Fertilizar terra e evitar pragas Como a casca de ovo é rica em cálcio, as plantas também podem ser beneficiadas. Coloque farelos das cascas junto ao adubo para potencializar o efeito e aumentar os nutrientes que as suas plantinhas recebem.
A casca do ovo protege e sustenta as estruturas internas moles. É semipermeável ao ar e à água e ajuda a prevenir a contaminação bacteriana. Cerca de 94-95% da casca do ovo seca é composta de carbonato de cálcio (CaCO3) e pesa 5,5-6,0gr.
Muitas pessoas comem as cascas dos ovos pelas suas impressionantes quantidades de cálcio, mas calma, não é para jogá-las na frigideira com seus ovos mexidos não. É preciso esmagá-las e triturá-las e só aí colocar o pó das cascas junto à comida.
O que pouca gente sabe, é que além da clara e da gema, a casca do ovo também é uma ótima fonte nutritiva, tendo o cálcio como seu principal nutriente, mas também o magnésio e potássio.
Pode comer a casca do ovo? Por incrível que pareça, sim, a gente pode comer a casca do ovo cozido. Essa não é uma prática muito comum por aqui, mas não há problema algum em fazer isso — sempre consultando, é claro, um nutricionista. A única dica é: faça uma boa higienização da casca caso você pretenda consumi-la.
A casca de ovos é constituída basicamente de minerais (carbonato de cálcio e de magnésio). O cálcio é um mineral que tem um importante valor nutricional na dieta, tanto de adultos quanto de crianças. É responsável pela mineralização de ossos e uma dieta rica em cálcio pode retardar os processos de perda óssea [7, 13].
A conversão é viabilizada a partir da realização de um tratamento térmico, chamado calcinação, onde a casca de ovo é submetida a uma temperatura de 850ºC durante uma hora e meia. Durante a calcinação uma reação química ocorre e gás carbônico é liberado, gerando assim, o óxido de cálcio.
Representando de 9 a 12% do peso total do ovo, a casca possui 39% da quantidade de cálcio nesse alimento e ainda colágeno do tipo I, V e X em suas membranas. Porém, a casca do ovo não tem vitaminas em sua composição ¹.
Não tem boleiro que não precisa usar muito ovo e, recentemente, aprendi um truque superlegal para fazer com as cascas que sobram: limpar e afiar as lâminas do liquidificador. É assim: lave as cascas e coloque no liquidificador com um pouquinho de água. Triture bem, batendo por uns 4 minutos.
Qual a forma correta de higienizar a casca do ovo para consumo?
A casca dos ovos pode estar contaminada, por isso os ovos não podem ser lavados assim que chegam dos mercados. Então passe um papel-toalha antes levá-los à geladeira e limpe-os somente na hora do preparo, em água corrente ou em uma solução com água sanitária e água.
O pó da casca de ovo é uma fonte de cálcio viável e pode contribuir na prevenção de deficiência de cálcio, em especial na redução do risco de osteoporose, em indivíduos de diferentes grupos etários e extratos sociais.
Pois, ao ser uma fina camada entre a casca e a clara do ovo, ela fornece todos os componentes para nutrir uma vida no ovo. Dessa maneira, as pesquisas revelaram que as membranas oferecem muitos nutrientes como a glucosamina, condroitina, ácido hialurônico e colágeno.
A casca de ovo é rica em cálcio tanto quanto sua gema e clara. Por causa disso, vale a pena usá-la como suplemento alimentar se estiver precisando de um reforço neste mineral. A dica é fazer farinha de casca de ovo, lavando na água, assando e depois triturando até virar um pó.
A membrana do ovo é composta de proteínas fibrosas, como o colágeno, o ácido hialurônico, e a glucosamina. Segundo uma pesquisa publicada na Nacional Library of Medicine, a membrana tem o poder de reduzir dores nas articulações e apresentar melhora na mobilidade entre 7 e 10 dias após o início do uso.
retire as cascas da água e leve-as para secar em forno baixo (mas acima de 70°C), até que fiquem em tom amarelado; feito isso, bata as cascas no liquidificador para serem trituradas; passe pela peneira para que fique somente um pó mais fino e descarte os grânulos maiores. Prontinho!
As propriedades concentradas da clara do ovo são ótimas para iluminar e tonificar o seu rosto. Pode utilizá-la em todos os tipos de pele. Além disso, como já mencionámos, eliminará as impurezas que se acumulam nos poros. Bata a clara do ovo até ficar em castelo e aplique-la por todo o rosto com um pincel.
No ovo há uma membrana interna (âmnio) formadas por fibras, principalmente de colágeno, que ajudam proteger o embrião. Essa membrana pode ser tratada quimicamente para utilização das fibras de colágeno na construção de materiais.
As cascas dos ovos são uma excelente fonte de cálcio que tem a capacidade de ser utilizada pelos humanos segundo WAHEED et al. (2019). Para Raghul (2023), o aumento do consumo de ovos de galinha resulta em um enorme volume de resíduos de casca de ovo, o que tem impacto ambiental, como exemplificado na figura 1.
Além do Ca, mineral mais abundante na casca de ovo, outros minerais podem ser encontrados em menores concentrações, como magnésio (Mg), estrôncio (Sr), ferro (Fe), selênio (Se), entre outros (ROVENSKÝ et al., 2003. et al. Eggshell calcium in the prevention and treatment of osteoporosis.
Preencha uma tigela com água e mergulhe delicadamente as cascas vazias para lavar a parte de dentro. Escorra a água e lave novamente cada uma (por dentro e por fora) sob água corrente.
A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo.