Para que serve o eNPS?

O que é eNPS? O eNPS, ou employee Net Promoter Score, é um método que permite às organizações medirem o nível de lealdade dos seus colaboradores.
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O que é a pesquisa eNPS?

O eNPS ou Employee Net Promoter Score é uma métrica e ferramenta nascida no Marketing, adaptada e incorporada pelo RH para medir o nível de satisfação dos funcionários, ou seja, se eles se sentem engajados o suficiente para recomendar a empresa para lugares e pessoas em seu círculo pessoal, social e profissional!
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Qual o eNPS ideal?

zona crítica: abaixo de -1; zona de aperfeiçoamento: entre 0 e 49; zona de qualidade: entre +50 e +70; zona de perfeição: acima de +70.
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Qual é a importância da aplicação do e NPS nas empresas?

Medir engajamento de forma simples e contínua

O eNPS permite medir o engajamento dos colaboradores de um jeito fácil e, por isso, pode ser implementado em qualquer porte ou perfil de negócio. É uma avaliação de aplicação e análise simples para o RH e para as pessoas, que respondem rapidamente.
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Como aplicar eNPS?

eNPS = % total de promotores – % total de detratores

Por exemplo, se 60% da sua equipe respondeu com notas 9 ou 10, mas 8% respondeu com notas entre 0 e 6, ao usar a fórmula descrita, identifica um eNPS de 52 pontos. É uma pontuação razoável, mas não é a melhor.
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eNPS: saiba o que é e qual a importância para o RH | Descomplica RH #53

Para que serve a pesquisa de clima?

O principal objetivo de uma pesquisa de clima é entender as percepções dos colaboradores sobre a empresa como um todo e as estratégias utilizadas na gestão de pessoas. Esse tipo de análise permite que o RH identifique o grau de satisfação do time, prevendo problemas como aumento de rotatividade e baixa produtividade.
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Como fazer o cálculo de eNPS?

Fórmula para calcular o eNPS

Promotores (47) – Detratores (29) / Número total de trabalhadores (100) x 100 = 18 eNPS. Os dados acima mostram que a empresa está na faixa inferior do eNPS, o que significa que a empresa deve implementar mudanças rapidamente para melhorar os índices de satisfação dos funcionários.
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Qual a diferença de NPS é eNPS?

O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia de pesquisa utilizada para medir o grau de satisfação do cliente com as companhias e com as marcas. Já o eNPS (Employee Net Promoter Score) tem como objetivo classificar se a corporação é um bom lugar para se trabalhar.
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Qual a diferença entre NPS é eNPS?

A ferramenta segue a mesma linha do NPS (Net Promoter Score) – que mensura a satisfação e fidelização de clientes sobre um produto ou serviço adquirido. A única diferença entre as duas é o enfoque – enquanto o eNPS é voltado para o ambiente interno da empresa (colaboradores), o NPS foca no externo (consumidores).
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Quais as vantagens do NPS?

Entre as vantagens de aplicação da pesquisa de satisfação no modelo de NPS estão:
  • Facilidade na aplicação e coleta de dados;
  • Facilidade para a resposta dos clientes;
  • Clareza no diagnóstico sobre a satisfação do cliente;
  • Identificação de problemas pontuais com cada cliente;
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Quem criou o Enps?

Em 2003, o escritor Fred Reichheld, sócio da consultoria Bain & Company, criou uma métrica cujo foco era um só: medir o quão bem uma empresa trata os seus clientes, gerando relacionamentos leais. Foi assim que nasceu o Net Promoter Score, ou NPS.
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Como saber se meu NPS é bom?

O que é uma boa pontuação geral do NPS? Os criadores da métrica NPS, Bain & Company, dizem que embora uma pontuação NPS acima de 0 seja boa, acima de 20 é ótima e acima de 50 é surpreendente. Em qualquer lugar acima de 80 é o percentil superior.
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Qual é um bom resultado de NPS?

Conforme vimos, o NPS ideal é o mais próximo possível de 100%. Nesse caso, qualquer percentual acima de 75% já indica um bom NPS. Entretanto, notas abaixo de 50% rendem um sinal de alerta na empresa, pois indicam que há uma quantidade maior de detratores do que promotores, trazendo alguns malefícios para a empresa.
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Qual a diferença entre NPS e pesquisa de satisfação?

A pesquisa de satisfação, ou CSAT, avalia a satisfação do cliente a curto prazo enquanto o NPS mensura sua lealdade com a marca e a probabilidade de recomendação.
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Como fazer uma pesquisa de Satisfação NPS?

O cálculo do NPS é obtido subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado varia de -100 a +100, representando a pontuação do NPS. Quanto maior a pontuação, maior a proporção de promotores em relação aos detratores, indicando maior satisfação e lealdade dos clientes.
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O que é o clima organizacional de uma empresa?

O conceito de clima organizacional é bastante simples: se define como a combinação de atitudes praticadas por uma empresa, que influencia a percepção dos colaboradores a respeito do empregador. Ou seja, todas as decisões tomadas pela empresa afetam a forma como os profissionais percebem seu local de trabalho.
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Quais empresas usam o NPS?

Magalu, Drogaria São Paulo, Natura, Outback, Leroy Merlin, Cacau Show e Chilli Beans são algumas das 51 marcas finalistas do NPS Awards 2022 – Edição Varejo, que vai premiar as empresas que melhor atendem aos consumidores.
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Como calcular o NPS de 1 a 5?

De forma resumida, a fórmula para calcular o NPS é: NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondente. Em outras palavras, basta subtrair a quantidade percentual de promotores pela quantidade percentual de detratores.
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Qual é a porcentagem do NPS?

A zona de classificação do net promoter score pode variar de -100 a 100 pontos. -100 a 0: Situação crítica, alerta total. 1 a 50: Há muitos pontos a melhorar. 51 a 75: Seu produto tem qualidade, continue melhorando.
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Qual a porcentagem do NPS?

Calcular sua pontuação NPS (Net Promoter Score) é tão simples quanto contar suas respostas e subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. Por exemplo, se 60% dos respondentes são promotores, 10% são detratores e 30% são passivos, seu NPS (Net Promoter Score) seria 60-10=50.
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O que deve ser avaliado na pesquisa de clima?

O objetivo central da pesquisa de clima é entender melhor como a cultura organizacional atual apoia ou prejudica o ambiente de trabalho. Tais resultados fornecem uma avaliação dos pontos fortes e fracos do clima da empresa para o RH.
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O que fazer com resultado da pesquisa de clima?

Após a pesquisa de clima organizacional ser realizada, chegou o momento da empresa analisar as informações e colocar a mão na massa. Portanto, é preciso que o setor de RH auxilie a encontrar as melhores soluções para conflitos e opções de melhorias referentes à relação entre os colaboradores.
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Como apresentar o resultado da pesquisa de clima?

Você pode fazer isso por qualquer meio de comunicação da empresa: e-mail, cartazes, mensageria, blog interno. Marque também reuniões com os gestores e mostre o que tem sido apontado dentro de cada equipe.
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O que significa um NPS negativo?

Quando um NPS é negativo, indica que a maioria dos clientes está insatisfeita e não está propensa a recomendar a empresa para outras pessoas. Reverter um NPS negativo é essencial para garantir a sobrevivência e o crescimento sustentável do negócio.
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O que é NPS alto?

Quando a sua empresa obtém um NPS (Net Promoter Score) alto significa que seus consumidores estão promovendo o seu negócio. É uma métrica importante para saber se você está na direção certa.
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