Esse petróleo cru fica "estocado" dentro de rochas porosas, em terra firme ou no fundo do mar, sendo então extraído através de poços perfurados por sondas - que podem precisar atingir imensas profundidades, como no caso do pré-sal. Depois disso esse petróleo é encaminhado, seja por navio ou oleoduto, até a refinaria.
Extraído de reservas em alto mar, no caso do Brasil, o petróleo bruto – ou óleo cru, como também é chamado – é retirado de rochas sedimentares localizadas a mais de cinco mil metros de profundidade através de poços perfurados por sondas de alta tecnologia.
Historicamente, os Estados Unidos são o principal fornecedor de diesel ao Brasil. Porém, em 2023, esse cenário mudou, com a Rússia liderando o mercado no país, com mais de 50% do total importado.
A gasolina é um produto obtido a partir do refino do petróleo e sua composição depende de sua utilização, para aviação ou automotiva, de sua origem e dos processos de refino do petróleo. A gasolina de aviação é uma gasolina que apresenta alto índice de desempenho, além de outras características especiais.
A Petrobras, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do ...
Separação. Durante a separação, o petróleo é aquecido a altas temperaturas até evaporar. O vapor resultante volta ao estado líquido em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Cada nível coleta um subproduto específico do petróleo, como a gasolina.
A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente. Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna.
“O petróleo produzido no país é um tipo que não se pode refinar e por isso não vira gasolina. Então vende-se esse petróleo, que lá fora ele serve para produzir outras coisas e acabamos tendo de comprar a gasolina”, finalizou o economista.
A prática de importação de derivados de petróleo pelo Brasil tem como objetivo compor um blend, que é a mistura do petróleo nacional com outras variedades, facilitando o processo de refino.
Os Estados Unidos é quem mais exporta a sua gasolina para o Brasil com a marca de 1,4 Bilhão, quase 70% da gasolina que importamos tem vindo então dos EUA. O aumento da participação americana na importação de gasolina tem sido impressionante e diz respeito ao então vasto crescimento na produção do derivado de petróleo.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.
O Brasil depende do exterior no refino de petróleo, pois as refinarias do país não receberam investimentos suficientes para avanço tecnológico e manutenção nos últimos anos, não dando conta de aumento da capacidade de refino. São várias as companhias retirando óleo e gás das reservas brasileiras ao lado da Petrobras.
Quantos litros de petróleo para um litro de gasolina?
Ou seja, para cada quatro litros de petróleo é produzido, em média, um litro de gasolina. As outras frações do petróleo dão origem a uma gama de derivados, como GLP (gás liquefeito de petróleo), querosene de aviação, óleo diesel, lubrificantes, óleo combustível e asfalto. Mas essa proporção varia bastante.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
A gasolina tem origem fóssil, do petróleo, que é destilado a temperaturas distintas. Ela pode ser comum, aditivada ou premium, a depender da marca. A comum é o combustível bruto, direto das refinarias, com mais 25% de etanol anidro. Ela é basicamente igual em todas as marcas.
A gasolina comum é o combustível bruto que sai das refinarias acrescido dos 25% de etanol anidro. Ele não contém nenhum tipo de aditivo e é basicamente igual em todas as marcas. Por não ter aditivos, é o combustível menos recomendado para os automóveis porque não contém em sua fórmula substâncias que protegem o motor.
A gasolina é obtida através do refinamento e do craqueamento do petróleo, sendo composta por uma mistura de hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono na cadeia. Assim, a qualidade da gasolina varia de acordo com os hidrocarbonetos que a compõem.
Destilação do petróleo: A gasolina é derivada do petróleo bruto, e a sua descoberta está intimamente ligada à exploração e destilação do petróleo. Os povos antigos, como os persas e os babilônios, já conheciam o petróleo, mas apenas o usavam para fins medicinais e impermeabilização.
A produção da gasolina sintética é feita sem utilizar o petróleo, tendo como matéria-prima apenas o ar e a água. Para isso, são utilizados eletrolisadores, responsáveis por dividir a água em oxigênio e hidrogênio, por meio do uso de energia eólica.