não podiam possuir propriedades, terras, celebrar contratos, nem títulos, as heranças eram passadas para seus parentes mais próximos. No entanto, os surdos que falavam tinham direitos legais, podiam ter propriedades, casar e redigir testamentos” (ANDRADE, 2013, p. 6).
Na Idade Média, eram tidos como objeto de curiosidade, como seres estranhos. Não podiam participar dos sacramentos religiosos, não tinham direito de casar, de receber herança, etc. Alguns eram assassinados pelas próprias famílias.
Por que os surdos eram proibidos de possuir propriedades?
Por consequência deste pensamento, as pessoas surdas foram excluídas da sociedade e muitos tiveram sua sobrevivência prejudicada. Existiam leis que vedavam os surdos de quaisquer direitos sociais, eram proibidos de possuir ou herdar propriedades, casar-se, e votar como os demais cidadãos.
Quais eram as leis que existiam na Idade Moderna em relação aos surdos?
Na Idade Moderna, não havia leis específicas que proibissem os surdos de possuir propriedades. No entanto, os surdos eram frequentemente discriminados e excluídos da sociedade, o que poderia dificultar a aquisição de propriedades.
Durante as Idades Média e Moderna, novos cenários se desenharam para os indivíduos surdos [1]: se, em alguns contextos, foram marginalizados e tidos como não educáveis, em outros passaram a contar com esforços assistenciais, caritativos e instrucionais [2].
O Congresso de Milão, em 1880, foi um momento obscuro na História dos surdos, uma vez que lá, um grupo de pessoas, a maioria ouvintes, tomou a decisão que a língua oral seria utilizada na educação e no ensino de surdos, substituindo-a língua de sinais/gestuais (o comité do congresso era unicamente constituído por ...
O Abade Charles-Michel de l'Épée (Versalhes, 25 de Novembro de 1712 — Paris, 23 de Dezembro de 1789) foi um educador filantrópico francês do século XVIII, que ficou conhecido como "Pai dos surdos".
O conceito de 'audismo' refere-se à discriminação para com pessoas surdas, demonstrando a forma como foram oprimidas e rejeitadas devido ao seu modo de ser surdo e ao seu direito de ter uma vida normal, tal como as pessoas ouvintes.
Mais tarde, Santo Agostinho defendeu a ideia de que os pais de filhos surdos estavam a pagar por algum pecado que haviam cometido. Acreditava que os surdos podiam se comunicar por meio de gestos, que, em equivalência à fala, eram aceitos quanto à salvação da alma.
Os surdos eram considerados incapazes para o raciocínio, insensíveis e um incômodo para a sociedade, por isso eram condenados à morte, lançados do topo de rochedos, nas águas de Barathere. Os sobreviventes viviam miseravelmente como escravos ou abandonados.
Marcado por um mês de luta, conscientização e divulgação da cultura e comunidade Surda, o Setembro Azul é um mês muito importante no calendário e é uma data que celebra e comemora os grandes feitos da comunidade Surda até os dias de hoje.
Por que os surdos não eram considerados educáveis?
Afirmou: "todos os que nascem surdos também são mudos, mas podem emitir voz, são totalmente privados da palavra", e "os cegos são mais inteligentes que os surdos", porque ele acreditava que a audição era o mais importante órgão dos sentidos. Assim, durante séculos, os surdos foram tidos como não educáveis.
Foi criada a FENEIDA (Federação Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Auditivos) composta apenas por pessoas ouvintes envolvidas com a problemática da surdez. Foi lançado o livro de poemas: “Ansia de amar” do surdo Jorge Sérgio Gimarães, após a morte do mesmo.
Porque a escola bilíngue se adequa mais para as crianças surdas do que a escola inclusiva?
O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.
De acordo com Skliar, o ouvintismo se refere aos sistemas de representação e compreensão que os ouvintes fazem e impõem sobre a surdez e os surdos, uma vez que o mundo é narrado, explicado e normatizado a partir da experiência de ser ouvinte.
Como representante mais importante do que se conhece como abordagem gestualista está o "método francês" de educação de surdos. O abade Charles M. De L'Epée foi o primeiro a estudar uma língua de sinais usada por surdos, com atenção para suas características lingüísticas.
O Bimodalismo é definido por Botelho (1998) como português sinalizado e uso de fala e sinais de forma concomitante. A menção sobre bimodalismo pela autora aparece primeiramente ligada à filosofia educacional conhecida como comunicação total, que che- gou ao Brasil nos anos 80.
A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todas as pessoas que morreram depois de serem classificadas como “surdas”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão. DATAS IMPORTANTES: 10 de setembro - Dia Internacional das Línguas de Sinais.
Em que ano foi proibido o uso da língua de sinais no mundo?
10 de setembro: Dia Mundial da Língua de Sinais, data que faz alusão ao congresso sobre surdez em Milão, que ocorreu em 10 de setembro de 1880, em que o uso da língua de sinais foi proibido em todo o mundo.