O que é e como funciona o Programa Bom Condutor? O Bom Condutor é um programa que premia motoristas que dirigem com responsabilidade e não cometeram nenhuma infração ao CTB nos últimos 12 meses.
Condições diferenciadas para o aluguel de automóveis; Facilidades na contratação de seguros de carro; Descontos em estacionamentos; Tarifas reduzidas em pedágios.
O que é? Desconto concedido aos condutores e proprietários de veículos automotores que não tenham incorrido em infração de trânsito no último ano (5%), nos dois últimos anos (10%) ou nos últimos três anos (15%). O período de apuração das infrações é compreendido entre 1º de novembro a 31 de outubro.
O Cadastro Positivo de Condutores oferece descontos em taxas de trânsito e tarifas de pedágios e estacionamentos. Além disso, ele pode ser utilizado por instituições, como seguradoras, para oferecer condições especiais a condutores com histórico positivo.
Após análise, a empresa passa a constar na lista de benefícios do site da Senatran e no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Além disso, receberá o selo de Parceiro do Bom Condutor para divulgar em portais, redes sociais, aplicativos e nas ações promocionais da empresa ou instituição.
Como funciona o Cadastro Positivo de bons motoristas? Fala Boris!
Qual a utilidade dos bons condutores?
Em geral, os metais são bons condutores elétricos e, por isso, são muito utilizados na transmissão de corrente elétrica, em circuitos elétricos e em dispositivos eletrônicos. Além dos metais, alguns sais, quando dissolvidos em meios líquidos, também permitem a formação de correntes elétricas.
Para ter direito ao desconto do IPVA é necessário cumulativamente inexistir infrações de trânsito recaídas sobre o veículo automotor e sobre o proprietário do veículo, no período compreendido entre 1º de novembro e 31 de outubro do ano anterior ao da competência do imposto.
Como recompensa pelo respeito às leis de trânsito, o condutor pode receber benefícios de empresas e órgãos públicos parceiros da iniciativa. As vantagens podem ser descontos ou isenção de taxas; vantagens na locação de veículos e na contratação de seguros; bem como em tarifas de pedágio e estacionamentos, entre outras.
Tendo tudo em vista, percebe-se que o Cadastro Positivo é uma ótima ferramenta para conhecer a fundo a vida financeira de cada pessoa e, assim, favorecer àqueles que são bons pagadores, oferecendo condições melhores para transações financeiras.
Quais são os benefícios de ter o Cadastro Positivo?
Facilita a aquisição de crédito:
Precisa de limite no cartão de crédito para a viagem dos sonhos, financiar um imóvel ou realizar uma compra grande? Com um bom histórico a aprovação pode ser mais simples, já que os bancos podem ver que você honra seus compromissos.
Para fazer o Cadastro Positivo de Condutores, basta acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou o Portal de Serviços da Senatran. Vale mencionar que para fazer esse cadastro, é necessário que o motorista tenha um conta prata ou ouro no gov.br, garantindo a maior segurança dos dados.
Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2021 (dois anos) recebe desconto de 10% e quem não cometeu infração depois de 1º de novembro de 2022 (um ano) tem direito a um benefício de 5%.
Desde 2015, quando foi regulamentada, a Lei do Bom Condutor no estado do Amazonas, garante aos proprietários de veículos automotores pessoas físicas, que não cometeram infrações no trânsito, direito a descontos no valor do tributo.
Pela proposta, quem tiver o nome inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) poderá pagar o imposto abatido de 15% caso não tenha cometido infração nos últimos três anos da data de emissão do IPVA. A medida consta no Projeto de Lei (PL) 456/2023, assinado pelo deputado Sergio Meneguelli (Republicanos).
Quem paga em atraso, além dos acréscimos legais, perde o desconto, seja do Bom Cidadão, seja do Bom Motorista. Escolha uma categoria: Lei do Bom Motorista.
A indicação de condutor é o procedimento pelo qual o proprietário do veículo comunica para a Autoridade de Trânsito quem dirigia o veículo no momento da autuação.
Qual a desvantagem do Cadastro Positivo de condutores?
Qual a desvantagem do Cadastro Positivo de Condutores? A única desvantagem é que há poucas empresas parceiras do Bom Condutor. Mas, a boa notícia é que o DOK está entre as empresas que participam do programa e oferece cashback na comissão do seguro auto.
É importante esclarecer que desativar o Cadastro Positivo não aumentará a pontuação. O mais provável é acontecer o contrário. Sem acesso ao histórico de pagamentos, o Score tem menos informações sobre o consumidor para saber se ele tem potencial de pagar as contas em dia, e dessa forma a pontuação pode baixar.
Quais as vantagens e desvantagens do Cadastro Positivo?
A única vantagem é a promessa de redução dos custos dos financiamentos para os bons pagadores. As desvantagens que apontamos são as seguintes: Primeiro que, a lei que criou o cadastro positivo não estabeleceu nenhum benefício concreto ao consumidor positivo, como por exemplo, a redução dos juros.
O Cadastro Positivo é um registro que considera o pagamento de contas em dia, dizendo se o consumidor é um bom pagador. Portanto, é o contrário do famoso cadastro negativo. O negativo lista quem está com o nome sujo, registrando as contas em atraso e as eventuais dívidas.
Quais são os direitos do cadastrado no Cadastro Positivo?
Você tem garantido o direito de não ter sua pontuação de crédito (score) baseada em informações de análise de crédito, em características de bens adquiridos (cor, ano, modelo etc.), ou vinculadas à sua origem social e étnica, saúde, informação genética, sexo e convicções políticas, religiosas e filosóficas.
Desconto concedido aos condutores e proprietários de veículos automotores que não tenham incorrido em infração de trânsito no último ano (5%), nos dois últimos anos (10%) ou nos últimos três anos (15%). O período de apuração das infrações é compreendido entre 1º de novembro a 31 de outubro.
Para pedir a isenção do IPVA, é preciso entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e preencher um formulário solicitado na seção “Isenção e Dispensa”, e enviar os documentos exigidos para comprovação.