Originária da África, gosta de sol pleno, mas também se desenvolve a meia sombra. Ela possui propriedade medicinal cicatrizante, sendo utilizada popularmente em casos de queimadura e ferimentos superficiais da pele.
O nome mãe-de-milhares faz referência às inúmeras mudas que crescem ao longo das bordas de suas folhas serrilhadas. A planta é super famosa, tanto por sua aparência, quanto por suas suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Além disso, ela pode se adaptar em diferentes condições de cultivo.
A Mãe-de-milhares (Kalanchoe daigremontiana), também conhecida como aranto, é uma planta herbácea, suculenta, originária de Madagascar na África que chama a atenção por seu efeito ornamental e valor medicinal.
As folhas desta planta podem ser utilizadas para preparar chás e infusões. Basta adicionar as folhas em água quente, deixar em infusão por alguns minutos e depois coar. Esse chá pode ser consumido para ajudar no alívio de dores e inflamações.
Regue seu Mãe de milhares a cada 2 semanas para garantir um crescimento ideal. Sempre verifique o nível de umidade do solo antes de regar; ele deve estar seco até uma polegada (2,5 cm) de profundidade.No inverno, reduza a frequência de rega, pois o crescimento da planta diminui.
Anti-câncer: Planta Aranto (Kalanchoe Tubiflora) | Peter Liu
Como utilizar a planta mãe-de-milhares?
A "mãe de milhares" pode ser consumida em chá ou suco. Para isso, é necessário separar algumas folhas da planta. No caso do suco, é preciso que a folha esteja verde, enquanto o chá já requer folhas secas.
Espécie do tipo suculenta, originária da ilha de Madagascar, na África, o aranto é popularmente conhecido como mãe-de-mil, mãe-de-milhares e fortuna. Já entre os estudiosos de plantas medicinais, a espécie é chamada pelo nome científico Kalanchoe daigremontiana.
Além disso, as folhas frescas do aranto, também podem causar intoxicação, não sendo recomendado seu consumo. Por isso, o uso do aranto deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais.
O consumo é feito na forma de chá ou cápsulas, que são produzidos a partir do extrato das folhas secas da planta medicinal. Em excesso, a ingestão de folhas de aranto pode causar intoxicação. Por isso, recomenda-se um consumo moderado.
Esta planta se distingue pela sua capacidade de se propagar através de reprodução por brotos que nascem nas folhas, caindo no chão e continuando a propagação vegetativa. Tem coloração verde médio acima das folhas e com manchas roxas embaixo.
Para fazer o ""Cha de Aranto Emagrece"", é necessário colher as folhas frescas da planta aranto, lavá-las e fervê-las em água por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, o chá estará pronto para ser consumido. Recomenda-se tomar de 2 a 3 xícaras por dia, antes das refeições.
Como Podar Mãe-de-milhares? Para manter uma forma bonita, algumas grandes plantas suculentas podem precisar de poda. Por exemplo, na Califórnia, para a echeveria plantada no jardim, alguns ramos redundantes e ramos muito densos precisam ser cortados na primavera e no outono.
Usos tradicionais: Perda de apetite, resfriados, dispepsias, desconfortos gastrointestinais, colerético e febrífugo. Externamente para tratar inflamações e feridas. Indicações terapêuticas: perda de apetite e dispepsias. Posologia: A dose média diária para o chá (infusão) é de 15 a 20 gramas de folhas desidratadas.
O chá de ora-pro-nóbis pode ser feito com folhas frescas ou folhas e caules secos dessa planta, e possui ação antioxidante, diurética e anti-inflamatória, podendo ajudar na prevenção e no tratamento de diversas condições.
Originária da África, gosta de sol pleno, mas também se desenvolve a meia sombra. Ela possui propriedade medicinal cicatrizante, sendo utilizada popularmente em casos de queimadura e ferimentos superficiais da pele.
Baseado nas informações obtidas dos estudos, foi possível identificar que a planta aranto (Bryophyllum laetivirens) tem compostos, como os flavonoides e minerais como o selênio, com propriedades antioxidantes que podem acelerar a cicatrização de lesões cutâneas em seres humanos.
O chá das folhas de espinheira-santa também é conhecido por ser antiácido, podendo neutralizar a acidez do estômago e reduzir a sensação de azia e indigestão, além de aliviar as dores na região. Vale ressaltar, porém, que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde.
Além das folhas usadas na infusão, outra forma de consumo é o extrato do chá verde. Obtido a partir do processamento das folhas e brotos da Camellia sinensis, ele é usado como ingrediente em suplementos, como cafés e bebidas funcionais, fórmulas termogênicas, ou manipulado em cápsulas.
Para que serve mastigar uma folha de arruda por dia?
Indicações: É indicada para nevralgias, afecções dos rins, bexiga e do fígado, reumatismo, gota, afecções cardíacas de natureza nervosa, vermicida, estimulante, emenagogo, inflamação nos olhos, sarna, piolho, repelente, antiespasmódico, carminativo, sudorífico, analgésico.
chá de aranto: preparar chá com folhas secas é uma opção popular. Basta infundir as folhas em água quente por cinco a 10 minutos e depois coar; suplementos alimentares: algumas pessoas optam por consumi-lo na forma de suplementos, como cápsulas.
Dentre as mais de 125 espécies de kalanchoe, essa é uma das que é conhecida pelas propriedades medicinais devido à presença da substância homônima que é utilizada na elaboração de medicamentos contra a insuficiência cardíaca, contra dores no corpo e problemas de pele.
Trata-se de uma kalanchoe, uma espécie de planta suculenta que vive bem em regiões tropicais e subtropicais. Elas são utilizadas pela população da África e das Américas no tratamento de infecções e inflamações. Só que existem poucos estudos confiáveis sobre as propriedades farmacológicas da família.