Devido à sua alta resistência e versatilidade, a cola PU é amplamente utilizada em diversas aplicações, incluindo a construção civil, automotiva, naval, fabricação de móveis, eletrônicos, entre outras. Seu uso é muito comum na instalação de telhas, carpetes, pisos, vidros, espelhos, entre outros.
O poliuretano é um tipo de plástico que pode ser tanto rígido quanto flexível. Essa versatilidade é o que o torna ideal para uma ampla variedade de aplicações. Desde a espuma usada em colchões e estofados até componentes estruturais em construções e automóveis, o PU desempenha um papel crucial.
Com alto poder de aderência, o selante PU 30 ou 40 pode ser usado para fixação, colagem e vedação em uma variedade de substratos porosos e não porosos, tais como madeira, MDF, concreto e alvenaria, pedra natural, cerâmica e porcelanato, alumínio, aço natural e aço galvanizado.
Isso porque a cura do PU começa quando o produto aplicado entra em contato com a umidade presente no ar, em temperatura ambiente. Vale destacar ainda que a quantidade de PU selante aplicada e o peso das peças fixadas também são determinantes para o tempo de cura, que, geralmente, varia de 24 e 48 horas.
P.u40 - o que é o número 40? Qual a diferença do P.u40/20/30/40/55?
Pode molhar PU?
Limitações do Selante PU:
Não deve ser aplicado em superfícies úmidas ou molhadas; Resistência à alta temperatura limitada; Variedade ampla de formulação, pode levar às mais diversas qualidades de selante pu.
O tempo de secagem e cura da cola PU pode variar dependendo do tipo de adesivo, das condições de temperatura e umidade, e da espessura da camada aplicada. No entanto, em geral, a cola PU pode levar cerca de 2 a 4 horas para secar ao toque e 24 a 48 horas para curar completamente.
- Os selantes de silicone proporcionam menor consumo em relação aos selantes orgânicos (PU). - Após 100 dias (2.400 horas) de exposição a UV em testes acelerados de intempéries e estabilidade térmica, o selante de uretano deteriora, ao passo que o selante de silicone permanece inalterado.
Para áreas externas com alta incidência de sol ou muito movimentadas o poliuretano pode ter seu tempo útil reduzido. Já em áreas internas e com pouca movimentação o material pode durar ainda mais tempo. Entretanto, mesmo nessa diante dessas adversidades, o poliuretano pode durar anos sem a necessidade de refazê-lo.
Os dois são usados para os fins descritos acima, porém o PU 40 foi desenvolvido para oferecer maior resistência garantindo uma boa elasticidade. Um PU 55, por exemplo, terá sim uma resistência maior que o 40, porém já não tem a mesma elasticidade.
Para rejuntar revestimentos e pisos em geral, fornecendo ótimo acabamento e impedindo a passagem da umidade, use o selante PU40 multiuso quartzolit. Quer saber mais? Confira também as principais dúvidas sobre o selante PU.
Qual é a diferença entre PU 30 e PU 40? Os selantes são classificados a partir de uma medida conhecida como dureza Shore: quanto menor o número indicado, menor é a dureza do produto. Sendo assim, a diferença entre os selantes PU 30 e PU 40 está relacionada à elasticidade.
É possível produzir tecidos com fibras sintéticas, como elastano ou spandex, como são conhecidas nos Estados Unidos. Tecidos com essa tecnologia são muito usados na confecção de roupas esportivas, como calças, leggings e meias.
O silicone se destaca em praticamente todos os quesitos quando comparada a vedação escova. Além de possuir uma durabilidade maior, este tipo de vedação para vidro também possui um poder de vedação maior.
A Cola PU da Óper (Cola PU 40 para construção) é selante/adesivo elástico à base de poliuretano, mono componente, de alta viscosidade, utilizado na construção civil para aplicações de colagem e de vedação em diversos segmentos.
Geralmente, o selante PU ganha destaque como selante utilizado em projetos que preveem juntas de dilatação, em espaços estruturais, em janelas ou outras aberturas, colagem de pisos, laminados e muito mais. A principal vantagem do material é sua alta resistência contra rasgos.
Caso a cola ainda não esteja seca, é possível tentar realizar sua retirada utilizando álcool ou acetona, tirando assim todo e qualquer vestígio. Caso a cola que está em contato com as mãos já esteja seca, é indicado que se deixe a área submersa em uma mistura de água morna com sabão em pó por alguns minutos.
Indicado para: vedação de mármores, granitos, pedras naturais, concreto, alvenaria, madeira, alumínio, vidro, esquadrias, policarbonato, borracha e diversos outros materiais. Utilizado também para vedar tubulações de PVC e painéis de câmaras frigoríficas.
Cola de Poliuretano (PU): O poliuretano é usado como adesivo, especialmente como uma cola para trabalhos em madeira. Sua principal vantagem sobre as colas mais tradicionais para madeira é a resistência à água, vento e raios UV.
Essa hidratação é bem mais simples que isso. Para prolongar a vida útil de qualquer peça feita em revestimento sintético ou ecológico você pode usar produtos baratinhos, que provavelmente tem aí na sua casa. Pode ser creme para pentear, hidratante corporal sem álcool ou óleos essenciais.