Classificação das brocas odontológicas pelas cores:
Etiqueta Verde (Grossa): Corte rápido e agressivo; Azul (Média): Escolhida para a maioria das situações clínicas; Vermelha (Fina): Procedimentos mais delicados; Amarela (Ultra Fina): Pré polimento em resinas, não realiza cortes.
As brocas cônicas de faixa azul ou maior, podem ser usadas para remoção total do material, enquanto as de faixa vermelha e amarela, tem a função de remover camadas mais finas, como esmalte em gel ou blindagem.
As brocas Diamantadas, é indicada para usar na unhas natural. As brocas de Cerâmica são indicadas para uso em gel ou acrílico. E as de Tungstênio, é indicada para uso de gel e acrílico também, porém não são indicadas muito para remoção pelo alto nível de desgaste rápido e agressivo.
Diamante: As brocas de ponta de diamante são ideais para perfurar materiais extremamente duros, como vidro, cerâmica e porcelanato. O diamante, sendo o material mais duro conhecido, garante uma perfuração precisa e limpa.
Brocas para Unhas Qual usar e Como usar - Aulão Iniciante
Para que serve as brocas vermelhas?
A broca vermelha é indicada para um corte fino, ideal para trabalhos precisos e de acabamento lento. A broca azul, por sua vez, é a mais utilizada para um corte médio, perfeita para desbaste rápido e uniforme. A broca verde, indicada para corte grosso, é a ferramenta perfeita para o desbaste de material concentrado.
As brocas de cobalto possuem adição de cobalto em sua liga de metal as tornando resistentes a maiores temperaturas e sendo são ideais para furos em superfícies de aço inoxidável e em metais mais duros.
A broca três pontas é o modelo específico para o trabalho em todos os tipos de madeiras. Elas costumam ser fabricadas em aço carbono, o que as torna mais resistentes ao calor gerado pelo atrito da madeira com as resinas. Já a broca serpentina é apropriada para o uso em madeiras duras, macias e úmidas.
Esse modelo de broca possui uma pastilha de metal duro (Wídea – Carboneto de Tungstênio) e é indicada para perfurar materiais mais resistentes, incluindo concreto, alvenaria, tijolo, placas cimentícias, telhas, entre outros. Ele é capaz de fazer furos em instantes.
Você sabe que uma simples broca regular não é capaz disso, é necessário uma broca para furar ferro especifica, se você pretende furar através de ferro ou aço, deve considerar adquirir uma broca de titânio ou cobalto.
Diferentes cores de brocas têm principalmente diferentes técnicas de processamento. Claro, um julgamento aproximado pode ser feito a partir da cor, mas as brocas de baixa qualidade atuais também são. Processará sua própria cor para obter a aparência de uma broca de alta qualidade.
Elas são fáceis de identificar porque, na ponta delas, tem uma "abinha", ou o que eu chamo de "chapeuzinho", que é uma saliência que ajuda a perfurar o tijolo ou concreto.
- Para perfurar metais ferrosos e não ferrosos, ligas de aço, chapas de aço, tubos de aço, ferro fundido, aço puro, aço fundido, aço inoxidável, alumínio, cobre, bronze, latão, PVC, plásticos, poliamida.
Os adultos depositam os ovos em peças e estruturas de madeira e após a eclosão, as larvas alimentam-se desta madeira, gerando galerias na peça infestada. Pode ser observado um pó fino proveniente desta atividade, próximo às estruturas infestadas.
2) Para furar metal: com diâmetro constante, as brocas HSS com ponta polida são ideais para metais não-ferrosos como alumínio, cobre, latão, zinco e aço sem liga.
Tratam-se de brocas especiais para furação e rasgos (grooving) com revestimento em Titânio. Ideais para furações em madeira, plástico e metal, podem também fazer rasgos para encaixes, mortisings, etc.
HSS é a abreviatura do termo inglês High Speed Steel e refere-se a um aço ferramenta de alta liga. O HSS é, portanto, utilizado para produzir ferramentas, entre outras coisas, porque é muito fácil de retificar (o que, por exemplo, permite a rectificação de ferramentas desgastadas).
Qual é a diferença entre as brocas de aço rápido e de metal duro?
Broca de metal duro: para uso geral. Broca HSS (aço rápido): para perfuração a velocidades mais elevadas, versátil, de preço mais acessível do que as brocas de carboneto. Broca de carboneto: velocidade de corte quatro vezes superior à permitida pela broca HSS, mas mais frágil.