O amoníaco líquido tem ampla aplicação na indústria de curtimento , bem como na produção de tinturas utilizadas na coloração de têxteis. A amônia líquida é essencial na produção de tecidos sintéticos. A solução de amônia permite que a coloração do tecido obtenha quase qualquer cor.
Ela é utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, etc. Entre tantos empregos, podemos destacar: Fertilizantes: sulfato de amônio, fosfato de amônio, nitrato de amônio e uréia.
O amoníaco e seus derivados (uréia, nitrato de amônio e outros) são usados na agricultura como fertilizantes e componentes de vários produtos de limpeza. O amoníaco é muito usado em ciclos de compressão (refrigeração) devido ao seu elevado calor de vaporização e temperatura crítica.
O excesso de amoníaco pode danificar a vegetação e é incrivelmente tóxico para os organismos aquáticos, especialmente a níveis elevados de pH e temperatura.
Ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe. O Amoníaco concentrado produz em contato com a pele necrose dos tecidos e profundas queimaduras. Contato com os olhos resulta em lacrimejação, conjuntivites, irritação na córnea e cegueira temporária ou permanente.
E O QUE ACONTECE QUANDO SÃO MISTURADOS? Essa mistura pode causar explosões e a perda da visão e do olfato. Isso porque a mistura gera um gás chamado cloramina, que é tóxico. É extremamente perigoso respirar esse gás.
Quando encostamos nos olhos, nariz ou boca, a amônia é absorvida pelas mucosas dessas áreas e podem causar inchaços, irritações e dificuldade em respirar. Além disso, a exposição a altas concentrações de amônia pode causar queimaduras e edema brônquico e alveolar.
A presença de amônia em sistemas aquáticos é um fenômeno natural, resultante da decomposição de matéria orgânica e da atividade microbiana. No entanto, níveis elevados de amônia podem indicar a presença de fontes de poluição antropogênica.
A solução de amônia não apenas lida muito bem com a sujeira típica, mas também elimina manchas teimosas, mesmo muito gordurosas. Você pode usar amônia de qualidade alimentar para limpar ladrilhos vidrados ou comprar um produto pronto.
A amônia possui propriedades de transferência de calor melhores do que a maioria dos refrigerantes químicos e, portanto, permite o uso de equipamento com menor área de transferência de calor. Desse modo, a construção da instalação custará menos.
A amônia tem a função de abrir a cutícula capilar, com isso, descolorir o cabelo com água oxigenada promove uma descoloração intensa e mais rápida. Mas, também há opções de água oxigenada sem amônia, que promove uma descoloração menos agressiva e, em contrapartida, não abre os fios para tons muito claros.
Misturá-la com amônia, vinagre, álcool, detergente, bicarbonato de sódio ou água oxigenada vai amplificar sua potência química tornando-a altamente tóxica, o que pode provocar ardência nos olhos, enjoos, crises de tosse e até mesmo queimaduras nas mucosas e no trato respiratório, que podem gerar asfixia.
Não misture vinagre com amônia. O vinagre é um ácido e o amoníaco em grandes quantidades tem potencial explosivo. O ideal é que você não use a amônia pura para limpar a casa. Alguns produtos de limpeza já contém a substância em sua formulação em quantidade segura para o uso, como os desinfetantes, por exemplo.
A amônia também está presente em limpadores de piso de azulejo, piso de madeira, vidro, tapetes, banheiro, em multiusos, e sprays desinfetantes. Além das aplicações mencionadas, a amônia também pode ser utilizada na fabricação de explosivos, defensivos agrícolas e diversos outros tipos de produtos químicos.
Além de ser utilizada como fertilizante, inúmeras indústrias empregam a amônia como matéria-prima para a produção de produtos de limpeza, plásticos, tecidos, como gás refrigerante, entre outros.
É uma importante substância do ciclo global do nitrogênio. É amplamente empregada como fertilizante, visto que o nitrogênio é um macronutriente para as plantas. Seu principal processo de produção é o processo Haber-Bosch, desenvolvido no começo do século XX.
O vazamento de amônia é um problema sério que pode ter consequências graves para a saúde das pessoas. A amônia é um gás tóxico que pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões. Além disso, a inalação da substância pode levar a náuseas, vômitos, dores de cabeça, tonturas, desorientação e até mesmo asfixia.
Por se tratar de uma substância potencialmente tóxica para o sistema nervoso central, o acúmulo de amônia causa encefalopatia hepática, coma hepático nos estados terminais de cirrose hepática, insuficiência hepática, necrose hepática aguda e subaguda, e síndrome de Reye.
O contato com a pele pode causar irritação e queimaduras. As alergias que são resultado da substância podem ocasionar ardência e coceira na pele. Já as queimaduras quando muito extensas também podem levar à morte.
O Aquavitality Ammonia Reduction, composto biotecnológico nitrificante altamente especializado, degrada a amônia nos viveiros reduzindo o efeito tóxico da amônia e do nitrito, além de ser formulado para eliminar a amônia através do processo biológico conhecido como nitrificação.
Não fazer a aplicação do produto e ficar exposto ao sol simultaneamente. Obedecer ao tempo de contato do produto com a pele. Em seguida, lavar a região abundantemente com água. Pode causar reação alérgica.
A amônia é uma substância originada da ação enzimática de bactérias intestinais e por células durante o processo de digestão de proteínas. Em condições normais a amônia é metabolizada no fígado em uréia e excretada pela urina. Porém, se acumlada dá origem a doenças como a Encefalopatia hepática.