TREMOR DE TERRA É REGISTRADO NO ESTADO DA BAHIA (07/09/2024) No último sábado, dia 07 de setembro, um tremor foi registrado pelo LabSis/UFRN no município de Jacobina/BA. O sismo ocorreu às 13h33 UTC (10h33, pelo horário de Bra...
Grande São Paulo: Barueri registra tremor de terra de baixa magnitude. Evento ocorreu pouco antes das 14h desta tarde sem relatos de danos. Moradores de Osasco e Carapicuíba também sentiram o abalo.
Registramos um pequeno tremor hoje na região de Barueri/Santana de Parnaíba/SP, às 13h41 no horário local, com magnitude 2.4. Não podemos descartar ainda a atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região, mas o registro indica mesmo se tratar de um sismo natural.
Um tremor de terra de baixa magnitude (2,4 mR) foi registrado na tarde desta segunda-feira (29) na cidade de Barueri, na Grande São Paulo. O abalo sísmico foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.
O epicentro do tremor foi na região de Antofagasta, próxima ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina. O serviço hidrográfico chileno descartou alerta de tsunami, afirmando que “o tremor não reúne as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país”.
Moradores de São Paulo relataram ter sentido, em diferentes bairros, um tremor de terra por volta das 23h da noite da quinta-feira, 18. O fenômeno, que está associado a um terremoto de magnitude de 7,3, registrado no Chile na Argentina, foi percebido por pessoas em bairros de diferentes regiões da cidade.
O fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina, a mais de 100 km de profundidade, de acordo com o Centro de Sismologia da USP. Especialistas afirmam que o tremor sentido em cidades brasileiras não apresentou chance de causar danos estruturais ou riscos para as pessoas.
Com 6,6 graus na Escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu ontem às 18h31 no horário de Brasília. Publicado em 21 de janeiro de 2024 às 13h28. A Região Norte, registrou, neste sábado (20), o maior tremor de terra da história do Brasil.
Terremotos não ocorrem no Brasil, por conta posição geográfica do País, bem no meio de uma placa tectônica. Isso não significa, porém, que seja impossível sentir tremores advindos de abalos sísmicos que ocorrem em regiões próximas.
Embora o Brasil não esteja situado sobre uma zona de alta atividade sísmica, o país não é completamente imune a terremotos. A presença de falhas geológicas e a possibilidade de sismos induzidos por atividades humanas são fatores que podem contribuir para a ocorrência de tremores no território brasileiro.
Unidade de medida foi criada em 1935, por um sismógrafo dos EUA; tremores acima de acima de 7 graus são os mais perigosos. Um terremoto de 7,8 graus na Escala Richter matou, até o momento, mais de 3.600 pessoas na Turquia e Síria, além de deixar um rastro de destruição nos dois países.
A terra tremeu em São Paulo nessa segunda-feira (29). O abalo sísmico foi sentido por moradores das cidades de Osasco, Carapicuíba e Barueri (região metropolitana) e no bairro de Pinheiros, na capital paulista, por volta de 13h40.
O sismo ocorreu por volta das 22h50 (horário de Brasília), a 116 quilômetros de profundidade. A distância do epicentro para a capital chilena, Santiago, foi de aproximadamente 1,2 mil quilômetros.
O fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina, a cerca de 100 km de profundidade, de acordo com o Centro de Sismologia da USP. Os especialistas destacam ainda que os tremores sentidos na cidade de São Paulo são de baixa intensidade e apresentam mínimos riscos de danos.
Segundo o IAG (Instituto Astronômico, de Geofísica e Ciências Atmosféricas) da Universidade de São Paulo (USP), o tremor sentido em São Paulo foi reflexo de um terremoto de magnitude 7,7 da escala Richter que atingiu a cidade de Antofagasta, no Chile.
Porque o terremoto do Chile foi sentido em São Paulo?
Sismos que ocorrem na região dos Andes , a depender da magnitude e profundidade, podem ser sentidos no Brasil , sobretudo em São Paulo. Isso ocorre porque o estado está localizado em uma bacia sedimentar , estrutura geológica que possui a característica de amplificar ondas sísmicas .
As últimas erupções do Cumbre Vieja foram em 1949 e 1971, e, embora tenha havido deslizamentos de terra, nenhuma movimentação anormal foi registrada. As chances, portanto, do Brasil ser atingido por um grande tsunami são ínfimas, praticamente nulas.
Assim, haveria duas maneiras de prever terremotos, mas que ainda não são viáveis: as medidas diretas de tensões crustais e observações de alguns fenômenos que indicam a iminência de uma ruptura da crosta.