e move-se com velocidade de até 50 km/h.
O Brasil é o maior país localizado na zona tropical do planeta, e como explica Osmar Pinto Junior, coordenador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), “sendo a região tropical a mais quente no globo, favorece a formação de mais tempestades e consequentemente há maior queda de raios.” A região norte do país ...
2 de 3 São José dos Campos é a cidade da região com maior incidência de raios desde 2021; veja ranking. — Foto: Guilherme Schild/ELAT-INPE. São José dos Campos é a cidade da região com maior incidência de raios desde 2021; veja ranking.
6 - Qual o local com maior incidência de raios no Brasil? A região entre Coari e Manaus é a região que mais tem raios do Brasil. A região amazônica deverá ter um aumento na incidência do fenômeno nas próximas décadas.
Roy Cleveland Sullivan (7 de fevereiro de 1912 — 28 de setembro de 1983) foi um guarda florestal nos Estados Unidos, em Shenandoah National Park, Virginia. Entre 1942 e 1977, Sullivan foi atingido por raios em sete diferentes ocasiões e sobreviveu a todas elas, o que lhe rendeu o apelido de "Para-raio Humano".
A temporada de furacões no Atlântico de 2024 é a temporada ativa de ciclones tropicais no Oceano Atlântico no hemisfério norte. A temporada começou oficialmente em 1º de junho, e terminará em 30 de novembro.
A meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo, explicou que um dos principais "combustíveis" para a formação de um furacão são as águas quentes do mar — que precisam estar acima de 27°C. "No Brasil, nós não temos isso. As maiores temperaturas são registradas no mar do Nordeste, onde não passam de 26°C", diz.
Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis. Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.
Você certamente já ouviu o ditado "um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar". Mas, o lago Maracaibo, na Venezuela, é a prova de que isso não é verdade. Em uma noite tranquila, o local chega a ser atingido por milhares de relâmpagos por hora.
Por sua vez, conclui a publicação, o lugar mais ventoso da Terra é a Commonwealth Bay, na Antártida (Alisdair McDonald). De fevereiro de 1912 a dezembro de 1913, os cientistas de Cape Denison, um cabo rochoso à beira da baía, mediram a hora mais ventosa já registada, em 153 km/h.
Porque no Brasil não tem furacão Cordilheira dos Andes?
“Nós temos águas bem mais frias e um ambiente atmosférico bem mais hostil que impede a formação de algum ciclone tropical. (...) Então, a Cordilheira dos Andes não protege de furacões porque não tem furacão naquele lado”.
Não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas; Não se abrigar em frágeis coberturas metálicas; Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes; Evite a curiosidade e afaste-se do fenômeno altamente destruidor.