A diferença está na concentração de álcool puro contida na mistura. Quando vamos ao supermercado e vimos, por exemplo, uma embalagem de álcool 46%, significa que aquela mistura contém 46% de álcool puro e 54% de água. No caso do álcool 70%, ele contém 70% de álcool puro e 30% de água.
Sua concentração oferece um equilíbrio eficaz entre poder de limpeza e segurança, sendo adequada para a eliminação de germes e microrganismos sem danificar superfícies sensíveis.
Em suma, o álcool 46 foi especialmente desenvolvido para ser a utilizado na limpeza de diferentes ambientes, tais como: hospitais, clínicas, farmácias, consultórios, postos de assistência à saúde, escritórios e outros.
Descrição. O álcool 46,2° possui 99,8% de eficácia na destruição de bactérias e vírus, desde que atue por ao menos 10 minutos na superfície de interesse.
Álcool Líquido - Quando usar o Álcool 46, 70 ou 92,8? | COVID19 | Corona Virus | Minuto Limpeza
Pode passar álcool 46 na mão?
Sendo assim, o álcool de supermercado destinado a limpeza em geral não atenderia, já que tem uma graduação de 54°GL (46%) e não tem poder de eliminar o coronavírus e desinfetar ambientes e mãos ou esterilizar objetos.
- Nunca utilize álcool gel para limpar o smartphone ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Ele leva mais tempo para evaporar e pode danificar componentes.
NÃO INGERIR. Contém desnaturante (O produto contém desnaturante BENZOATO DE DENATÔNIO). Primeiros Socorros: Evite a inalação e aspiração, contato com os olhos e o contato excessivo com a pele. Em casos de contato com os olhos e pele, lave imediatamente com água em abundância.
O uso do álcool 70% é indicado apenas para higienização das mãos ou é possível aplicá-lo em outras superfícies? O álcool 70% também é recomendado para a higienização de superfícies, como vidros, bancadas, sacolas, objetos como chaves e embalagens vindas de supermercados.
O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.
A decisão de permitir a venda do álcool líquido 70% em 2020 foi tomada em meio à necessidade de medidas preventivas para conter a propagação do novo coronavírus. No entanto, a Anvisa ressaltou que o produto é altamente inflamável e que já havia sido proibido em 2002 devido ao grande número de acidentes registrados.
O novo limpador Álcool + Bicarbonato facilita a vida e foi desenvolvido para trazer mais economia, praticidade e eficiência para o seu dia a dia! É prático, mais econômico, seca rápido, neutraliza odores, limpa diferentes superfícies, desengordura, dá brilho e tira limo e manchas.
Na desinfecção de superfícies e materiais, os álcoois etílico e o isopropílico são os principais desinfetantes utilizados em serviços de saúde, podendo ser aplicado em superfícies ou artigos por meio de fricção; e a concentração de uso varia de 60% a 90% em solução de água volume/volume(2).
O álcool 70% é excelente para os hospitais por ajudar a prevenir as infecções. Assim, o produto tem excelente aplicação para desinfetar móveis e aparelhos médicos. Ou seja, é possível utilizá-lo para limpar ampolas, termômetros, estetoscópios, entre outros equipamentos.
E também não molhe ou lave ele com água e sabão, pois isso pode estragar ele, principalmente se não for resistente à água. Só o álcool já é suficiente! Os especialistas recomendam usar o álcool isopropílico pros aparelhos, porque o álcool em gel tem água na composição e pode acabar danificando ele!
O álcool etílico (ou etanol), conhecido popularmente como “álcool”, é classificado como antisséptico de nível intermediário apresentando rápida ação antimicrobiana contra bactérias, vírus e fungos.
O melhor álcool e o mais utilizado para a limpeza doméstica é o álcool com 70% de pureza. Ele oferece o melhor efeito bactericida, já que graças a sua menor concentração de água o álcool consegue penetrar de forma mais eficiente na célula da bactéria. O álcool também é uma ótima opção para limpar e eliminar bactérias.
O álcool 70% pode ser preparado misturando-se três parte de álcool 92,8% com uma parte de água fervida ou filtrada, valendo por 24 horas. Ouça o texto abaixo! O álcool 70% é usado para limpeza de vários lugares, principalmente de estabelecimentos comerciais que servem alimentos.
Os álcoois 92,8°, 95°, 99,6° de pureza são altamente inflamáveis. Os outros percentuais da solução incluem água e ativos em suas composições que causam amargura se houver contato com a boca, para evitar que as pessoas bebam o produto.
Não passar nos olhos, nariz, boca ou partes íntimas. Em caso de contato acidental, lavar com água por 15 min. Por ser tratar de produto inflamável, deixar em local fresco (até 30° C), longe de chamas ou calor.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o álcool líquido 70% está proibido de ser comercializado em supermercados e farmácias no território brasileiro a partir desta quarta-feira (1). O motivo para a mudança é a o grande número de acidentes registrados causados pela alta inflamabilidade.
No entanto, o álcool não é uma boa escolha para o tratamento das feridas. Quando aplicado em feridas, o álcool queima, o que o torna particularmente desadequado para as crianças e para a pele sensível. Além disso, o álcool não só destrói as bactérias como também mata as células vivas da pele.