A tainha Mugil liza é um importante recurso pesqueiro na região Sul. Santa Catarina, com uma costa de 531 km (7% do litoral brasileiro), é o maior produtor do pescado, sendo responsável por 45% da captura. Em seguida, aparece o Rio Grande do Sul, com 30%. Ou seja, os dois estados respondem por 3/4 da produção no país.
Ele pode ser encontrado principalmente em litorais de clima temperado e tropical, mas alguns vivem igualmente em águas doces. Este peixe se destaca nos estuários brasileiros, partes de um rio que estão próximas de sua foz no mar, onde a água doce se confunde com a salgada.
Tainha é a designação de vários peixes da família dos mugilídeos, que engloba mais de 70 espécies, distribuídas em 20 gêneros. No Brasil, muitas espécies são conhecidas também pelos nomes de parati, saúna, curimã, tapiara, targana, cambira, muge, fataça, entre outros.
A pesca artesanal da tainha bateu recorde em Santa Catarina neste ano. Em meio ao registro de peixe com quase 7kg, meme de tainha que lembrou dinossauro e viralizou, e à contagem de capturas por meio do 'Tainhômetro', foram contabilizados 937.872 peixes em 2024.
O período de maio a julho tem um significado especial para as populações caiçaras do Litoral do Estado. É nesta época do ano que surgem na costa paranaense os cardumes de tainha, movimentando a região com diversos eventos gastronômicos.
A tainha é um peixe conhecido por ser migratório e se desenvolver principalmente em lagoas que misturam a água salgada com a doce. O maior estuário da espécie no Brasil é a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Nesta época do ano, os peixes sobem em busca das águas quentes do oceano para desovar.
A tainha (Mugil platanus), é uma espécie de ocorrência marinha/estuarina, grandemente explorado, pelos pescadores artesanais e industriais, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Realiza migrações em épocas de reprodução, o que coincide com os períodos de baixas temperaturas para desovar em mar aberto.
Entre o fim do outono e o período do inverno ocorre a migração reprodutiva das tainhas (Mugil liza). Os cardumes aproveitam as correntes marítimas trazidas pelas frentes frias e migram dos estuários do sul do Brasil Uruguai e Argentina para desovar em águas marinhas costeiras mais quentes.
Surgem os ovos, de onde saem as larvas, que se desenvolvem até a fase juvenil, vão para os estuários, onde crescem, tornam-se peixes adultos, que se unem em grandes cardumes e uma vez ao ano migram.
Tainha (a grafia "taínha" é errada) é a designação vulgar de vários peixes da família dos mugilídeos. A maior parte das espécies pertence ao gênero Mugil, mas a designação estende-se a outros géneros (e mesmo a algumas espécies da ordem dos Perciformes).
A tainha (Mugil liza) tem um ciclo de vida que a torna particularmente frágil à pesca intensa. Depois de viver seu primeiro ano no mar, ela entra nos estuários e lagoas costeiras, onde cresce até 4 a 6 anos, quando atinge a idade adulta.
Uma técnica conhecida pelos pescadores para identificar e retirar essa parte do peixe é simples e prática. Para descobrir se a tainha tem ova é necessário apertar, com uma leve pressão, a barriga do peixe – na parte das barbatanas para a cauda.
Assim como ocorreu com o artesanal de emalhe anilhado, as embarcações industriais de cerco/traineira atingiram sua cota individual antes do término da safra de tainha do ano de 2024. As cotas foram atingidas ainda em junho, um mês antes do término da safra, que vai de 1º de junho a 31 de julho.
O tamanho das tainhas, peixe típico do litoral de Santa Catarina, capturadas na safra 2024 tem chamado a atenção de pescadores do estado. Embora os indivíduos encontrados pela costa catarinense costumem ter entre 1,5 kg e 2 kg, alguns pescados estão passando de 5 kg nesta temporada.
Parati. É parente da tainha, mas tem em média meio quilo. É a base de subsistência dos pescadores da Grande Florianópolis, especialmente nas baías, e já foi valorizado nacionalmente.
A Tainha é um dos peixes mais consumidos no país e possui um sabor especialmente marcante. Destaca-se pelo alto teor de cálcio, crucial aos ossos. A carne é delicada e de coloração acentuada. Torne seu churrasco inesquecível pois a Tainha é ideal para ser preparada assada.