O Aquário de São Paulo, por sua vez, tem espécies de diferentes partes do mundo. Há até um casal de ursos polares, Aurora e Peregrino, vindos de um zoológico na cidade russa de Kazan.
Não existem ursos no Brasil, é verdade, mas não precisamos morar no mesmo país que eles para saber que são bastante assustadores. Mais de 3 metros de comprimento, algo em torno de 600 quilos, dentes e garras afiadas…
O recinto dos ursos polares possui uma área de 1500 metros quadrados e pode ser dividido em duas áreas distintas caso seja necessário separar os animais. A parte aquática do recinto possui 1 milhão de litros de água, com uma coluna d'água de 4 metros.
O urso polar é encontrado no círculo polar Ártico e áreas continentais adjacentes. Sua área de distribuição inclui o território de cinco países: Canadá (o lar de cerca de 60% dos ursos polares do mundo), os EUA (Alaska), Groenlândia, Rússia e Noruega.
Aquário de São Paulo apresenta primeiros ursos polares do Brasil
Tem urso polar no Chile?
Passeio imperdível, você tem contato com uma fauna exótica (ursos pardos e polar, condor andino, lêmure, flamingo, sucitate, pinguim, tigre branco, pavão albino, e um panda chinês vermelho em extinção).
Como este mamífero é totalmente dependente do gelo marinho para ser seu principal habitat para alimentação, e como os oceanos do mundo nunca congelaram de norte a sul, o urso polar jamais teve a chance de chegar à Antártica.
Afinal, elas estavam ansiosas e curiosas para ver pela primeira vez na cidade os nossos 482 animais, dentre eles: veados, onças pintadas e preta, jaguatiricas, gatos-do-mato, urso, papagaios, além da famosa rinoceronte “Cacareco”, eleita vereadora nas eleições de outubro de 1959.
Além de ser a maior espécie de urso, também é considerado o maior carnívoro terrestre. O maior urso já registrado foi um macho de 1002 kg e 3,70 m. Podem viver de 20 a 30 anos. O mais antigo urso polar em vida livre viveu 32 anos, já o mais velho urso polar conhecido em um parque zoológico viveu 45 anos.
O urso-polar é um mamífero de hábito solitário, que vive em locais onde as águas são cobertas por gelo, sendo a única espécie de urso considerada um mamífero marinho. Ele é encontrado no Círculo Polar Ártico e nas áreas continentais vizinhas.
Além do urso andino (Tremarctos ornatus) da América do Sul, os ursos aparecem apenas no hemisfério norte. Não há uma razão específica para isso, apenas que algumas espécies evoluem em alguns lugares e outras não.
No início do passeio as atrações principais são os peixes, cobras e jacarés, mas existe uma parte nova que é surpreendente: existem animais dos 5 continentes. Vimos desde cangurus, pandas, suricatos, morcegos, peixes boi, focas, pinguins a um urso polar.
O Zoológico de São Paulo recebeu na última quarta-feira (19) quatro pinguins-de-magalhães após mais de 15 anos sem os animais. Segundo o Zoo, os pinguins eram do Oceanic Aquarium de Balneário Camboriú (SC) e chegaram a São Paulo para ocupar um novo espaço construído exclusivamente para recebê-los.
Os ursos polares vivem no Ártico, um enorme mar congelado cercado por continentes. Pinguins vivem na Antártida, um continente coberto de gelo cercado por oceanos.
Svalbard, um arquipélago remoto no Ártico administrado pela Noruega, é um dos destinos Borealis favoritos dos amantes da natureza e da vida selvagem. Em meio à pálida paisagem de fiordes e montanhas nevadas, a vida selvagem se destaca: renas, raposas e, os astros locais, os ursos polares em Svalbard.
Nascidos na gélida Rússia, os mamíferos aterrissaram durante o verão no zoológico de São Paulo, o maior da América Latina e serão apresentados ao público brasileiro na próxima quinta-feira.
No BioParque do Rio, uma história que começou há décadas chama a atenção de quem procura entender um pouco mais sobre o mundo animal. Trata-se da jornada de um dos mais icônicos moradores do parque: Zé Colmeia, o urso pardo.
O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam Antártica como substantivo também — nesse caso, com inicial maiúscula. Na Secom, definimos Antártida como padrão para o nome do continente.
Seu corpo é coberto por duas espessas camadas de pêlos brancos, e uma camada de gordura sob a pele, o que permite ao urso polar suportar as baixas temperaturas do Ártico. Para se ter uma ideia, a temperatura média de inverno é de -30°C, bem menor que a temperatura ideal de um freezer, em torno de -18°C.