A famosa “luzinha vermelha”. A radiação infravermelha é um agente térmico superficial usado para alívio da dor e rigidez, para aumentar a mobilidade articular e favorecer a regeneração de lesões de tecidos moles.
Como funciona? A luz vermelha ajuda a energizar as mitocôndrias nas células do corpo, o que subsequentemente acelera a recuperação e o rejuvenescimento dos tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo e a estimulação do colágeno. Ela também aumenta notavelmente o fluxo linfático.
As mitocôndrias absorvem comprimentos de onda mais longos da luz, o que fez da luz quase infravermelha a escolha perfeita para o estudo. As luzes vermelhas podem melhorar a função em uma variedade de doenças, particularmente nas mitocôndrias daqueles que estão envelhecendo com doenças como a de Parkinson, observou ele.
Durante os tratamentos com o uso da luz vermelha, o seu efeito é comprovado. É indicada para inflamações, tanto crônicas quanto agudas, portanto, é extremamente útil no tratamento de lesões esportivas.
Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.
Tudo sobre Terapia de luz vermelha e infravermelha – Benefícios e como eu uso
Pode dormir com luz vermelha no quarto?
Luz vermelha: uma das iluminações mais recomendadas na hora de dormir é a vermelha. Isso acontece porque essa cor emite a sensação de conforto. Para deixar o clima ainda mais aconchegante, uma opção é usar fitas de led com essa tonalidade.
Quando tiver de espantar o sono à noite, deixe alguma luz vermelha acesa por perto. “Pode ser uma alternativa para permanecer alerta”, afirma Mariana Figueiro, arquiteta formada em Belo Horizonte que coordena o programa de pesquisas sobre luz e saúde no Lighting Research Center.
A luz vermelha, por exemplo, energiza e estimula. Seus efeitos podem melhorar sua taxa de pulso e te deixar mais animado para uma reunião importante de trabalho ou um grande jogo.
A duração da exposição à luz infravermelha pode variar dependendo do tipo de tratamento e da intensidade da luz utilizada. Em geral, as sessões de terapia com luz infravermelha podem durar entre 10 a 30 minutos.
Ao contrário da luz azul e de outras luzes brilhantes, a luz vermelha não interfere com a produção de melatonina, a hormona que regula o ciclo de sono-vigília. Isto é especialmente benéfico porque permite que o corpo mantenha o seu ritmo natural de sono sem interrupções, o que pode melhorar a qualidade geral do sono.
A Luz Vermelha estimula a circulação e reparos das fibras de elastina, mantendo a pele mais firme. Além de produzir colágeno diminuindo rugas e sulcos, promovendo também diminuição de poros abertos. Tem efeito regenerador e anti-inflamatório, reduzindo vermelhidão e inflamações associadas a rosáceas e eczema.
Dessa forma, a luz infravermelha favorece a reparação dos tecidos porque penetra no corpo atuando sobre os pequenos vasos sanguíneo, capilares e as terminações nervosas, ajudando a aliviar a dor, aumentar a mobilidade das articulações e relaxar os músculos.
Ela também pode ser uma grande aliada na diminuição dos efeitos do estresse, ajudar a regular o ciclo circadiano e promover uma melhora na qualidade do sono. Embora seja livre de efeitos colaterais, não é recomendado o uso por pessoas que sejam sensíveis à luz. Ademais, a luz vermelha tampouco oferece perigo aos olhos.
Tonifica os braços,alivia a tensão e o stress nos ombros e nas costas. Modela e tonifica os quadris, modela e alivia a tensão muscular nas pernas e coxas, relaxa o músculo cansado e dolorido da panturrilha, além de proporcionar uma deliciosa e relaxante massagem nesta região dos pés.
A fisioterapia com infravermelho é indicada para: alívio da dor; aumentar a mobilidade das articulações; relaxamento muscular; favorecer a cicatrização da pele e dos músculos; artroses, luxações, fraturas, entre outras.
Verde: representa a cura, o equilíbrio e a harmonia. É utilizado para acalmar e reduzir o estresse, além de favorecer o crescimento e a saúde. Azul: está associado à tranquilidade, calma e comunicação. É utilizado para acalmar a mente, melhorar a comunicação e aliviar a ansiedade.
A luz é uma das grandes vilãs da hora de dormir. Essa rivalidade com o sono acontece porque o escuro é o gatilho para nosso corpo produzir a melatonina, o hormônio do sono. A luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos, é um exemplo.
O verde também tem efeito calmante e refrescante segundo a cromoterapia, sendo ideal para quem sente muito calor à noite. Ele favorece a circulação, reduz a pressão, ajuda a relaxar e trata contra insônia e irritabilidade. Além disso, o matiz é revigorante e ajuda o corpo a se recuperar.
Significado espiritual: o vermelho é uma cor de poder, energia e paixão. É também associado ao chakra raiz, que lida com a sobrevivência e segurança. Como utilizar: se você estiver realizando rituais que envolvem empoderamento pessoal, paixão ou força, velas vermelhas podem ser eficazes.
Os quartos AZUIS foram considerados os melhores para a qualidade do sono, isso porque possuímos receptores especializados chamados de células ganglionares da retina na parte de nossos olhos, que são mais sensíveis à cor azul.
"Parte do trabalho que temos feito é provar que as luzes vermelhas aumentam a sensação de alerta durante a noite, mas não afetam os níveis de melatonina". Essa luz vermelha ativa o cérebro de uma forma semelhante à de uma xícara de café, mas não perturba o ritmo circadiano, afirma a pesquisadora.
Quais são os benefícios da terapia de luz vermelha? O tratamento estimula a microcirculação no local, trazendo benefícios como ação analgésica e anti-inflamatória, melhor oxigenação e nutrição dos músculos, além da liberação de óxido nítrico, responsável pelo relaxamento dos músculos perto dos vasos sanguíneos.
Mas, quando uma luz vermelha acende, significa que a principal função do aparelho está comprometida, ou seja, a sua conexão de internet ficará instável e até mesmo sem sinal.