Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
O cartaz, assim como os demais gêneros textuais, tem o objetivo de transmitir uma mensagem. Muito usado em propagandas publicitárias, ele é encontrado facilmente pelas ruas. Também pode ser visto em escolas, restaurantes, entre outros locais.
Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
Qual o principal objetivo na construção de um cartaz?
O principal objetivo do cartaz é chamar a atenção das pessoas à mensagem que está sendo transmitida. Para isso, ele pode ser feito em diversos tamanhos, formatos, cores e formas, além de inúmeras formas de se dispor as informações textuais.
Eles conseguem transmitir mensagens de forma rápida, simples e visual. Os cartazes podem ser usados para diversas finalidades, como: Divulgar informações: Para comunicar uma nova política da empresa, eventos corporativos e anunciar conquistas.
Sua ocorrência se dá de forma diversificada, seja nas ruas ou em instituições específicas, cuja finalidade pauta-se pela informação e persuasão, no objetivo de convencer, conscientizar ou sensibilizar as pessoas acerca de um determinado assunto.
O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.
O cartaz oferece três espaços importantes para serem trabalhados: o slogan, a imagem e o texto. Por isso, na hora de desenvolver o layout é preciso pensar estrategicamente como eles serão usados e onde cada elemento entrará.
Cartaz (também chamado póster ou pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
O texto deve ser grande, chamativo e reduzido ao máximo e as imagens devem ser vistosas e de fácil entendimento. Falando em imagens, estas devem ser poucas, no máximo duas! A grande maioria dos cartazes é feito com apenas uma imagem. Alguns sequer têm texto!
Entre seus propósitos estão: divulgar alguém, algum evento, alguma mensagem, algum produto, etc. Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar.
Quais são as principais características de um cartaz?
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa. Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
Qual objetivo de trabalhar cartaz na educação infantil? -Conscientizar as crianças sobre a importância da figura humana; -Desenvolver a coordenação motora ampla; -Explorar a imaginação e criatividade; -Trabalhar a ludicidade e afetividade.
A sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada a sua função estética. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de carácter político ou artístico.
Qual é a intenção de se publicar um cartaz como esse?
Qual é a intenção de se publicar um cartaz como esse? A função principal de um cartaz é chamar a atenção e despertar a curiosidade do público. Ele deve transmitir de forma clara e objetiva a mensagem desejada, seja para divulgar uma promoção, anunciar um evento ou criar uma identidade visual para uma marca.
Por que os cartazes são considerados um bom meio de divulgação?
Os cartazes promocionais transmitem informações de modo visual, o que está diretamente ligado ao fato de que eles também servem como uma maneira de agregar valor estético às ações publicitárias. Ou seja, ajudam a fixar a identidade visual do negócio na mentalidade do consumidor.
Resposta: O principal objetivo do cartaz como gênero textual é informar, persuadir e chamar a atenção do público-alvo para determinada mensagem, evento ou produto.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.