Nesta quarta-feira, a imposição da cinza assinala o início da Quaresma. Cobrir-se de cinza para simbolizar penitência e arrependimento é uma tradição que vivem muitas religiões. Esta é a origem e o significado deste símbolo.
A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará.
A imposição de cinzas simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados.
O que é a Quarta-Feira de Cinzas? Tradicionalmente, é a data que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento — como se fosse necessária uma fronteira entre a festa da carne e o período de penitência chamado de quaresma.
“Portanto, quando o sacerdote ou ministro impõem a cinza na testa ou na cabeça, o fiel deve retirar-se em silêncio, meditando a frase/convite que lhe foi feita”, concluiu. Normalmente, as Missas de Cinzas com a abertura da Campanha da Fraternidade serão celebradas às 19h30 nas igrejas matrizes e comunidades.
Dom Angélico explica o significado da quarta-feira de cinzas e quaresma - Vida Melhor - 14/02/2018
Quem não pode receber cinzas?
8. Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo (1670 ss.), “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.
A elas, mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Dos ramos são retiradas as cinzas da Quarta-Feira de Cinzas
Quando os ramos secam, devem ser levados para a sua igreja, onde são queimados e as cinzas são guardadas até o ano seguinte para serem utilizadas nas celebrações da Quarta-Feira de Cinzas.
Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.
O que a Bíblia fala sobre a Quarta-feira de cinzas?
Ao recebermos as cinzas sobre nossas testas, somos recordados das palavras bíblicas encontradas em Gênesis 3,19: “Pois tu és pó e ao pó voltarás”. Essa afirmação é feita por Deus a Adão e Eva após a queda, quando o pecado entrou no mundo.
Jejum de atividades ou entretenimento: Além do jejum de alimentos, algumas pessoas jejuam de certas atividades ou formas de entretenimento. Isso pode incluir reduzir o tempo gasto em redes sociais, televisão ou outras distrações.
Para os religiosos, as cinzas não devem ficar em casa e não é recomendado que sejam lançadas na natureza ou transformadas em objetos. A doutrina luterana recomenda o enterro em espaço apropriado, como os cemitérios, para evitar a veneração de mortos ou a criação de “amarras psicológicas”.
As cinzas têm um profundo significado espiritual em diversas culturas e tradições religiosas. Elas simbolizam a mortalidade, a penitência e a renovação espiritual.
Sim, é permitido comer ovos na quarta-feira de cinzas, já que não há restrições específicas sobre o consumo de ovos nesse dia. Segundo a igreja católica, mesmo que a quarta-feira de cinzas marca o início de Quaresma, não há prescrições dietéticas específicas relacionadas ao consumo de ovos.
Por que recebemos a cinza na Quarta-Feira de Cinzas?
Nesta quarta-feira, a imposição da cinza assinala o início da Quaresma. Cobrir-se de cinza para simbolizar penitência e arrependimento é uma tradição que vivem muitas religiões. Esta é a origem e o significado deste símbolo.
O que significa a cruz na testa na Quarta-Feira de Cinzas?
Estas são impostas fazendo o sinal da cruz na testa e dizendo as palavras bíblicas: “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Desta forma, a cinza é um sinal de humildade e recorda ao cristão sua origem e seu fim.
O tempo que antecede a Páscoa é a Quaresma, que representa o caminho de nossa vida terrena, com suas sombras cotidianas, os riscos, os perigos, as adversidades, os esforços, os fracassos e os sacrifícios. É um tempo de conversão, arrependimento, luta contra o mal e esperança do bem maior.
A data é uma tradição da Igreja Católica que marca o início da Quaresma e diferente dos outros dias que podem ser considerados feriados dependendo da cidade, neste dia o trabalhador deverá trabalhar, afinal não há qualquer previsão na lei sobre o dia.
Sam, “não indica nenhuma resposta. O que nos leva a concluir que não se responde nada, porque se houvesse resposta, seria especificada”. “Portanto, quando o sacerdote ou ministro impõem a cinza na testa ou na cabeça, o fiel deve retirar-se em silêncio, meditando a frase/convite que lhe foi feita”, concluiu.
A Quarta-feira de Cinzas não é um feriado nacional. Assim como o carnaval, o dia de encerramento da folia não está incluso no Calendário Oficial da União (Lei nº 662/49). Portanto, os trabalhadores que desejam prolongar a folga por mais um dia deverão ficar atentos às especificidades de sua região e/ou empregador.
Também é possível eternizar as cinzas em objetos, como joias. Assim, pode-se ter sempre a pessoa por perto. Como objeto, é possível transformar as cinzas pós-cremação em diamantes, retratos, ursos de pelúcia, lápis e até num disco de vinil. O propósito é manter a memória viva e ainda se conectar com quem se foi.
O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”. Às estas orientações da Santa Sé, deve-se acrescentar a observação das regras e medidas sanitárias adotadas por cada diocese, arquidiocese e comunidade da Igreja no Brasil a partir de seu contexto específico.
O que o católico deve fazer na Quarta-Feira de Cinzas?
Por ser um dia penitencial, o jejum e abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia.
Porque não se reza o credo na Quarta-Feira de Cinzas?
Porque nem sempre teremos vivido com a seriedade que o problema pessoal da salvação exige e o Senhor nos recomenda resolver, colaborando com a Sua graça, vamos, humildemente, pedir perdão ao Senhor de tão nefastos descuidos. Omite-se o acto penitencial, porque é substituído pela imposição das cinzas.