O que é cuff? Também chamado de balonete ou balão, o cuff dos dispositivos ventilatórios invasivos tem a função de vedar as vias aéreas e evitar o escape de ar, como também para impedir a passagem de líquidos e secreções para os pulmões.
Entre o tubo e a parede da traqueia há um espaço, muitas vezes virtual, pois o diâmetro da traqueia é maior que a do tubo. A função do balonete é justamente vedar esse espaço para evitar o vazamento do ar quando o pulmão se esvazia no movimento de expiração.
A cânula com balão é indicada pelo médico nos seguintes casos: Em pacientes que precisam respirar com ajuda de aparelhos por um tempo prolongado; • Em pacientes traqueostomizados que apresentam risco de broncoaspiração (quando o alimento, líquido ou saliva podem ir para os pulmões).
Após a instalação de um tubo oro traqueal ou traqueostomia, o balonete (cuff) deve ser insuflado com volume de ar correspondente e a pressão verificada com manômetro.
Verificar o nível de pressão do cuff, que é um balonete inflável, encontrado nas extremidades distais das cânulas endotraqueais; Promover a vedação da via aérea a nível traqueal, impedindo o escape aéreo e possibilitando a pressurização pulmonar durante a ventilação mecânica (VM);
Para que serve e como insuflar o cuff endotraqueal (balonete)?
Para que Desinsuflar o Cuff?
Desinsuflar o cuff: conduzir o paciente a uma melhor qualidade de vida. Por isso nós precisamos a todo momento levar isso em consideração, porque a falta de avaliação e de uma intervenção pontual leva o paciente a literalmente permanecer com o traqueóstomo de enfeite!
Considera-se desmame da traqueostomia o momento quando se inicia o desinsuflar do cuff, até a retirada da cânula e realização do curativo oclusivo do estoma16,21. A decisão de quando iniciar o desmame da traqueostomia é um trabalho da equipe, e os fatores preditores de insucesso devem estar ausentes.
Sabemos que o balonete é um dispositivo contido nas cânulas de Traqueostomia com cuff. Para que o cuff seja insuflado, necessita-se conectar uma seringa ou melhor, um cufômetro, no manômetro (ou válvula unidirecional) contido no interior do balonete.
Ainda relacionado ao uso de traqueostomia, sobre ser possível alimentar um paciente com cânula plástica de traqueostomia com o cuff (balonete) insuflado, 25 profissionais (52,1%) disseram que sim, é possível alimentar com cuff insuflado e 23 (47,9%) disseram que não.
Observar se o balonete do cuff não está furado; Verificar se há vazamento de ar pela boca ou nariz do paciente; Avaliar a pressão do cuff no mínimo 3x/dia (uma em cada turno) e logo após a intubação do paciente.
Como verificar se o cuff está com a pressão correta?
A pressão do cuff é transmitida de forma direta para mucosa. Para evitar lesões na mucosa da traquéia é necessário observar o grau de pressão transmitido para a parede da traquéia. A pressão de perfusão sanguínea situa-se entre 25-35 mmHg ou entre 20-30 quando realizada a medida em cmH2O.
Além da palpação, ainda é muito utilizado o método da seringa ou Técnica de Alívio. Tal técnica utiliza-se de uma seringa de 20mL e consiste em insuflar 15mL de ar dentro do balonete.
Após a realização da traqueostomia o ar inspirado acaba irritando a traqueia, que entra em um processo de adaptação. É comum haver aumento da secreção nas fases iniciais.
Exceto nos casos em que o paciente está usando sonda alimentar, nos quais deverá seguir a orientação de um nutricionista, será possível ingerir alimentos normalmente. O paciente poderá comer aquilo que gosta, mas pode ter um pouco de dificuldade na deglutição.
Quanto tempo uma pessoa pode ficar com a traqueostomia?
Quanto tempo o paciente fica com a traqueostomia? O tempo para permanecer com a traqueostomia depende das condições do paciente – e estas são inúmeras, como se é um procedimento reversível, se será temporário, entre outras condições. Há casos em que a traqueostomia se torna definitiva para o paciente.
O que é cuff? Também chamado de balonete ou balão, o cuff dos dispositivos ventilatórios invasivos tem a função de vedar as vias aéreas e evitar o escape de ar, como também para impedir a passagem de líquidos e secreções para os pulmões.
Quando é realizada a traqueostomia, mesmo com a colocação do tubo traqueal, você con- tinua com suas cordas vocais. Portanto ainda poderá usá-las para falar. Nesse caso, quando for falar, cubra a saída do tubo traqueal com o dedo, como mostra a figura abaixo. Você pode comer qualquer tipo de alimento.
O que pode ser quando a comida sai pela traqueostomia?
Não é fisiológico que o alimento saia pelo orifício da traqueo. Aliás, esse é um sinal de que o paciente está broncoaspirando ( entrada de alimento pela a via aérea). É necessário uma avaliação fonoaudiológica, com profissional especialista em disfagia, para orientá-lo.
10. Tracionar suavemente a sonda até sentir até sentir resistência. 11. Insuflar o balonete com água destilada (aproximadamente 10 ml), certificando-se de que a sonda está drenando adequadamente.
Insufle o balonete com água destilada (não se pode usar soro fisiológico, visto que ele pode cristalizar no interior do balão e dificultar a retirada da sonda);
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo fazer uma pequena abertura na traqueia para criar uma comunicação com o meio externo. Assim, o paciente pode respirar por ali, constituindo uma espécie de atalho para o fluxo de ar.
Não existe uma periodicidade fixa de quantas vezes o usuário necessitará da aspiração, pois cada usuário ou situação deve ser avaliada individualmente. Sempre que possível, promover medidas de estímulo da tosse e limpeza natural das vias aéreas sem necessidade de aspiração.
O cuff é um pequeno balão na extremidade distal da cânula que pode ser insuflado e desinsuflado de acordo com a necessidade. É indicado em duas situações: nos pacientes que necessitam de VM e nos pacientes com aspiração crônica16.