Para que serve o Lamotrigina e para que é indicado? A lamotrigina é uma droga antiepilética (DAE), usada no tratamento de crises convulsivas parciais e crises generalizadas. Pode ser instituída como monoterapia (única droga do tratamento) ou em terapia combinada (associada a outras drogas antiepiléticas).
A lamotrigina é uma substância com efeito anticonvulsivante e que ajuda a estabilizar o humor. Pode ser adquirida na forma de comprimidos de 25 mg, 50 mg ou 100 mg.
A Lamotrigina é chamada de estabilizador de humor porque não produz virada de humor para o polo da mania/hipomania, entretanto, não possui efeito para tratar os sintomas maníacos em uma mania/hipomania ou em um estado misto. É um fármaco apenas com efeito para tratar a depressão e prevenir depressão.
Em nível celular, lamotrigina inibe a liberação do aminoácido excitatório glutamato, dessa maneira diminuindo a excitação do sistema nervoso central, e, in vitro, inibe os canais de sódio de baixa voltagem.
Uma grande vantagem do uso da lamotrigina na DBP é que, apesar de sua atividade antidepressiva, ela está associada a uma taxa baixa de virada para a mania ou hipomania, mesmo em monoterapia.
Pra que SERVE a LAMOTRIGINA (LAMITOR)? Entenda como ela age no seu CÉREBRO
O que a lamotrigina pode causar?
Podem ocorrer sintomas como reações de pele, problemas de visão, tontura, sonolência, dor de cabeça, falta de firmeza nos movimentos, cansaço, problemas estomacais e intestinais e irritação/agressão. Uma reação adversa rara, porém séria, é o rash, que pode variar de brando a grave.
Tanto faz tomar o medicamento antes ou depois das refeições. algumas reações desagradáveis, tais como sonolência, sedação, tonturas, dor de cabeça, cansaço, entre outros.
Os anticonvulsivantes que atuam como estabilizadores do humor, sobretudo valproato e carbamazepina, são frequentemente utilizados para tratar mania aguda e estados mistos (mania e depressão). A lamotrigina é eficaz para ciclagem de humor e depressão.
A dose a ser utilizada de lamotrigina é aumentada gradualmente até atingir uma resposta adequada. Esse processo pode levar até cinco semanas. A partir daí, você começa a utilizar a dose de manutenção. Sendo assim, lamotrigina leva cerca de 33 dias para que a dose de manutenção atinja níveis ótimos no organismo.
Lítio: o único estabilizador de humor cientificamente comprovado. O único estabilizador do humor, cientificamente comprovado é o lítio. o ácido valpróico e carbamazepina, embora possam ser usados, não são primeira linha de tratamento e nem entram primariamente na classe dos estabilizadores do humor.
Adultos ou crianças com mais de 12 anos (monoterapia): a dose inicial normalmente recomendada, quando não se utiliza nenhum outro remédio para epilepsia, é de 25 mg de lamotrigina, 1 vez por dia, por 2 semanas. Essa dose pode ser aumentada pelo médico para 50 mg, 1 vez por dia, por 2 semanas.
Sabe-se que é importante evitar também a descontinuação abrupta de terapia anticonvulsivante, porquanto esta pode ocasionar crises epilépticas, com graves conseqüências, para a mãe e/ou para o concepto.
Cinco medicamentos para tratamento do transtorno bipolar são incorporados ao SUS. O Ministério da Saúde incorporou os medicamentos clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona para o tratamento do transtorno bipolar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O que é um Estabilizador de Humor? Estabilizador de Humor é um tipo de medicamento utilizado para equilibrar as oscilações entre euforia e depressão nos pacientes com Transtorno Bipolar.
Existem dados disponíveis, sugerindo que lamotrigina pode influenciar a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Portanto, se você estiver utilizando lamotrigina, consulte seu médico antes de iniciar estas atividades.
Drogas como o haloperidol, a ziprasidona, o aripiprazol e a lamotrigina não estão associadas a ganho importante de peso ou a maior incidência de diabetes melito e são alternativas para pacientes mais propensos a desenvolver tais efeitos adversos.
A lamotrigina é uma droga antiepilética (DAE), usada no tratamento de crises convulsivas parciais e crises generalizadas. Pode ser instituído como monoterapia (única droga do tratamento) ou em terapia combinada (associado a outras drogas antiepiléticas).
A lamotrigina, assim como o topiramato, é uma droga antiepiléptica bloqueadora dos canais de sódio, que induz a inibição indireta da liberação de glutamato neuronal, bloqueando assim a propagação do DSC em todo o córtex cerebral.
Estima-se que os pacientes diagnosticados com transtorno bipolar podem desenvolver mais de 10 episódios de mania e de depressão durante toda a vida. A duração das crises e dos intervalos entre elas em geral se estabiliza após a quarta ou quinta crises.
Qual o melhor estabilizador de humor para transtorno bipolar?
O lítio foi o primeiro estabilizador de humor usado para tratar o transtorno bipolar e ainda é usado hoje. Medicamentos anticonvulsivantes, originalmente usados para tratar distúrbios convulsivos e, eventualmente, para ajudar a estabilizar o humor, também são usados para esse fim.
A lamotrigina demonstrou ser tão eficaz quanto o lítio no tratamento de manutenção dos pacientes com transtorno bipolar (Bowden et al., 2003). Tem algumas vantagens em seu uso: não apresenta ganho de peso nem déficit cognitivo, não é necessário controlar níveis sangüíneos.
Álcool: O consumo de álcool pode exacerbar os efeitos sedativos da lamotrigina, aumentando a risco de tontura e sonolência. Limitar a ingestão de álcool pode ajudar a manter a eficácia do medicamento.
Qual o melhor antidepressivo para transtorno bipolar?
Os antidepressivos devem ser sempre usados em associação com estabilizadores do humor, e os mais indicados para o tratamento da depressão são a bupropiona e, entre os ISRSs, a paroxetina.