Os cabos elétricos são utilizados para instalações onde há uma carga elétrica maior, como prédios ou restaurantes. Já os fios de 6mm são feitos para suportar as cargas de aparelhos domésticos como ar-condicionado, chuveiro elétrico, forno elétrico, quadro de energia elétrica ou torneira elétrica.
O cabo de 10mm é comumente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, especialmente para alimentação de circuitos elétricos de média potência, como tomadas e iluminação.
Fios de 2,5 mm²: Ideais para tomadas de uso geral, como eletrodomésticos de baixa potência. Fios de 4 mm² ou mais: Recomendados para circuitos que alimentam aparelhos de alta potência, como chuveiros elétricos e ar-condicionado.
Posso USAR um CABO 6mm + outro de 4mm no lugar do 10mm? 🤔
Qual fio usar do padrão até a casa?
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².
Baseado na potência do chuveiro, escolha a seção do fio apropriada: Para chuveiros de até 5.500W: Um fio de 6 mm² é geralmente adequado. Para chuveiros acima de 5.500W: Opte por um fio de 10 mm².
Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.
Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
O primeiro passo para determinar qual cabo deverá ser utilizado é somar todas as potências na instalação, como das lâmpadas e dos possíveis equipamentos que serão usados, essa potência total que vai determinar sobre o valor da tensão de sua instalação que vai determinar a corrente total do circuito.
O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.
A norma orienta em seu item 6.2.7.2 que em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais pode ser superior a 4%. Então, fazendo os cálculos, temos que o cabo necessário para atender a esta situação seria de 2,71mm². Como não existe esta bitola de cabo, o cabo 4mm² será o mais necessário e adequado.
A bitola de 2,5 mm² é a escolha mais comum em instalações elétricas residenciais. Um circuito feito com esse cabo a uma tensão de 110 V pode conduzir em média 1200 a 1500 Watts. Considerando isso, podemos ligar 10 tomadas de 100 Watts em um fio de 2,5 mm² de forma eficiente e segura.
A fiação da rede elétrica, onde será instalado o forno elétrico, deverá ser de fio 12 AWG ou 2,5 mm². O plugue do Forno Elétrico com três pinos possui terminal de aterramento A tomada de instalação do Forno Elétrico deve ser ligada a um “terra” eficiente, atendendo normas ABNT NBR 5410 e NBR 14136.
Qual a bitola do fio do padrão para dentro de casa?
A bitola de 2,5 mm² é comumente escolhida em instalações elétricas residenciais. Esse cabo, em um circuito de 110 V, pode conduzir entre 1200 e 1500 Watts. Isso significa que é possível conectar de forma eficiente e segura até 10 tomadas, cada uma consumindo 100 Watts, usando esse fio.
Um cabo de 6mm² é sempre suficiente para um chuveiro de 7500W? Não necessariamente. Se houver fatores como alta temperatura ambiente ou agrupamento de cabos, será necessário usar um cabo de bitola maior, como 10mm².
Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.
Para tomadas de uso geral, a bitola padrão é de 2,5 mm², suportando correntes de até 20 A. Esse dimensionamento é adequado para a maioria dos aparelhos eletrodomésticos utilizados em residências, como televisores, computadores e pequenos eletrodomésticos.