Além das espécies explanadas acima, existem outras como a Cyperus distans, Cyperus flavus, Cyperus iria e Cyperus odoratus. Na medicina tradicional, a tiririca é usada para o tratamento de infecções, inflamações, diarreia e dores no estômago.
Modo de Preparo: Chá por infusão. 1 a 2g (ou 1-2 colheres de chá) das folhas secas em 150mL (uma xícara de chá) de água. Tomar uma xícara de chá 3 a 4 vezes por dia2.
Por outro lado, nos tubérculos de tiririca, podem ser encontradas substâncias que aceleram o enraizamento de estacas de plantas, funcionando como um hormônio vegetal, que promove o enraizamento e melhora a qualidade e a uniformidade de raízes.
Pra fazer um enraizador natural, tudo o que você precisa é colher algumas tiriricas – vale até do jardim da praça ou do vizinho! Na raiz dessa planta, você encontrará umas formações que lembram pequenas batatas e que armazenam seu super poder: um hormônio que acelera seu enraizamento.
ESSA PLANTA REGENERA SEU CORPO! Um tesouro melhor que remédio. Erva daninha medicinal.
Como usar Mata tiririca?
Fácil de Usar:
Basta diluir um sachê de 10 ml em 1 litro de água, agitar cuidadosamente e aplicar com um pulverizador manual ou regador plástico a uma distância de 40 cm, diretamente na planta. Você não precisa ser um profissional para ter um gramado digno de revista.
As estacas macias, como as da cebolinha, enraízam com maior facilidade pois a espécie tem muita facilidade de emitir raízes usando esta metodologia. Outros exemplos de cultivos são: hortelã manjericão.
O Matt Tiririca Imazapir é um herbicida de alta eficácia no controle de tiririca e outras plantas daninhas que afetam o crescimento e desenvolvimento das plantas. Com oito sachês de 10ml cada, este produto é capaz de render até 8 litros de solução, garantindo uma boa cobertura das áreas afetadas.
A tiririca é uma espécie com várias aplicações como planta medicinal, mas suas propriedades e indicações são pouco utilizadas por comunidades ocidentais. Dentre suas principais aplicações estão: controle de dores abdominais, de dismenorreia, de gastralgia, de dispepsia, de náuseas e de vômitos (PATRO, 2017).
Nos tubérculos de tiririca (Cyperus rotundus L.) podem ser encontradas substâncias que aceleram o enraizamento de estacas, como no caso do hormônio AIB que funciona como um hormônio vegetal, que melhora a qualidade e a uniformidade de raízes.
A solução de extrato de tiririca foi obtida a partir de 100 gramas de tubérculos que foram triturados em liquidificador com 200 mL de água destilada e após filtrado para remoção de fragmentos. Os fragmentos retidos no filtro foram triturados novamente em 200 mL de água e filtrado.
Ela é muito presente em pastagens de campos naturais, onde é considerada planta daninha pelas pecuaristas. Suas flores são melíferas e toda a parte áerea é largamente utilizada na medicina caseira, principalmente como anti-reumática, antidiabética, diurética e estomáquica.
O Imazapir é um princípio ativo utilizado em herbicidas indicados para eliminar as plantas daninhas da família Cyperaceas (tiririca). O Sempra é outro herbicida que pode ser utilizado.
A tiririca comum (Cyperus rotundus) é a mais agressiva da família das Cyperaceae, ou tiriricas. Encontrada em 92 países, é uma das 10 plantas daninhas mais agressivas do mundo. Tolerante a temperaturas elevadas, secas, enchentes e diferentes condições de solo, está presente em praticamente todo o território nacional.
O caule é triangular, liso, sem ramificação, com 3 brácteas no ápice, com uma delas se destacando pelo seu comprimento. A inflorescência é do tipo espiga de coloração vermelho-ferrugínea. A propagação é através de sementes, bulbos, tubérculos e rizomas.
É considerada a mais nociva planta invasora em todo o mundo, devido a sua agressividade, disseminação e dificuldade de controle. O mesmo ocorre no Brasil, onde se encontra em todos os tipos de solos, climas e culturas (exceto arroz irrigado).
A planta tiririca é utilizada em diversos países pela medicina alternativa como anti- inflatório, antidiabético, antimicrobiano, antioxidante, analgésico, para tratar espasmos, 1 WILEN, C. A. McGIFFEN, M. E.; Jr.
A planta apresenta raízes que podem alcançar até 40 cm de profundidade no solo. Essas raízes são a fonte principal de multiplicação da espécie, pois somente 5% das sementes têm poder de germinação. Como todas as plantas, a tiririca também apresenta algumas restrições para seu desenvolvimento.
Deve-se pulverizar o Gramizap sobre a grama molhando bem as plantas invaasoras. O resultado é observado após 20 dias da aplicação do Gramizap, quando as plantas indesejáveis começarem a amarelar. A aplicação do Gramizap deve ser feita preferencialmente no final da tarde.
Encontrada em 92 países, é uma das 10 ervas daninhas mais agressivas do mundo, atacando independente do tipo de grama em seu jardim. Tolerante a temperaturas elevadas, secas, enchentes e diferentes condições de solo, está presente em praticamente todo o país.
INFORMAÇÕES SOBRE O USO DE ADJUVANTE: Para cultura da cana e na produção de gramados, SEMPRA deve ser aplicado em mistura com surfactante (preferencialmente, à base de Polioxietileno amina) na dose de 1,0 litro por hectare. 0 1 – 3 0 .
Diluir o frasco do produto (10ml) em 1 litro de água. Agite bem para homogeneizar a mistura, aplicar com auxílio de um pulverizador manual ou um regador plástico, a uma distância de 40cm, diretamente na planta. Cada solução de 1 litro é o suficiente para aplicar em 20m2 de área (50ml/m2).
O enraizador pode ser pulverizado nas plantas que estão no berçário ou utilizado no regador para regar as mudinhas no jardim. "Você pode também deixar boa parte da base das suas mudas antes de plantá-las mergulhadas um pouquinho neste enraizador, para acelerar este processo", diz a jardinista.
Pode ser usada para macieira, jabuticabeira, goiabeira, caquizeiro, e outras. Por fim, as estacas de folhas são usadas para algumas plantas ornamentais como violeta africana, espada de São Jorge, begônia e fortuna.