O capim-santo, também conhecido como capim-limão, capim-cheiroso ou capim-cidreira, é uma planta medicinal rica em citral, limoneno e geraniol, compostos bioativos com ação antioxidante, que combatem o excesso de radicais livres e ajudam a prevenir situações, como câncer, gastrite e pressão alta.
Ação antibacteriana e antifúngica. O chá de capim-limão contém compostos que inibem o crescimento de bactérias, fungos e leveduras, ajudando a proteger o corpo contra diversos microrganismos. Essa ação contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na prevenção e combate de doenças e infecções.
Ele é rico em substâncias bioativas, como citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido capróico. Os estudos, inclusive, constatam os efeitos antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios, diuréticos, bactericidas, antifúngicos, anti-helmínticos e antimutagênicos da erva.
O capim santo (Cymbopogon citratus) tem se mostrado eficaz no auxílio do tratamento da hipertensão arterial, possui efeito calmante, anti espasmolitica, analgésico e bom sinergismo com antibióticos.
Além de seus efeitos no sistema digestivo, o capim santo também pode ter um efeito calmante e relaxante no sistema nervoso. Seu chá é frequentemente usado como um remédio natural para aliviar a ansiedade, o estresse e a insônia.
PRA QUE SERVE O SUCO DE CAPIM SANTO COM LIMÃO 🍋?E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?
É bom tomar chá de capim santo à noite?
– Capim limão ou Capim Santo é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.
O capim-santo contém compostos com ação sedativa, como o citral, que atua no sistema nervoso central, melhorando o tempo e a qualidade do sono. Além disso, o capim-santo também possui ação calmante e relaxante, podendo ser indicado para auxiliar no tratamento da ansiedade e estresse.
O recomendado, segundo finalizam as nutricionistas, é que o chá de capim santo seja administrado na alimentação cerca de três vezes ao dia. Porém, em caso de refluxo ele pode causar desconforto, o que significa que não é bom exagerar.
Qual a diferença entre erva-cidreira e capim-santo?
A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta similar à hortelã. Com folhas delicadas, costuma alcançar entre 30 e 60 cm de altura. Já o capim-cidreira, também conhecido como capim-limão ou capim-santo, tem folhas longas e finas que cresce em um formato de tufo ou moita.
Deve ser consumida por no máximo 04 meses, se esta planta medicinal for consumida em quantidade excessiva ou por tempo maior do que o recomendado, pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, diminuição da frequência cardíaca, sonolência, queda da pressão e respiração ofegante.
Também não deve ser utilizado em pessoas com gastrite, úlcera gastroduodenal e cálculos biliares. hipotensão. Posologia: Uma xícara de chá, até três vezes ao dia.
Controle da lipidemia: o capim-limão tem propriedades que ajudam a combater a hiperlipidemia e a hipercolesterolemia, reduzindo os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos no corpo e prevenindo a aterosclerose.
Não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque isso depende do tipo de planta usado. No caso da erva-mate, a nutricionista Brunna Boaventura viu uma melhora no perfil antioxidante apenas uma hora após o consumo.
Qual o melhor horário para tomar chá de capim-santo?
Conhecido também por Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira, o Capim-cidreira possui um aroma agradável, que remete ao perfume do limão. Em suas propriedades encontramos o efeito relaxante e calmante, que faz dele um dos mais ideais tipos de chá para tomar a noite.
Não deve ser utilizado por gestantes, lactantes ou menores de 18 anos por conta da fala de dados que comprovem a segurança dessa substância para esses grupos. Também não deve ser utilizados por pacientes portadores de doenças cardíacas, renais, hepáticas, ou crônicas.
O uso do capim santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, caso se faça uso de diuréticos e durante a gravidez. Além disso, no caso de se fazer uso de medicamentos para controlar a pressão arterial, deve-se consultar o médico antes de fazer uso dessa planta.
O chá de capim-santo é extremamente eficaz para ansiedade. Ele também age nos receptores gabaérgicos, como a melissa, melhorando quadros de nervosismo e favorecendo o sono."
O seu nome é proveniente do seu cheiro cítrico, que lembra o limão, e é amplamente utilizado na forma de chá, devido seus efeitos antiespasmódicos, analgésico, anti-inflamatório, antipirético, diurético e sedativo.
Essa planta tem vitaminas A, B1, B3, B6, B12, C e E. Além disso, em sua composição encontramos 20 tipos de minerais, sendo os principais: cálcio, fósforo, potássio, sódio, cobre, magnésio e zinco. Dessa forma, nossa pele e cabelos se beneficiam dos efeitos rejuvenescedores da planta.