O isopor é adicionado à mistura de concreto para criar uma estrutura mais leve e fácil de manusear. As vantagens incluem uma instalação mais rápida e redução de custos, uma vez que o material é mais barato do que a pedra convencional.
Por conta de sua leveza e propriedades (resistência, isolamento térmico e baixa densidade) o uso do EPS na mistura de concreto agrega economia, dimensionamento estrutural adequado e facilidade de manuseio na obra.
Como fazer para que a massa de cimento ficar leve?
Para tornar o concreto leve é feita a substituição dos constituintes naturais (agregados naturais) por insumos com massa específica mais leve, como o poliestireno expansível (EPS), argila expandida ou vermiculita.
O isopor também vem sendo aplicado como isolante térmico de variadas formas, como no interior de paredes, na forração e no piso. Também há projetos que utilizam o isopor entre telhas galvanizadas, gerando economia e conforto térmico para as edificações.
Entre os benefícios do 'reboco de isopor' está também o isolamento acústico, além da proteção contra sol e chuva. Uma nova técnica está revolucionando a construção civil. É o “reboco de isopor”, que promete combater a umidade, diminuir o calor e ainda promover isolamento acústico na parede.
🚨Como fazer massa de isopor com cimento. #muitomaisleve #artesanatoemcimento
Qual a durabilidade do isopor na parede?
“Por ser um composto inerte, atóxico e sem prazo de validade, o poliestireno expandido tem durabilidade indeterminada”, afirma Ivam Michaltchuk, conselheiro e coordenador do Comitê do EPS do Instituto Plastivida.
Em termos simples, a parede de isopor (material conhecido como poliestireno expandido – EPS) é um método de construção que dispensa os processos e métodos tradicionais, como: reboco e assentamento de tijolo. Sendo assim, é um sistema mais limpo e rápido.
A única desvantagem que o isopor apresenta pode ser uma vantagem, dependendo do descarte que for dado às embalagens. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo que o isopor é 100% reciclável, ele também é um dos piores poluidores do planeta, se deixado para decompor na natureza.
Com propriedades como isolamento térmico e impermeabilidade, além de maior praticidade do que outros materiais, como o próprio concreto, o poliestireno expandido é amplamente utilizado na arquitetura e na construção civil.
Em um recipiente, misture uma parte de cimento com três partes de areia. Adicione água aos poucos e misture bem até obter uma mistura homogênea e sem grumos. A consistência ideal da massa de cimento deve ser semelhante à de uma pasta espessa, que possa ser facilmente moldada e aplicada.
O isopor é adicionado à mistura de concreto para criar uma estrutura mais leve e fácil de manusear. As vantagens incluem uma instalação mais rápida e redução de custos, uma vez que o material é mais barato do que a pedra convencional.
“Quanto menor a densidade do concreto, maior será a proporção de EPS no traço e menor a de areia. Por exemplo: 1 m³ de concreto leve com densidade de 1600 kg/m³ utiliza 375 kg de cimento, 1070 kg de areia e 487 l de EPS.
Uma das principais características do isopor é o isolamento térmico. Seja para garantir que a cervejinha fique gelada, preservar medicamentos do calor excessivo, conservar a marmita quente ou qualquer outra de suas inúmeras funções, o isopor é utilizado.
As pérolas ou triturados de EPS é composta de 98% de ar, o que deixa o concreto mais leve que outros materiais. Existem diversas formas de se fazer o concreto leve, tudo dependerá da quantidade de água, areia, cimento, aditivo e as pérolas/triturados de EPS colocado na mistura.
O EPS Isopor® é um dos materiais mais utilizados no dia a dia pela população. Isso porque são diversos setores da economia e da indústria em geral que utilizam o material por conta das suas propriedades e benefícios, como leveza, isolamento térmico, resistência mecânica e sustentabilidade.
O uso do EPS na construção civil é maior do que em qualquer outro segmento. Como vantagem de utilizar o EPS, podemos citar alguns benefícios, como: Baixo custo, bom isolamento térmico e acústico e baixa absorção de água, assim evita a presença de mofo no ambiente.
O enchimento com EPS vai permitir a passagem dos sistemas elétricos e hidráulicos conforme previsto, porém não executada no radier. Essa etapa deve anteceder a realização do contrapiso sobre o poliestireno expandido.
Este material frequentemente gera dúvidas sobre sua reciclabilidade. Ele é um material plástico leve e resistente, amplamente utilizado em embalagens e produtos descartáveis. Por ser altamente poluente e de difícil decomposição, o seu descarte correto é fundamental para evitar danos ao meio ambiente.
primeiro espalhei no forro de isopor. usando rolo de textura, ou você pode colocar um pouquinho de massa na espátula. e espalhando no forro. que dá certo.
Quando se opta pelo uso do revestimento externo em isopor é possível adquirir uma série de vantagens em relação a outros materiais. Por exemplo, utilizando-se esse tipo de revestimento, há maior agilidade na execução da obra, em razão da facilidade de transportar e manusear o material.
Você pode encontrá-las ao final da página. O isopor é um ótimo material para usar em artesanato, pois é super leve e existe em uma infinidade de formatos e tamanhos. A melhor tinta para usar nele é a acrílica, pois adere bem à superfície. Como ele é poroso, será preciso aplicar várias camadas para cobri-lo.