Você pode usar uma WAN para conectar usuários e aplicativos com segurança em uma ampla área geográfica. Estes são alguns cenários em que uma WAN é útil: Facilitar a comunicação entre filiais geograficamente dispersas, para que os funcionários possam se comunicar e acessar recursos compartilhados.
100 Gigabit Ethernet, ou 100GbE, é um das versões mais rápida da Ethernet disponível atualmente, proporcionando velocidades impressionantes de 100 Gbps. Atualmente, essa velocidade é somente encontrada em infraestruturas de backbone e data centers de alta capacidade.
O que é WAN? Rede de longa distância (WAN) é uma rede que abrange uma área geográfica de grande escala. Seu modem envia e recebe informações de e para a Internet pela porta WAN.
Resumindo as diferenças entre LAN e WAN, a rede LAN possui uma rede de baixa qualidade e com uma limitação pequena em relação ao alcance. Já a WAN possui maior qualidade, rapidez e pode até proporcionar melhor segurança aos usuários. Outra diferença entre as redes LAN e WAN é o investimento financeiro.
Caso veja uma mensagem em vermelho “WAN Port is unplugged” (“A porta WAN está desplugada”) na página de status, significa que o modem NÂO está plugado na porta WAN do roteador corretamente.
O que é WPS do roteador? É a sigla para “Wi-Fi Protected Setup” ou Configuração de Wi-Fi Protegido, em tradução livre. Ele serve para agilizar a conexão de dispositivos no roteador, deixando de lado as senhas.
Quais são as funções das portas de entrada de um roteador?
Porta de entrada
Ela também executa funções de camada de enlace necessárias para interoperar com a camada de enlace do outro lado do link de entrada, sendo representado pelas caixas intermediárias nas portas de entrada e saída.
LAN1 seria, portanto, a porta WAN e LAN2 a única porta LAN. Se você tiver um dispositivo inteligente, ele funcionará da mesma forma, mesmo que você troque os fios, mas não há benefício de velocidade para fazer isso.
O roteador com maior alcance é o TP-Link TL-WR941HP. Conhecido como "atravessador de paredes", ele permite que o sinal ultrapasse obstáculos e alcança até 900 m².
O que acontece se apertar o botão WPS do roteador?
Esse botão aparece em alguns modelos e facilita o processo de conexão entre o roteador e seu dispositivo dispensando a utilização ou memorização de senhas. Quando você quiser conectar um novo aparelho à sua rede Wi-Fi, basta pressionar o botão WPS para que seu aparelho se conecte ao roteador automaticamente.
A forma correta depende um pouco do seu propósito, mas no geral é melhor usar a porta LAN, assim os computadores conectados a esse roteador farão parte da mesma rede que os outros computadores.
Qual é a diferença entre WPS e WLAN? WPS é uma tecnologia para conexão rápida a uma rede Wi-Fi, sem necessidade de digitar senha. Já WLAN é uma sigla para Wireless Local Area Network, que em português significa rede local sem fios. WLAN nada mais é do que um sinônimo de Wi-Fi.
Normalmente, qualquer usuário pode abrir qualquer porta acima de 1024. Por exemplo, um usuário poderia colocar um servidor na porta 8080, que é usada com bastante frequência para executar proxies da web, ou na 1080, onde geralmente se encontra um servidor SOCKS.
A porta WAN pode se conectar a um modem ou à porta LAN de downlink de outro roteador. Ela também pode ser usada para conectar um cabo Ethernet com acesso direto à Internet. A porta LAN pode se conectar a computadores, decodificadores, decodificadores de TV e outros dispositivos que podem se conectar à Internet.
SSID é uma abreviação para Service Set Identifier (Identificador de Conjunto de Serviços), que é um importante identificador de redes sem fio. Essencialmente, um SSID é o nome atribuído a uma rede Wi-Fi quando o roteador é configurado. Exemplos de SSID podem incluir "O Lar dos Smiths" ou "Prêmios da Cafeteria".
Uma WLAN conecta nós de rede local usando tecnologia de rádio em vez de conexões com fio. Wi-Fi é um tipo específico de WLAN que está em conformidade com o padrão IEEE 802.11 e depende de Access Points (APs) para se conectar a clientes e dispositivos IoT usando a banda de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.
Uma rede local (LAN) é uma rede contida em uma pequena área geográfica, geralmente dentro do mesmo edifício. As redes WiFi domésticas e as redes de pequenas empresas são exemplos comuns de LANs.
A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando. Nunca use o RESET de nenhum dos dois aparelhos.