Onde Timóteo estava quando recebeu a segunda carta de Paulo?
Timóteo estava em Éfeso na época desta carta (2Tm 1.18; 4.19) e, a caminho de Roma, ele passaria por Trôade (2Tm 4.13) e pela Macedônia. Priscila e Áquila (2Tm 4.19) provavelmente saíram de Roma (Rm 16.3) para Éfeso após o incêndio de Roma e o início da perseguição.
Onde Paulo estava quando escreveu a segunda carta a Timóteo?
Paulo escreveu a epístola enquanto estava na prisão, em Roma, pela segunda vez, pouco antes de seu martírio (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).
Quantos anos Paulo tinha quando escreveu 2 Timóteo?
Considerando-se que já estava havia 30 anos no ministério do evangelho de Jesus Cristo, Paulo estava em excelentes condições de ensinar Timóteo a ser eficiente em fortalecer a fé do próximo (ver 2 Timóteo 2:15–17, 22–26; 4:1–2, 5).
1 Timóteo 4 Paulo avisa Timóteo de que alguns seriam enganados pelos ensinamentos errôneos quanto ao casamento e à alimentação. Ele fala da importância do casamento e de usarmos as criações de Deus com gratidão.
Em qual lugar Paulo pediu que Timóteo permanecesse?
Já a apresentação de Timóteo, não parece nem inteiramente de acordo, nem em total desacordo com sua apresentação nos Atos dos Apóstolos. Segundo At 16,1-3, Paulo encontrou Timóteo em Listra, em sua segunda estadia na cidade. Timóteo já fazia parte da igreja local, sendo filho de mãe judia crente e de pai grego.
Paulo adverte Timóteo de que algumas pessoas serão enganadas pelos falsos ensinamentos relacionados ao casamento e a práticas alimentares. Ele fala sobre a importância do casamento e de receber as criações de Deus com gratidão.
No ano 80 (ou 97, segundo outras fontes), Timóteo tentou impedir uma procissão pagã e, em resposta, os pagãos, furiosos, atacaram-no, arrastaram-no pelas ruas e apedrejaram-no. No século IV, suas relíquias foram transferidas para a Igreja dos Santos Apóstolos em Constantinopla.
Qual é o último pedido de Paulo a Timóteo na carta?
Nesta carta, nós encontramos o último desejo de Paulo a Timóteo – na verdade, lê-se aqui o testamento do pai ao filho na fé: “Meu filho, seja forte por meio da graça que há em Cristo Jesus. Você me ouviu ensinar verdades confirmadas por muitas testemunhas confiáveis.
Epístolas da Prisão é como são conhecidas as quatro cartas do Novo Testamento da Bíblia, escritas pelo apóstolo Paulo, quando se encontrava em cárcere em meados do século primeiro em Roma. As quatro cartas que formam a Epístolas da Prisão são: Efésios. Filipenses.
Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram.
A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Timóteo pastoreou a Igreja em Éfeso onde teve de corrigir os falsos doutores, nomear os oficiais da Igreja e combater o pecado dos crentes. Quando Paulo estava perto da morte desejou a presença de Timóteo (2 Tim 4,9,21) e ele esteve na prisão dando força e suporte para o amigo.
I Timóteo foi escrita na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 D.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.
Quais são as três metáforas de Paulo para ensinar Timóteo?
(Outra opção é pedir que os alunos desenhem essas três figuras no quadro.) Comente que Paulo usou o soldado, o atleta e o lavrador como metáforas para ensinar a Timóteo como agir para permanecer firme na fé apesar das tribulações.
Qual o contexto da Segunda carta de Paulo a Timóteo?
A segunda carta a Timóteo (2Tm) traz a assinatura de Paulo e o cenário descrito ambienta os últimos dias do apóstolo na cidade de Roma, onde estava preso, aguardando o julgamento que o levaria ao martírio. Uma cela escura, degradante, com outros prisioneiros, certamente provava a temperança do apóstolo e sua confiança.
Onde Timóteo estava quando recebeu a carta de Paulo?
Paulo estava preso em Roma quando escreveu a Timóteo. Foi sua última carta em sua última prisão. Paulo foi a Roma foi por causa da perseguição de Nero.
Motivos desta epístola. A – Chamar a atenção dos cristãos para a necessidade de manterem "coração puro, consciência boa e fé sem hipocrisia", em vista de falsos ensinadores terem entrado nas igrejas; B – Animar a Timóteo na sua missão difícil, visto que ele era ainda jovem e de saúde fraca.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
208–209.) O nome Timóteo significa “honrado por Deus” e descreve muito bem esse servo devotado e fiel. Timóteo provavelmente foi convertido durante a primeira viagem missionária de Paulo. Ao crescer no evangelho, ele se destacou como um discípulo fiel e Paulo o escolheu como companheiro de missão.
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".