A posição N tem exatamente a mesma função do ponto morto para baixar a aceleração do motor. Além disso, indica-se usar em qualquer lugar antes de parar o veículo, principalmente em ladeiras”, afirma Layla Silva Rosa, especialista em produtos da Valvoline.
– Ponto morto, usado quando o carro está parado por um período curto de tempo. – Útil em casos de embarque e desembarque de passageiros ou ao fazer baliza em uma subida, pois não bloqueia as rodas de tração.
Por isso, você verá que os carros automáticos não permitirão ligar ou desligar se não estiverem no modo P (park), para estacionar, ou N (neutro). A letra de identificação pode mudar, a depender do modelo, mas a função será a mesma. Além disso, você deve dar partida pisando no pedal do freio.
A função "N", correspondente ao "ponto-morto", foi criada para situações de manutenção, quando é preciso rebocar o veículo ou movimentá-lo com o motor desligado, liberando as rodas que tracionam o veículo. Não coloque o câmbio automático em neutro enquanto você aguarda o sinal abrir.
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Pode deixar o carro automático no neutro?
Dito isso, é importante saber que o próprio manual diz que, ao contrário dos câmbios automáticos, é extremamente prejudicial para os câmbios automatizados que você pare o carro no semáforo e mantenha o câmbio no “D” (Drive). O correto é colocar no “N” (Neutro) exatamente pela diferença de atuação de embreagem.
A prática está correta, pois assim o condutor deixa de manter o pedal da embreagem pressionado durante a parada, preservando o componente. Contudo, em carros automáticos, a recomendação é outra: o correto é manter o câmbio na posição "D" e o pé no pedal do freio.
Em paradas prolongadas, como em congestionamentos, é recomendado colocar o câmbio na posição “N” (Neutro) com o pé no freio. Isso aliviará a pressão sobre o conversor de torque, a emoção e o desgaste do câmbio.
Ao parar totalmente o veículo na vaga pretendida, pise no pedal de freio e leve a transmissão para a posição N, e então acione o freio de estacionamento. Em seguida, solte totalmente o pedal de freio. O próximo passo é pisar novamente no pedal do freio e então finalmente colocar a alavanca na posição P.
Ao deixar o câmbio em P,uma trava é acionada na caixa de engrenagens. Mas ela não é projetada para aguentar o peso do carro em um aclive ou declive, por exemplo. Além disso, se outro veículo bater no carro estacionado dessa forma, a caixa de câmbio pode ser danificada seriamente.
Precisa pisar no freio para desligar carro automático?
Como desligar carros com câmbio automático
Isso tudo com o pé no freio. Para ligar o carro com câmbio automático e sair, você deve fazer o procedimento inverso: ligue o veículo pisando no freio, troque para a posição Drive e depois solte o freio de mão.
Ficar mudando o seletor de marcha a cada parada pode danificar a transmissão, pois a tendência é que o motorista selecione Drive e acelere imediatamente assim que o semáforo abrir. Isso faz com que o câmbio receba um “tranco” do motor acelerado, o que pode desgastar diferentes componentes do conjunto.
Trocar a marcha no câmbio automático do “D” ou do “R” para o “N” ou para o “P” antes de o carro estar totalmente parado pode custar um alto investimento no reparo. Isso tudo porque a transmissão é usada para parar o carro, e não os freios. Isso certamente causará danos irreversíveis ao câmbio com o passar do tempo.
Câmbio automático: como usar? Em carros automáticos, cada uma das siglas na caixa têm um significado: P – parking (significa estacionar) N – neutro ou ponto morto.
Assim que o condutor entra no carro, é necessário pisar no freio e dar a partida com a marcha engatada no “P”. Logo em seguida, pode-se colocar na posição “D” ou “R” para movimentar o veículo. No entanto, assim como de praxe, lembre-se de soltar o freio de mão.
Já nos carros automáticos, o processo é um pouco mais simples. Para parar o automóvel por completo em ladeiras, basta pisar no freio com o câmbio posicionado em “D” (Drive). Além disso, veículos automáticos apresentam uma maior resistência em voltar nas subidas em comparação aos manuais.
Qual marcha deixar o carro automático estacionado?
O P deve ser utilizado para estacionar o carro. Essa marcha é um duplo freio, tanto para as rodas quanto para a transmissão do motor para as rodas. O park é acionado toda vez que o carro fica parado por completo, ao estacionar em uma vaga, por exemplo.
Qual a forma correta de sair com carro automático?
Qual a melhor maneira de usar câmbio automático? O motorista deve selecionar as posições do câmbio automático com suavidade. Importante lembrar que o pedal do freio deve ser acionado antes de realizar qualquer troca. Não é recomendável engatar as marchas "P" e "R" com o veículo em movimento.
Gostaria de saber se prejudica o câmbio automático deixar em Neutro nas descidas? Não se deve dirigir em Neutro, pois isso pode provocar acidentes, com risco de morte, e desgasta prematuramente os.
Estacione o carro e acione o freio de mão ou botão do freio de estacionamento antes de colocar a alavanca do câmbio em “P”. Especialmente nestas situações, ao colocar a caixa em “park” com o carro “solto”, o peso daquele pequeno deslocamento que o carro fará vai forçar o conjunto da transmissão.
Podemos dizer que o N é equivalente ao ponto morto nos câmbios manuais, mas não usamos os dois exatamente do mesmo jeito. Parar no semáforo, por exemplo, não exige que você mude o modo de condução na alavanca. Você pode continuar no D, com o pé no pedal de freio, sem nenhuma preocupação.
Solte o pé do freio lentamente, permitindo que o freio de estacionamento segure o carro. Desligue o motor e retire a chave. Se a rampa for íngreme, você também pode virar as rodas em direção à calçada (se estiver estacionado de frente para a descida) ou longe da calçada (se estiver estacionado de frente para a subida).
Dirigir constantemente com carga excessiva no veículo ou em condições severas, como subidas íngremes e terrenos acidentados, pode causar superaquecimento e sobrecarga no câmbio automático. Mudanças bruscas de marcha e acelerações rápidas também podem sobrecarregar o câmbio automático, levando a um desgaste prematuro.