Texto curto e sugestivo, adequado ao público; Criatividade; ● Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores); Utilização de figuras de linguagem.
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa. Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
Quais são as principais características de um cartaz?
Geralmente, os cartazes são fixados em postes, muros e paredes de certos ambientes, onde a intenção é de informar sobre um determinado evento, alertar a população sobre algo e ao mesmo tempo instruí-la, tentar convencer o leitor a adquirir um certo produto, entre outras.
Cartazes são registros que têm a função social de noticiar e divulgar acontecimentos, num híbrido de estética e publicidade. Mas a divulgação pura e simples não é a única função do cartaz.
Cartaz (também chamado póster ou pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
Os cartazes são recursos de comunicação visual que permitem o diálogo simultâneo com um grande número de pessoas de maneira ágil e prática. Um bom marketing de cartazes requer a fixação destes em locais onde o público-alvo frequenta.
Para saber como fazer um cartaz basta: definir o objetivo; Criar a mensagem a ser transmitida; Fazer um design; Garantir a presença de todos os elementos essenciais; Fazer a impressão e escolher o local onde será colocado.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
A diferença principal entre um cartaz e um anúncio publicitário é que no cartaz poderemos ter muito menos conteúdo do que um anúncio, além do que no cartaz não temos a promoção de nenhum produto ou mensagem mais detalhada.
Como as imagens e o texto do cartaz se relacionam?
Qual a relação entre texto e imagem de um cartaz? A parte verbal (escrita) tem uma relação com a imagem, pelo fato de a imagem representar o conteúdo dito. Dessa forma faz uma melhoria melhor para o entendimento e caracteriza o que está escrito.
Qual é o principal objetivo do cartaz como gênero textual?
O principal objetivo do cartaz como gênero textual é comunicar uma mensagem de forma visualmente impactante para atrair a atenção do público-alvo e persuadi-lo a agir ou a adotar determinado comportamento.
Como um cartaz é organizado? Um bom cartaz deve ser organizado, fácil de ler, com gráficos explicativos e cores que não atrapalhem o leitor. Procure por exemplos de cartazes na internet para entender melhor o que funciona ou não nesse tipo de apresentação.
Cartaz (também chamado póster ou pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
Os cartazes são utilizados com o intuito de estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, passando informações. Já os emblemas ajudam os clientes a identificarem a categoria de um produto ou serviço.
Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo.