O que é bump test? O bump test, também chamado de teste de resposta, é um processo que tem como principal função testar o funcionamento do detector de gás comparando a leitura do detector de gás com uma fonte de gás conhecida.
Também conhecido como teste de verificação ou funcional, o bump test verifica a funcionalidade dos sensores e alarmes , mas não mede a precisão do sensor e nem faz ajustes . NR-33 ( Guia Técnico do Ministério do Trabalho para segurança e saúde do trabalho em espaços confinados ) .
O multigás é um detector de gás portátil que mede vários gases diferentes. A sua principal função é, através da detecção de gás, proporcionar segurança. O dispositivo indica quais e em que níveis estão os gases no ambiente, assim, o profissional sabe quais equipamentos utilizar e o risco que está enfrentando.
A precisão do seu detector de gás é ajustada através da calibração. Uma forma fácil de entender a calibração é dividila em um procedimento de duas etapas. Na primeira etapa, uma leitura de base (zero) é efetuada em um ambiente de ar limpo. Na segunda etapa, os sensores são expostos a concentrações de gases conhecidas.
Os Detectores de Gases são pequenos aparelhos capazes de identificar não só um, como diversos tipos de gases presentes na atmosfera de um ambiente. São importantes para avaliar se um determinado local está próprio para receber pessoas ou se está contaminado com gases tóxicos e/ou inflamáveis.
Aperte até que faça espuma; Com o botijão conectado na válvula aberta, encoste a esponja com espuma na região onde a válvula de gás se encaixa no botijão; Observe se estão aparecendo bolhas ou se a espuma segue sem alterações. Caso você note bolhas, está ocorrendo um vazamento.
Esse detector de 4 gases é multifunções que realiza medição de oxigênio (O2) na faixa de 0 a 30% O₂, monóxido de carbono (CO) de 0 a 999 PPM, Sulfeto de Hidrogênio (H₂S) de 0 a 100 PPM e Gases Combustíveis (EX) de 0 a 100% LEL.
Como funciona um medidor de gás? Os medidores possuem uma pequena turbina interna a qual mede a velocidade do gás. Eles funcionam a partir de um rotor que gira sobre um eixo e seu mecanismo de funcionamento gera resultados correspondentes ao volume utilizado.
O bump funciona como uma falsa volumetria, trazendo novos detalhes ao seu material, o que acaba aumentando o tempo de render, pois seria uma função a mais para o seu Vray fazer.
Fonte: Autores Em ambientes confinados, para garantir o conforto e bem-estar dos ocupantes, a norma brasileira regulamentou o limite de concentração de CO2 de 1000 ppm, com taxa de renovação de ar em ambientes climatizados de 27 m³/h.
Segundo NR-15 (Norma Regulamentadora 15) (BRASIL, 1978), o limite máximo permitido de tolerância da exposição do homem ao H2S não deve ultrapassar 8 ppm ou 12 mg/m³ até 48 horas por semana (BRASIL, 1977).
O gás sulfídrico é tóxico, altamente denso e, em 8 ppm (parte por milhão), já chega a ser prejudicial à saúde humana. Em 10.000 ppm, é letal, ou seja, os riscos químicos levam à morte.
A medição deve ser feita a partir do lado de fora do local confinado, com o auxílio de uma sonda ou mangueira que deve estar conectada ao detector e ser inserida no interior do local. Então, de acordo com a densidade dos gases, é identificado o perigo.
O teste de estanqueidade é o processo utilizado para checar se há ou não, a existência de um vazamento de gás na tubulação residencial ou comercial. Por meio da pressurização da tubulação com ar comprimido, o técnico analisa se, durante um período de tempo, ocorre a perda de pressão.
O teste consiste em encher toda a tubulação com água a 20°C de modo a não permanecer no seu interior nenhuma bolha ou bolsão de ar. Feito isso, pressuriza-se o sistema com uma bomba hidráulica manual a partir do ponto de utilização. A bomba deverá ser munida de manômetro.
Basta ferver um pouco de água e jogar no botijão. O nível de gás coincidirá com a parte em que a parede estiver fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes dele.
pegue uma esponja úmida e coloque detergente nela, criando espuma; com o botijão ou tubulação de gás conectado e a válvula aberta, encoste a esponja com espuma na área onde a válvula se encaixa; observe se bolhas se formam na espuma, pois isso é um sinal de vazamento de gás.
Como alternativa, os usuários podem realizar um teste de resposta manual simplesmente aplicando gás ao instrumento enquanto ele estiver em sua tela principal de leitura de gás. Se cada sensor mostrar leituras em resposta ao gás e o detector disparar o alarme, o instrumento está pronto para funcionar.