O dia de sábado foi dado por Deus como um dia santificado para rememorar-se a criação e dar glorias ao Criador. É um dia de comunhão entre a criatura e o Criador. O dia de sábado é destinado à recuperação física de homens e animais. Ele deverá ser usado também para benefício de terceiros em situação de emergência.
Qual era a razão do sábado? Na criação, Deus fizera o mundo em seis dias e, no sétimo, descansou exatamente para dizer que nós também precisamos de descanso para estar com Deus e prestar-lhe culto. No Antigo Testamento se prestava a Deus o culto no sábado por meio do repouso e do descanso.
Defendendo os discípulos que violaram o repouso sabático, Jesus diz que o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Discípulos de Jesus e Davi e seus companheiros fizeram o que não era permitido porque tinham fome. O ser humano com fome questiona o cálice de ouro, segundo São João Crisóstomo.
Deus renovou com os israelitas um mandamento concernente a esse dia, dizendo: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8). A santificação do Dia do Senhor também era um sinal de que os israelitas eram o Seu povo do convênio (ver Êxodo 31:12–13, 16; Isaías 56:1–8; Jeremias 17:19–27).
Novo Hinário Adventista • Hino 298 • Deus Fez o Sábado Para Mim • (Lyrics)
Porque a Igreja Católica guarda o domingo e não o sábado?
O dia do Senhor
O domingo não é simplesmente uma continuação do sábado, mas uma realização plena da verdade espiritual do sábado judaico, prefigurando o descanso eterno do homem em Deus. A celebração dominical do Dia do Senhor é fundamental para a vida da Igreja, sendo o “primordial dia festivo de preceito”.
O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico.
Deus abençoou o dia sétimo e o santificou, porque nele descansou de tudo que fizera, como Criador. Êxodo 20:8-11. Guardar o sábado é o quarto, dos 10 mandamentos. Nele não se deve trabalhar, mas dedicar-se unicamente a Deus.
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Que evidência encontramos de que o Sábado foi escolhido como dia de adoração pública. A Bíblia diz em Levítico 23:3: “Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.”
O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).
Das principais mudanças na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a troca do dia da prova do sábado para outro domingo tem sido comemorada por um grupo de candidatos em particular. Trata-se dos sabatistas, religiosos que guardam o sábado, a exemplo dos judeus e dos adventistas.
«O Filho do homem é senhor do sábado». Para os cristãos, o descanso, e de modo especial o domingo, são um convite a considerar que tudo o que existe é um grande dom de Deus para nós. Passava Jesus através das searas num dia de sábado e os discípulos apanhavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos.
Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'. O português é a única língua românica que usa a numeração ordinal para os dias da semana de segunda a sexta.
Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o sábado?
Você tem seis dias na semana para fazer os trabalhos habituais, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, seu Deus. Nesse dia, ninguém em sua casa fará trabalho algum: nem você, nem seus filhos e filhas, nem seus servos e servas, nem seus animais, nem os estrangeiros que vivem entre vocês.
Assim, a diferença entre o Sábado e o domingo é esta: Deus abençoou e santificou o dia de Sábado enquanto que o domingo, não. Ele disse que o Sétimo Dia era o “Seu dia” e não o primeiro. Isto é algo no qual devemos refletir com oração. Deus estabeleceu o Sábado como um memorial de Seu poder Criador.
Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o domingo?
A Epístola de Barnabás, mesmo não fazendo parte da seleção dos livros da Bíblia, é um dos documentos mais antigos da Igreja, escrita no ano 74 d.C., anterior ao livro do Apocalipse, e nos diz: “Guardamos o oitavo dia (o Domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos” (Barnabás 15,6-8).
Jesus aboliu a guarda do sábado?” A lei de Deus contém dez mandamentos. Estes mandamentos estão registrados em Êxodo 20:1-1 – Segue o texto abaixo. “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Porque os evangélicos não fazem Missa de sétimo dia?
Os evangélicos (protestantes), que também são cristãos, não veem a celebração como uma prática aceitável, porque acreditam que o destino das almas já está definido a partir do fim de vida de cada um. Assim sendo, não faria sentido orar pelos que partiram.
Do ponto de vista dos doutores da lei, escriba e fariseus, Jesus violava o sábado, mas Jesus demonstrou serem eles que violavam o sábado, deixando de fazer o bem ao próximo praticando o mal.
Naturalmente, todos os dias da semana são dias do Senhor, mas o primeiro dia da semana é o Domingo, porque foi neste dia que o Senhor Jesus ressuscitou, derrotando o pecado e vencendo a morte e tornando-se o Deus Salvador e o Senhor da vida.