Por meio dela, é possível determinar propriedades da matéria, como o raio atômico dos metais, além de poder ser utilizada no controle de qualidade de diversas substâncias. A densidade também é muito utilizada para determinar se um objeto flutuará em outro ou não.
É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
A densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura.
A densidade pode ser utilizada em testes de controle de qualidade. A densidade é calculada ao se dividir a massa do corpo pelo seu volume. Quanto mais denso for um corpo, mais ao fundo do sistema ele se posiciona. A temperatura e a composição química da substância são fatores que influenciam no valor da densidade.
Ela pode ser usada para caracterizar diferentes materiais. Em razão da alta quantidade de sal na água do mar Morto, as pessoas conseguem flutuar sem esforço. Densidade é uma propriedade física que relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo característica de cada substância.
A densidade de uma substância é a razão entre sua massa e o seu volume. Por ser uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada na identificação de substâncias. Também é utilizada na determinação de propriedades da matéria e no controle de qualidade.
A densidade está presente em muitos lugares do cotidiano. Podemos falar sobre densidade quando olhamos para um navio, iceberg, bebidas com gelo, testes de adulteração de combustíveis e várias outras áreas.
Conhecer a densidade é importante porque é a propriedade utilizada, por exemplo, para explicar o porquê de uma matéria flutuar em outra, quando ambas são líquidas, ou quando uma é sólida e a outra é líquida.
Como o conceito de densidade pode ser aplicado no cotidiano?
Alguns exemplos que envolvem a densidade é a relação de venda por massa ou por volume, por exemplo, o clorofórmio que possui densidade de 1,48 g/cm³ (1,48 kg/L) é vendido por massa, já o éter comum que possui densidade de 0,80 g/cm³ (080 kg/L) é vendido por volume.
A água (d= 1 g/cm3) é o líquido mais denso permanecendo no fundo do copo. O óleo (d= 0,92 g/cm3) tem densidade intermediária à densidade do álcool e da água, permanecendo entre estas duas camadas, e o álcool (d= 0,79 g/cm3) é o líquido com menor densidade permanecendo no topo do copo.
A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V. Quando se trata de elementos químicos, a densidade dos elementos aumenta na direção do centro da tabela periódica.
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Seu estudo se faz importante porque nos auxilia na caracterização de uma substância. Observação: A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), por exemplo, a densidade da água é 1,0 g/cm3.
Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.) A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é em expressa em quilograma por metro cúbico - kg/m3 (vide material “Sistema SI: Unidades, Símbolos e Prefixos” (2)).
Esse é o significado da densidade. Em termos matemáticos e químicos, a densidade é calculada por meio da fórmula d = m/V, em que m é a massa do conteúdo e V é o volume ocupado por ele. A unidade de d será: unidade de massa utilizada/unidade de volume utilizada.
O objetivo deste experimento era visualizar como a densidade influencia na flutuabilidade, ou seja, por que um sólido pode flutuar em alguns líquidos e em outros não.
Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água. E a densidade é também adimensional, pois é a razão entre duas densidades com mesmas unidades.
A diferença do peso do imersor no ar e no líquido é usada para calcular a densidade. Como alternativa, pode ser usado um picnômetro ou um medidor de densidade digital.
A ISA (Atmosfera Padrão Internacional), considera que ao nível do mar e a 15 °C o ar tem uma densidade de cerca de 1,225 kg/m3 (0,001225 g/cm3, 0,0023769 slugs/ft3). Em diversos ramos da ciência a propriedade é utilizada em pesquisa, ciência aplicada e tecnologia.
O óleo tem uma densidade menor que a água, ficando na superfície e impedindo assim a oxigenação da água causando assim a mortalidade de peixes e da vegetação.