Acredite ou não, acaba de preparar um detergente caseiro. Para utilizar esta mezinha, molhe um esponja nesta solução e limpe panelas, pratos, frigideiras e até o lava-loiças como de costume. Além de deixar tudo limpinho, deixa um aroma agradável no ar.
É assim que funciona, cada ingrediente tem um porquê: bicarbonato para dar branco, essência para dar cheiro, sem álcool para não rachar as mãos, mas e açúcar? Para que açúcar? Para dar brilho na louça!
Alguns componentes da massa do sabonete de glicerina, como açúcar, glicerina e álcool, agem como retardadores de cristalização. Deste modo, o sabonete esfria e endurece, sem perder a transparência.
Quando essa mistura estiver bastante homogênea, é hora de adicionar 2 colheres de sal e 2 colheres de bicarbonato de sódio. “O sal, além de preservar a receitinha, vai atuar como espessante. Ele vai deixar a solução mais grossinha e ajudar na limpeza”, contou.
Isso porque o produto conta com 4 a 10% de ácido acético, um componente que desengordura, não deixa resíduos e neutraliza as substâncias alcalinas do sabão, amaciando os tecidos e eliminando cheiros desagradáveis.
O açúcar, que não é alcalino, ajuda o produto a não agredir a pele. E o sal é para dar mais brilho às peças de alumínio. Para o sabão ficar cheiroso, coloque essência ou até gotas de perfume.
Além de remover manchas, ela é capaz de eliminar odores desagradáveis e, ainda, deixar os ambientes livres de bactérias. E o melhor: leva apenas cinco ingredientes e é super simples de fazer. Venha com a gente e aprenda a fabricar sabão caseiro de bicarbonato!
Álcool. A sua adição ocorre porque a solubilização do óleo é melhor no álcool do que em água. Assim o endurecimento do sabão caseiro se torna mais rápido.
Usar algumas gotas de óleo essencial por barra costuma ser o suficiente para deixar o sabonete bem perfumado. Escolha óleos essenciais próprios para o uso cosmético. Não use fragrâncias para aromatizadores ou pot-pourris, pois elas nem sempre são adequadas para o contato com a pele.
O sal é um ingrediente que pode ajudar a endurecer o sabão caseiro. Experimente adicionar uma colher de sopa de sal por cada quilo de sabão durante o processo de fabricação. O sal ajuda a remover o excesso de água e contribui para a formação de uma barra de sabão mais dura.
Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira. Ouça o texto abaixo! A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais.
Após o seu endurecimento, o sabão caseiro é cortado e deixado em processo de cura. Este processo pode levar de 45 a 60 dias para ser finalizado. Durante este período, a reação de saponificação continua e o sabão vai deixando de ser alcalino para chegar próximo a neutralidade. Também ocorre a evaporação de água.
Também pode ser usado o cloreto de sódio, como agente secante, que promove a separação de fase do sal carboxilato produzido (sabão) da glicerina e outros resíduos da reação de saponificação.
A solução é misturar bicarbonato com sabão em pó e colocar no compartimento da máquina de lavar. Você pode também repetir essa mistura na hora de colocar as peças de molho antes da lavagem. Assim, elas vão ficar ainda mais brancas.
Um dos elementos mais usados para produzir o sabão caseiro é a soda cáustica, que quando manipulada de forma inadequada com outros produtos químicos pode causar queimaduras, problemas respiratórios e até a morte. Além disso, o risco de explosão é enorme.
Qual a função da soda cáustica na produção do sabão?
Desde a Antiguidade o homem realiza a reação química para a produção de sabão a partir do uso da soda cáustica, pois ela reage com óleos e gorduras, convertendo-os em substâncias solúveis e fluídas, que são removidas pela lavagem.
Use uma colher de plástico para realizar a mistura, garantindo que a soda cáustica se dissolva completamente. Uma vez dissolvida a soda cáustica, transfira a mistura para um recipiente maior e acrescente o óleo reutilizado. Mexa bem por 15 a 20 minutos, até que a mistura adquira uma consistência espessa.
O vinagre e o suco de limão podem ser utilizados para reduzir o pH das formulações do sabão líquido, pois os valores de pH das formulações diminuíram com a adição desses produtos.
Você sabia que o vinagre pode substituir o amaciante na lavagem de roupas? Dá só uma olhada nessa dica esperta do Dr. Bactéria e aprenda como fazer em sua casa! ✅ O vinagre de álcool da Castelo Alimentos Vida Leve é um dos mais renomados e você pode encontrá-lo aqui nos Supermercados Biffão!
O álcool ajuda a remover o amarelado do desodorante. “Virar a peça do avesso, molhar, se for peças brancas ou claras, pode aplicar o álcool, dar uma boa esfregada nela e aí botar para fazer o processo de lavagem na máquina”. Observe o tipo de tecido.