O Google foi criado como um mecanismo para indexar sites, ou seja, um buscador. O objetivo inicial dos fundadores da empresa era organizar de uma forma clara e coesa todas as informações contidas na Internet. Na época em que o Google foi lançado, já existiam alguns buscadores, como o Altavista do Yahoo.
A missão do Google é organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas. É por isso que a Busca facilita a descoberta de vários tipos de informação em uma variedade de fontes.
No início de 1999, quando ainda eram estudantes de graduação, Larry Page e Sergey Brin decidiram que o motor de busca que eles tinham desenvolvido tomava muito do seu tempo a partir de pesquisas acadêmicas. Eles foram ao CEO da Excite, George Bell, e se ofereceram para comprá-la por 1 milhão de dólares.
A ideia da criação de uma das maiores empresas do mundo surgiu durante o projeto de pesquisa de doutorado de Page e de Brin na Universidade de Stanford, na Califórnia. Localizada próxima ao Vale do Silício, a instituição de ensino é considerada um dos berços da internet.
"O nome era um jogo de palavras com a expressão matemática usada para o número 1 seguido de 100 zeros, e refletia com precisão a missão de Larry e Sergey de 'organizar as informações do mundo e as tornar universalmente acessíveis e úteis'", diz o texto.
Não precisa contar: trata-se de um número 1 seguido de 100 zeros — ou, como preferem os matemáticos, 10 elevado a 100 (10^100). O gugol é tão grande que supera a quantidade de átomos que existem no Universo (estima-se hoje que eles seriam em torno de 10 elevado a 80 — ou 10^80).
O Google foi criado como um mecanismo para indexar sites, ou seja, um buscador. O objetivo inicial dos fundadores da empresa era organizar de uma forma clara e coesa todas as informações contidas na Internet. Na época em que o Google foi lançado, já existiam alguns buscadores, como o Altavista do Yahoo.
A nova companhia é administrada por Larry Page e Sergey Brin, cofundadores do Google. Agora, ambos presidem a Alphabet, com a missão de separar os serviços de internet dos outros negócios dos quais o Google era dono. Essa enorme decisão vai impactar várias áreas da empresa, então vamos por partes.
Mas você já se perguntou qual foi a primeira coisa pesquisada no Google? Segundo relatos, uma das primeiras buscas feitas na plataforma foi pelo nome "Gerhard Casper", o então presidente da Universidade de Stanford, onde os fundadores, Larry Page e Sergey Brin, estudavam.
Um site pode ajudá-lo a se conectar com clientes, vender produtos ou serviços ou compartilhar informações com o mundo. Algumas empresas usam sites para fornecer informações sobre seus negócios, como produtos ou serviços oferecidos, detalhes de contato e horário de trabalho.
Nessa segunda-feira (10), a empresa de tecnologia anunciou, através de seu blog oficial, a mudança de nome. A partir de agora, O Google passa a se chamar Alphabet.
Assim como a internet representou uma grande mudança de paradigma nas comunicações, o Google se tornou um aliado que revolucionou a forma como as pessoas podiam buscar e acessar todas essas informações. Na verdade, o Google se tornou o site mais visitado do mundo, com mais de 3 bilhões de buscas por dia.
Destacam-se alguns serviços e apps que podem ser aproveitados por todos os públicos: Google Chrome, Google Tradutor, Gmail, YouTube, Drive, Meet e Maps são alguns exemplos. Há, também, plataformas para nichos específicos, como o Google Sala de Aula e o Google Acadêmico - ambas com foco em educação.
Ele é escrito como 277232917-1 (mais de 23 milhões de dígitos). O pi (3,14…), por sua vez, tem casas decimais infinitas. O americano Ed Karrels, aficionado pelo número, já calculou 10 quatrilhões delas. Outro número imenso com nome próprio é o googolplex.
O googol é um número enorme. Para dar uma ideia, estima-se que o número de átomos em todo o universo observável seja 1080, quer dizer, 1 seguido de “apenas” 80 zeros. O googol é 100 bilhões de bilhões de vezes maior!