Verbo irregular A forma verbal “fazem” é usada na conjugação de 3ª pessoa do plural sempre que houver um sujeito para o verbo “fazer”. Observe: Elas fazem muitas obras incríveis desde que se graduaram! Vocês fazem diversos bolos gostosos!
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".
FAZ ou FAZEM? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)
Faz 13 anos ou fazem 13 anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Então anote aí: o correto é FAZ duas semanas que ele partiu. Sabe por quê? Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular.
A forma verbal “fazem” é usada na conjugação de 3ª pessoa do plural sempre que houver um sujeito para o verbo “fazer”. Observe: Elas fazem muitas obras incríveis desde que se graduaram! Vocês fazem diversos bolos gostosos!
Dessa forma, mesmo estando em locução verbal (deve fazer), o auxiliar permanece no singular e o correto é: "deve fazer mais de dois meses" ou "faz mais de dois meses".
Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.
Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural.
Porém, se houver um sujeito na frase que está “fazendo anos”, aí sim o verbo se flexiona na terceira pessoa do plural: fazem. “fazem anos” é muito mais raro, portanto, na dúvida, use “faz anos”.
Resumindo, a diferença entre usar "faz" ou "fazem" está justamente no que você quer dizer. Se você quer falar sobre algo que alguém está executando como uma ação, o certo é “eles fazem”. Já no caso de você querer se referir a uma determinada quantidade de tempo ou condição do clima, use apenas “faz”.
"ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar. É o mesmo que eu dissesse que "apartamentos são alugados".
O correto é "Hoje faz uma semana que te perdi". Os termos "faz", "faiz" e "faís" não existem na língua portuguesa. Lembre-se que "faz" é a conjugação do verbo "fazer".