A principal função da cruzeta é distribuir a força gerada dentro do motor e do câmbio até o diferencial do veículo, promovendo mais estabilidade mesmo em terrenos irregulares.
As cruzetas distribuem a força que é gerada dentro do motor e do câmbio até o diferencial do automóvel. Isso oferece estabilidade ao veículo, mesmo em terrenos irregulares e em condições extremas. A peça possui 4 extremidades, espigas e roletes que são mantidos dentro de uma capa protetora.
A quebra da cruzeta pode provocar a parada total do veículo e ainda causar danos em outros componentes da transmissão, como o garfo e o terminal do cardan. As cruzetas são peças que sofrem bastante desgaste, especialmente se o veículo rodar muito fora da estrada e em condições adversas.
Quando esse item estiver com algum problema, o carro irá apresentar alguns indícios como barulhos e estalos durante as trocas de marcha e tremor na transmissão, que também causa ruídos quando o veículo está se movimentando em maior velocidade.
Essa peça possibilita uma variação de ângulo que distribui o peso por igual, garantindo um deslocamento mais estável. Ou seja, basicamente, o papel do eixo cardan é fazer a transmissão da energia que é gerada pelo motor, para o eixo diferencial e deste para as rodas´.
Cruzeta do cardan - Como medir corretamente a cruzeta do cardan?
Porque tem papel dentro do cardan?
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Este cardan completo é composto por duas cruzetas 5-273x trava externa com bico graxeiro, dois garfos, tubo, flange de cruzeta e luva que encaixa no eixo de saída do cambio.
Com a falta de um balanceamento correto, o eixo cardan pode apresentar algumas vibrações. Mas esse sinal também pode ser indicativo de desgaste na peça ou falhas na fabricação da peça. Outro problema que pode gerar a vibração é o empenamento do tubo do cardan.
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
As estruturas trifásicas e monofásicas ainda podem ser subdivididas pelos tipos de cruzetas: cruzeta normal (N); cruzeta meio-beco (M); cruzeta beco (B). Já as monofilares não apresentam necessidade de cruzetas e são designadas pela letra “U”.
A cruzeta da direção é responsável por transmitir o movimento feito pelo volante até o orbitrol que por sua vez, deixa a direção mais leve e transmite o movimento ao cilindro de direção das rodas. A cruzeta transmite a força entre dois eixos em ângulos.
As cruzetas auxiliares RH4862-6, RH4862-8 e RH4862-51 são utilizadas para operações de substituições de cruzeta, isoladores ou postes em vãos curtos de rede aérea de média tensão até 15 kV fase/fase.
Isso geralmente acontece por causa da corrosão, solavancos ou vibração excessiva, ou ainda porque os parafusos não foram apertados corretamente no lugar. Uma transmissão ou caixa do diferencial desgastada ou rachada também pode causar isso.
Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
Ruídos – O cardan é um eixo projetado para funcionar de forma silenciosa e totalmente equilibrado. Assim, se escutar ruídos, isso significa possíveis falhas no componente. Folgas – Esse sintoma também indica necessidade de manutenção do veículo.
A cruzeta de cardan é uma peça importante no sistema de transmissão de veículos, especialmente em automóveis e caminhões. Sua função é permitir a transmissão de torque e rotação entre dois eixos que não estão alinhados, proporcionando flexibilidade e eficiência na transmissão de força.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.
O Mancal ou Rolamento de Cardan permite melhor desempenho do eixo cardan e seus componentes, garantindo sua rotação e acima de tudo, aumentando a durabilidade de todo o conjunto do eixo cardan.
Ao longo da história, Albarus e Spicer se transformaram em sinônimo de qualidade e segurança em componentes de transmissão e suspensão, tanto para o mercado original como para a reposição. A linha de cruzetas exemplifica bem essa feliz combinação e sinergia entre as duas marcas.
FOLGAS. E por falar nas folgas, esse é outro grande sinal de que existe algum defeito no eixo cardan. A falta de manutenção e cuidado, combinada com um uso em pistas irregulares, pode ocasionar uma folga na peça.