A insulina deve sempre ser transportadas em bagagem de mão: Essa regra vale para qualquer tipo de insulina frasco ou refil, já aberta ou lacrada de ação longa ultralonga, rápida ou ultrarrapida.
As insulinas que não estão sendo usadas devem ser carregadas em bolsas térmicas, com gelo reciclável. Dever ser evitado o contato direto do gelo reciclável congelado com as insulinas. O que fazer? Coloque os frascos de insulina dentro das caixas em bolsa ou na mala de mão.
Quanto tempo a insulina pode ficar fora da geladeira?
Recomendações para o armazenamento de insulinas em uso. Manter sob refrigeração (2ºC e 8ºC) ou em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegido do calor excessivo e da luz. Manter em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegida do calor excessivo e da luz.
Quais cuidados se deve ter com a insulina no transporte?
Durante as viagens a insulina deve ser transportada em recipiente de isopor, mas, sem contato com gelo. Não deve ser congelada; se isso acontecer, precisa ser descartada. Os frascos de insulina também devem ser protegidos de temperaturas elevadas e da exposição à luz solar.
Insulinas abertas, podem ficar na geladeira ou fora dela, em temperatura ambiente, sem se expor ao sol ou alta temperatura (não ultrapassar 30°c). Insulina fechada (lacrada) e guardada em geladeira tem a validade impressa no frasco (2 a 3 anos). Transporte rápido: levar na bagagem de mão, protegida do sol.
Vai viajar? Como transportar insulina de forma correta?
Quanto tempo a insulina pode ficar no isopor?
O frasco-ampola, que armazena a insulina, pode ficar em uma temperatura de até 25ºC, fechado ou em uso, por até seis semanas. Se o tempo armazenado nessas condições for superior, além do frasco ser exposto a altas temperaturas ou a luz do sol direta, a insulina pode ser comprometida.
O frasco-ampola que estiver sendo utilizado deve ser mantido, preferencialmente, na geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por até 6 semanas. O frasco-ampola (fechado ou em uso) pode ser mantido em temperatura ambiente (até 25ºC) por até 6 semanas e não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.
A insulina não deve ser aplicada em áreas com feridas ou veias visíveis e em regiões endurecidas. Retire a insulina da geladeira de 15 a 30 minutos antes da aplicação. Atenção: a aplicação de insulina gelada é muito mais dolorosa!
Como armazenar insulina para o trabalho? Se a pessoa precisar aplicar somente uma insulina, é possível deixar a seringa preparada e em temperatura ambiente, se não ultrapassar 6 horas. Se ela tiver que usar mais de uma, como dos tipos basal e bolus, será preciso transportar os frascos.
Qual a validade da insulina regular depois de aberta?
Após aberto e/ou em temperatura ambiente, entre +15°C e +30°C, a estabilidade das insulinas NPH e Regular é assegurada de 4 a 6 semanas, conforme orientação de cada fabricante.
Em caso de combinação de insulina NPH com insulina Regular, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH) (2). A mistura de NPH com Regular pode ser realizada e utilizada imediatamente ou armazenada para uso até 30dias.
Onde em temperatura ambiente? Armários frescos, secos e ventilados, longe de luz e de variações de temperatura são os melhores lugares para guardar a insulina em temperatura ambiente.
O uso de insulina durante o vôo é permitido. Agulhas e seringas podem ser transportadas como bagagem de mão, desde que o passageiro apresente o medicamento com etiquetas impressas profissionalmente identificando o produto e o nome do fabricante junto com a receita médica.
Quando em uso, a mantenha em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) por até 30 dias, em um local fresco; Não a use se notar mudança na cor e presença de grânulos.
A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.
Outra ação clássica da insulina é ativação da síntese de ácidos graxos no fígado em períodos de excesso de carboidratos. A atuação desse hormônio sobre a homeostase lipídica é regulada por uma família de fatores de transcrição designada SREBP (sterol regulatory element-binding proteins).
Recomenda-se a toma de insulina basal, de longa duração de ação (cerca de 24 horas), e de múltiplas injeções de ação rápida ou curta, antes das refeições.
- A insulina deverá ser transportada sempre em bagagem de mão, seja no carro, no ônibus ou no avião. - Não é recomendado transportar a insulina em porta malas, porta luvas ou painel do carro.
A insulina NPH precisa ser ressuspendida antes da utilização por meio de agitação suave. Para isso, deve haver no dispositivo (carpule) no mínimo 12 unidades de insulina. Se houver menos, uma nova caneta deve ser utilizada.
Quantas horas insulina pode ficar fora da geladeira?
Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.
A Insulina Regular é uma insulina rápida e tem coloração transparente. Após ser aplicada, seu início de ação acontece entre meia e uma hora, e seu efeito máximo se dá entre duas a três horas após a aplicação.
Você deve guardar as canetas de insulina na prateleira mais próxima da gaveta de legumes. Você não deve guardar na porta, pois é um local que sofre grande variação de temperatura. As canetas de insulina abertas e em utilização, podem ser mantidas em temperatura ambiente (máximo 30 graus) por até 28 dias.