A pasta térmica é um composto químico utilizado em dispositivos eletrônicos para facilitar a dissipação de calor. Trata-se de um líquido viscoso, geralmente de cor branca ou prateada (dependendo de seu material), aplicado entre componentes que chegam a altas temperaturas, como processadores e CPUs.
A principal diferença é a composição, a branca é composta de silicone de alto peso molecular e a pasta térmica cinza tem prata na sua composição. Ambas são excelentes opções, porém a branca é muito mais barata e tem uma vida útil de 6 meses a 1 ano antes que seja necessária uma troca.
Ela funciona bem em temperaturas entre 40ºC até 250ºC, e rende, em média, de 8 a 10 aplicações. Outra opção interessante é a pasta térmica branca Implastec de 100g, que possui a mesma composição, mas o pote rende de 80 a 100 aplicações.
A pasta térmica pode ser de cerâmica ou de prata. A primeira opção é suficiente pra computadores mais simples, que não fazem tarefas exigentes demais. Por serem os melhores termocondutores, as pastas feitas de prata são bastante eficazes e duradouras, diminuindo a temperatura do processador em até 12 graus.
As melhores pastas têm prata entre os seus componentes, já que esse metal é um excelente condutor de calor de calor, e dissipar a temperatura é a principal função da pasta térmica.
O que acontece se o PC ficar sem pasta térmica? Olha, como a pasta térmica ajuda o cooler a manter a temperatura do processador mais baixa, sem ela o computador pode superaquecer e apresentar problemas de desempenho.
Quantas gramas de pasta térmica colocar no processador?
O ideal é colocar uma quantia mediana, geralmente do tamanho de um grão de ervilha, para que faça uma ligação sem imperfeições entre a base do cooler e o processador, na maior superfície de contato possível entre eles. Importante ressaltar que o contrário também é válido.
O produto deve ser aplicado sempre que o processador for removido e reinstalado, como em uma troca de cooler ou em uma atualização de hardware, por exemplo.
Quanto maior a condutividade térmica, mais eficiente será a transferência de calor. Uma pasta térmica com alta condutividade térmica é ideal para processadores de alto desempenho. A viscosidade é outra característica importante a ser considerada ao escolher a melhor pasta térmica.
Especialmente indicada para uso onde haja necessidade de eliminação de calor mais eficiente que as Pastas Térmicas comuns, como em CPU`s, processadores de alto desempenho, fontes geradoras de calor, termopares, resistências, montagens de semicondutores e demais componentes.
Falando sério, esse boato é bem antigo e já foi amplamente discutido... a pasta de dente não tem as mesmas propriedades da pasta térmica, sem contar que também resseca. Enfim, seu uso não é nem um pouco recomendado.
Manutenção periódica: Recomenda-se trocar a pasta térmica a cada 1-2 anos, mesmo que você não note problemas aparentes, para garantir que o desempenho continue ótimo.
De acordo com os resultados dos testes, entre os itens mais curiosos da bateria, o ketchup é quem desempenha melhor a função de pasta térmica, já que manteve a temperatura de 71 °C.
O que acontece se passar muita pasta térmica no processador?
Ocorre que, se aplicada em excesso, vai ficar muito espesso, dando margem à formar um "lençol" de micro-bolhas de ar entre pasta e CPU/Dissipador. Correto é aplicar uma fina camada, por o Cooler e esquecer. Única recomendação de troca é se em uma eventual limpa no pc, tirar o cooler do cpu.
Quais são as melhores marcas de pastas térmicas do mercado? São várias as marcas que tem conseguido ser bastante efetivas na categoria. Dessa forma, as melhores são a Grizzly Kryonaut, Corsair, Cooler Master e a PCYes.
Quantas gramas de pasta térmica vai no processador?
Em média cada grama de pasta térmica rende 3 aplicações para um tamanho padrão de processador de desktop. Basta multiplicar o número de gramas de pasta térmica que está comprando por 3 que vai ter a quantidade de aplicações.
Molhe o lenço de limpeza no álcool isopropílico e remova delicadamente a pasta térmica da superfície do difusor de calor integrado do processador. Espere um pouco até o álcool secar/dissipar antes da instalação/reinstalação do processador.