A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso, contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social. Nos movimentos executados nas atividades práticas, são desenvolvidas as seguintes capacidades físicas: força muscular, equilíbrio e velocidade.
A ginástica fortalece os músculos, melhora a coordenação motora, aumenta a capacidade cardiorespiratória. O gasto calórico durante uma hora de aula é de 500 kcal. A ginástica artística conhecida também como ginástica olímpica, é a principal modalidade.
Ginástica Para Todos (GPT) - é uma atividade baseada nas diferentes ginásticas (artística. rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim) e outras manifestações artísticas (dança, teatro, jogos...) que possibilitam a participação de muitas pessoas ao mesmo tempo, independentemente da idade e condição física.
A ginástica é uma prática que trabalha capacidades físicas do corpo humano, como força, flexibilidade e consciência corporal. Ouça o texto abaixo! A ginástica é uma prática corporal que envolve aspectos físicos como flexibilidade, coordenação motora e força.
O foco das modalidades de ginástica consiste em proporcionar ganho de massa muscular, condicionamento físico, equilíbrio e um controle maior sobre o corpo, deixando-o mais flexível. Em alguns tipos, também engloba um componente artístico, sendo associada a elementos como música, arcos, cordas, fitas e dança.
Conheça os benefícios da ginástica laboral - Vida Melhor - 13/07/2018
O que a ginástica faz no corpo?
redução dos riscos de doenças cardiovasculares; prevenção de enfermidades neurodegenerativas; fortalecimento dos ossos; melhora na coordenação motora (essencial para prevenir quedas), etc.
A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.
A atividade física tem também grande importância no tratamento e controle de problemas articulares. As atividades de fortalecimento muscular e alongamento são fundamentais para manutenção do equilíbrio, proteção das articulações e melhora da composição corporal.
As ginásticas de academia mais buscadas são o spinning, a ginástica localizada, o jump, o step, as danças e a hidroginástica. Já as modalidades de ginástica olímpica são a ginástica artística, rítmica e a de trampolim.
É uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em ...
É uma modalidade que trabalha vários músculos de uma só vez, por isso, é excelente para a manutenção do corpo e da saúde. Para quem quer ter mais energia para encarar a maratona de compromissos do dia a dia, a prática de ginástica pode ser uma aliada.
Em 1811, o professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da Ginástica, fundou a primeira escola de ginástica para homens, em Berlim. Foi o começo da ginástica, como conhecemos hoje.
O que a ginástica contribui para o desenvolvimento humano?
A prática da ginástica ajuda o indivíduo a obter um corpo mais saudável e forte, pois queima gordura, tonifica os músculos e ajuda na obtenção de elasticidade. Além disso, é notável o ganho de equilíbrio e a melhora na postura das pessoas que praticam ginástica.
A Ginastica Geral traz benefícios para o desenvolvimento humano, desperta a criatividade, o senso crítico, a socialização, a interação, a integração, e o desenvolvimento motor, físico, mental e cognitivo dos alunos. Assim, beneficia o desenvolvimento integral como seres humanos e traz uma melhor qualidade de vida.
A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes.
A Ginástica para Todos ou GPT é uma modalidade esportiva oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Qualquer pessoa, independentemente da idade, forma ou habilidade, pode participar das atividades da GPT como parte de uma rotina diária de condicionamento físico ou grupo coreográfico, por exemplo.
A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
A Ginástica Artística é a mais famosa dentre as Ginásticas. Esteve presente desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896. É uma das modalidades de esporte mais tradicionais do mundo.
A ginástica geral engloba as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica, como por exemplo: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim. A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social.
A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.
A ginástica é uma atividade corporal completa, pois, contribui para o desenvolvimento nos aspectos motores, cognitivo, emocional, etc. e serve de base para a prática de outras atividades físicas, além de benefícios como coordenação, força, agilidade, confiança, disciplina, organização e criatividade.
Um dos principais efeitos da prática regular de exercícios físicos é a redução do peso corporal. Deixando a estética de lado, esse é um fator importante já que pode prevenir uma série de problemas de saúde, incluindo a sobrecarga em ossos e articulações e o excesso de glicose na corrente sanguínea.