A água oxigenada de volume 10, por exemplo, pode ajudar a remover a placa bacteriana da superfície dos dentes e a reverter os primeiros sinais de doença gengival.
Além de tudo, o uso da água oxigenada 10 volumes na tentativa caseira de branqueamento dental pode resultar em dentes mais manchados e de aparência ainda mais desagradável. Ou seja, um efeito reverso. Contudo, o bochecho não é 100% vilão neste processo, e pode ser feito, mas somente em casos muito específicos.
Além de não trazer o efeito desejado — que é clarear os dentes —, o uso de água oxigenada é arriscado. "Pode causar danos sérios, o produto aumenta o pH da boca e isso faz com a saliva fique ácida. Resultando então feridas e sensibilidade dentária", explica a especialista.
3. Água oxigenada pode controlar inflamações na gengiva. VERDADE! Sim, a água oxigenada é um desinfetante e pode ajudar no controle e cura de inflamações na gengiva.
BOCHECHO COM ÁGUA OXIGENADA É SEGURO? - DRA. DANIELLE SALES
O que a água oxigenada faz no dente?
Clareamento dental
A presença do peróxido de hidrogênio no dente libera oxigênio, que penetra no esmalte e na dentina, descolorindo as substâncias que causam o escurecimento.
Muitos dizem que essa espuma indicava a presença de infecção. Mas será que é isso mesmo? Bom, na realidade essa efervescência observada se trata da decomposição da água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio.
Clareamento no consultório: A técnica utiliza um peróxido com concentrações mais elevadas, isolando tecidos moles (gengiva e mucosa oral) para evitar irritações e queimaduras, por períodos de 30-45 minutos. São necessárias de 2 a 4 sessões com intervalos médios de uma semana.
Água Oxigenada Lifar 10 volumes serve para a desinfecção da pele e limpeza de feridas e úlceras. Quando aplicada no couro cabeludo ou em áreas com peles, a substância pode clarear os pelos da região.
O peróxido de hidrogênio, como também é conhecida a água oxigenada, pode eliminar células de defesa junto das bactérias, atrasando o processo de recuperação do tecido.
Ajuda a acalmar e a cicatrizar a gengiva, aliviando a dor da inflamação. A mistura o ideal e o modo de preparo são: usar ½ colher de sal para cada copo de água morna; misturar a solução.
Quais os benefícios de fazer gargarejo com água oxigenada?
E a água oxigenada combate às bactérias de um grupo chamado de gram negativas, presentes normalmente nas inflamações gengivais”, esclarece a endodontista.
Quando entra em contato com saliva e os fluídos do interior do dente, o peróxido de hidrogênio se degrada em água e oxigênio. Esse efeito é o que ajuda a clarear os dentes, trazendo resultados mais rápidos e eficazes.
Uma alternativa ao enxaguante é fazer uma pasta com água oxigenada e bicarbonato de sódio. Depois de pronta, aplique-a no dente dolorido, deixe agir por um tempo e depois enxágue com água, mas sem engolir.
A Água Oxigenada 10 Volumes é uma substância química antisséptica usada para a desinfecção da pele e a limpeza de ferida e úlceras. Quando aplicada sobre a área afetada, ela libera oxigênio, eliminando micro-organismos que podem causar doenças e infecções, além de ajudar na cicatrização.
Para aliviar a afta em casa, existem duas opções: fazer bochechos de uma solução feita com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água; ou diluir um pouco de água oxigenada 10 volumes em água e aplicar com um cotonete diretamente na afta.
Por que a água oxigenada faz espuma quando coloca em machucados?
Isso não apenas exige que os frascos sejam mantidos bem fechados, como faz a água oxigenada reagir quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava “sobrando”. É essa liberação que faz o líquido borbulhar – restando, então, apenas água comum.
A água oxigenada, também chamada de peróxido de hidrogênio, age liberando lentamente oxigênio no local, combatendo as bactérias e outros microrganismos presentes no local. A ação desse produto é rápida e, se usada corretamente e na concentração correta, não é corrosiva e nem tóxica.
O que acontece quando coloca água oxigenada no sangue?
A água oxigenada - peróxido de hidrogênio - reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava "sobrando". É essa liberação que faz o líquido borbulhar - restando, então, apenas, água comum.
O que acontece se escovar os dentes com água oxigenada?
Jovens estão usando água oxigenada para fazer bochecho e gargarejo para clarear os dentes. A prática não é recomendada por profissionais dentistas que, além de causar um desequilíbrio da microbiota bucal, provocando queimaduras e aftas, pode levar a uma série de infecções e inflamações na boca.
Gargarejos ou bochechos: Diluir 1 colher de sopa do produto em 1/2 copo de água filtrada ou fervida. Advertências: cuidado com os olhos e mucosas, produto fortemente oxidante.
"Não é recomendável usar água oxigenada em forma de bochecho para clarear dentes, os clareadores apesar de terem peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em sua composição são feitos na dosagem correta e são usados apenas nas superfícies dentárias, não em tecidos moles da boca", afirmou a dentista.