Outra espécie da urtiga é a Lamium album, conhecida como urtiga branca, mas que possui propriedades diferentes da Urtica dioica, sendo indicada principalmente para problemas ginecológicos como cólicas menstruais, sangramento ou inflamação no útero.
Quais os benefícios do chá da raiz da urtiga branca?
as principais indicações da urtiga são: artrite; osteoartrite; reumatismo; pressão alta; diabetes; rinite; tosse alérgica; acne; dermatite; dor muscular; inflamação nas gengivas; anemia; infecção urinária; pedra nos rins.
Indicado para queda de cabelos e unhas quebradiças; Trata hiperplasia prostática benigna; Cuida da gota; Ajuda a tratar diabetes; Combate a má disposição.
Como fazer o chá da raiz da urtiga branca para próstata?
Para 250 ml de água (uma xícara): adicionar uma colher de sopa de folhas secas de urtiga em uma xícara de água fervente, tampar e deixar em infusão por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber.
A urtiga é considerada uma grande auxiliar na atuação de problemas nas vias urinárias. Ela também pode ser usada para tratar o aparelho respiratório e catarros gastrintestinais. Suas propriedades também têm efeito conhecido no tratamento da diabetes.
RAIZ DE URTIGA PARA QUE SERVE? COMO FAZER O CHÁ DA RAIZ DE URTIGA?
Qual urtiga é boa para próstata?
Com os artigos analisados, concluímos que a Urtica dioica possui um potencial efeito no tratamento prolongado da hiperplasia prostática benigna, assim como outros efeitos para diferentes enfermidades, mostrando sua real importância no âmbito farmacológico.
As partes normalmente utilizadas da urtiga são a folha, que pode ser usada na forma de chá, ou a raiz, utilizada na forma de cápsulas, e pode ser encontrada em ervanários, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres, e deve ser usada com indicação médica.
Comer frutas, legumes e cereais integrais; Realizar exercícios de fortalecimento pélvico; Manter o peso em equilíbrio; Atentar-se ao uso de determinados medicamentos, como por exemplo, antidepressivos ou descongestionantes, pois eles podem piorar os sintomas urinários e o aumento da próstata.
Os sintomas mais comuns da urtiga quando ela é consumida de forma exagerada, incluem dor de estômago, diarreia, prisão de ventre, alergias ou coceira na pele, mesmo após fervidas. Ela não é indicada para grávidas pois pode causar contrações uterinas e vir a provocar o parto prematuro.
Chá verde: Auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.
Efeitos adversos e/ou tóxicos: Normalmente é bem tolerada. Ocasionalmente observou-se alergias cutâneas, edema, oligúria e irritação gástrica quando administrada sob a forma de infusão. A ingestão das folhas de forma comestível pode provocar irritação gástrica (ALONSO, 2004).
Existe contraindicação da urtiga? A urtiga não deve ser consumida caso a pessoa possua edema causado por doenças cardíacas ou que possui função renal prejudicada, devido à ação dessa planta sobre os rins. Além disso, não é indicada para gestantes, pois pode induzir o parto prematuro ou causar o aborto, por exemplo.
Urtiga-brava, urtigão, cansanção. Pelo do caule e folhas O contato causa dor imediata devido ao efeito irritativo, com inflamação, vermelhidão cutânea, bolhas e coceira.
Essa planta também não é indicada para pessoas com problemas nos rins, como insuficiência renal, ou com problemas cardíacos como a insuficiência cardíaca, pois pode piorar os sintomas destas condições.
A raiz da ortiga faz um excelente tónico para o couro cabeludo, ajuda a regular a produção de sebo, promove o crescimento e a elasticidade da fibra capilar e combate a caspa oleosa.
Colocar 1 colher de sopa de urtiga em 1 xícara de água fervente, deixar repousar durante 10 minutos. Deixar esfriar e beber até 2 xícaras diariamente. Deve ser armazenado em local seco, fresco e ao abrigo da luz. Gostou do que viu?
Uso popular: Estancar sangramentos (infusão de folhas e ramos), rinite alérgica crônica (folhas), diurético (raízes), alívio dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (raízes), inflamações articulares, reumatismos, diabetes, fortificante capilar, cicatrizante e hemostático de feridas, hemorragias nasais, dores de ...
Pygeum Africano é um excelente tratamento para os homens, uma vez que cuida da Hiperplasia benigna prostática (HBP), que é o aumento da próstata e ainda trata incômodos sintomas como, vontade frequente de urinar e desconfortos e dores ao urinar.
– Frutos vermelhos: como mirtilos, framboesas e morangos, também têm sido associados a benefícios para a saúde da próstata por contarem também com o licopeno. Esses frutos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação na próstata.
Qual o melhor anti-inflamatório para desinflamar a próstata?
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para reduzir a inflamação da próstata e aliviar os sintomas de dor ou desconforto causados pela prostatite aguda ou crônica ou síndrome da dor pélvica crônica.
Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Eles costumam proporcionar alívio imediato dos sintomas, muitas vezes dentro dos primeiros dias de uso.
A urtiga é uma fonte rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro e potássio, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e antioxidantes, que auxiliam na prevenção de diversas doenças.
Coloque as folhas de urtiga em água fervente por 10 segundos, depois mergulhe-as imediatamente em água gelada. Escorra e esprema bem para remover o excesso de água. No liquidificador, adicione as folhas de urtiga branqueadas, queijo parmesão, azeite, alho e amendoim.