O uso do Álcool Líquido Zupp Citronela 54°GL é recomendado para limpeza de mesas e bancadas, especialmente em locais onde há mosquitos. Sua composição contém citronela, um poderoso repelente natural de insetos.
A diferença está na concentração de álcool puro contida na mistura. Quando vamos ao supermercado e vimos, por exemplo, uma embalagem de álcool 46%, significa que aquela mistura contém 46% de álcool puro e 54% de água. No caso do álcool 70%, ele contém 70% de álcool puro e 30% de água.
O álcool 46°INPM bactericida é indicado para limpeza e desinfecção de superfícies. Possui em sua formulação o quaternário de amônio, que atua como bactericida, aliado ao álcool para rápida evaporação. Possui teor alcoólico recomendado para uso doméstico, podendo ser utilizado como limpador de uso geral.
O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.
Entenda para que serve cada tipo de álcool existente no mercado
Por que o álcool 70 foi proibido?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o álcool líquido 70% está proibido de ser comercializado em supermercados e farmácias no território brasileiro a partir desta quarta-feira (1). O motivo para a mudança é a o grande número de acidentes registrados causados pela alta inflamabilidade.
Por isso, o álcool 70% é considerado um melhor desinfetante, sobretudo pela sua ação contra bactérias, fungos e vírus envelopados (como o coronavírus e o vírus Influenza H1N1).
Gay Lussac é a medida que estabelece o grau alcóolico das substâncias líquidas. Esta informação aparece nas embalagens de álcool, sendo que 54° GL é equivalente a 46,3° INPM, outra medida que também pode ser utilizada nas embalagens.
Em suma, o álcool 46 foi especialmente desenvolvido para ser a utilizado na limpeza de diferentes ambientes, tais como: hospitais, clínicas, farmácias, consultórios, postos de assistência à saúde, escritórios e outros.
Eficácias: O álcool 70% (mais hidratado) é um bactericida mais eficaz do que o álcool 96%, pois o grau de hidratação é um fator importante para a atividade antimicrobiana.
O álcool líquido hospitalar, ou álcool 70 como também é conhecido, é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água, ou seja, uma solução aquosa de álcool.
Para que serve ? Como dito anteriormente, o uso do alcool 46 % é geralmente feito para a limpeza e desinfecção, pelos mais variados estabelecimentos e até hospitais e ambientes domésticos. Sua função é simples: matar os microorganismos presentes no local da desinfecção e proporcionar um local mais seguro.
Versátil: Este álcool pode ser usado para desinfetar objetos pessoais, como telefones celulares, chaves e carteiras. Ele mata rapidamente os germes e é uma solução prática para quem está em movimento. Sem perfume: Ao contrário de outros desinfetantes, este álcool não tem cheiro forte ou desagradável.
A diferença está na concentração de álcool puro contida na mistura. Quando vamos ao supermercado e vimos, por exemplo, uma embalagem de álcool 46%, significa que aquela mistura contém 46% de álcool puro e 54% de água. No caso do álcool 70%, ele contém 70% de álcool puro e 30% de água.
Na desinfecção de superfícies e materiais, os álcoois etílico e o isopropílico são os principais desinfetantes utilizados em serviços de saúde, podendo ser aplicado em superfícies ou artigos por meio de fricção; e a concentração de uso varia de 60% a 90% em solução de água volume/volume(2).
A comercialização deste produto está vedada no país desde 2002, por norma daquele ano, posteriormente consolidada na atual RDC 691/2022 devido aos riscos maiores de acidentes com queimaduras provocadas pelo álcool líquido 70%, também identificado como 54º GL (graus Gay Lussac).
Em relação a pequenos ferimentos, aplicar álcool como desinfetante e pensar que arde porque está curando é um erro. A ideia pode ajudar as crianças a aceitar a dor, mas, na realidade, a sensação nasce das bordas das feridas, que estão queimando.
Agora, quando a porcentagem se refere à massa, a sigla utilizada é INPM (porcentagem de álcool em peso ou grau alcoólico). Assim, o álcool 77%v/v ou 77°GL corresponde a 70% m/m ou 70°INPM a 15°C.
INPM significa Instituto Nacional de Pesos e Medidas e o °INPM observado nos rótulos indica uma relação percentual de massa. GL é a abreviação de Gay-Lussac e o °GL observado nos rótulos refere-se a uma relação percentual de volume. Assim, quanto maior a graduação, maior a quantidade percentual de álcool.
- A concentração de pelo menos 70% é exigida porque a presença de aproximadamente 30% de água, nessa solução, propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do micro-organismo, com maior eficiência do que em porcentagens menores ou maiores de etanol.
Sendo assim, o álcool de supermercado destinado a limpeza em geral não atenderia, já que tem uma graduação de 54°GL (46%) e não tem poder de eliminar o coronavírus e desinfetar ambientes e mãos ou esterilizar objetos. Além disso, o álcool etílico, esse do supermercado, pode manchar o celular.
Há produtos que podem ser uma alternativa ao álcool 70% para a desinfecção de objetos e superfícies, conforme recomendação da Anvisa: Hipoclorito de sódio a 0,5% Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9% Iodopovidona (1%)