Giroflex led Azul – Em muitos locais, as luzes azuis só podem ser utilizadas por policiais em determinados locais públicos, como ruas e rodovias. Luzes de sinalização azuis também podem ser aplicadas em alguns casos por paramédicos e bombeiros, dependendo do estado ou corporação específica.
Vermelho: usado para veículos de emergência, como ambulâncias e carros de bombeiros. Azul: comumente utilizado por viaturas policiais ou oficiais, como viaturas da Polícia Militar e Civil.
Engana-se quem pensa que a forma do giroflex é apenas por estética e escolha pessoal. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), através da Resolução nº 970, estabelece que os dispositivos de emergência devem ter luzes de cor azul, vermelha ou ambas.
Olha, o giroflex só deve ser ligado em situações de segurança e em emergências. Por isso, ele pode ser usado por pessoas que tem autorização, além de veículos que fazem trabalhos pros serviços públicos e privados.
Para a Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), a lei é clara e só veículos de emergência e de serviço público podem circular com o giroflex. "Pode circular com o giroflex e sirene a polícia, o Corpo de Bombeiros, ambulâncias....
🔴🔵GIROFLEX - Usos DEVIDOS 👍 e INDEVIDOS 👎 das lanternas especiais de emergência 🚨 e alarme sonoro 🔊
Qual o significado das cores do giroflex?
De maneira geral, o giroflex vermelho é usado para alertar que as pessoas fiquem longe de uma área que apresente risco ou perigo. Giroflex led Branco/Transparente – O branco é frequentemente usado como uma cor de luz secundária em barras de led e sinalizadores de veículos.
Quando o giroflex funciona com lanternas intermitentes de cor amarelo âmbar, somente os carros que prestam serviço público podem fazer uso desse dispositivo, segundo o artigo 6º da Resolução 970 e o artigo 29, do CTB.
29, VII do Código de Trânsito Brasileiro, poderão utilizar a iluminação vermelha intermitente os veículos de socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias.
Apenas veículos de urgência e os prestadores de serviços públicos podem usar. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a utilização dos sinalizadores.
Estamos assistindo a inserção da cor azul de giroflex em inúmeras viaturas das polícias Civil e Militar, inclusive em algumas Guardas Municipais, sendo que a cor azul não é prevista pelo código de trânsito. Ela existe nas viaturas policiais ou por mero desconhecimento de quem fez ou para parecer diferente.
Sinaliza, indica e emite sinal de atenção. Indicação: Pode ser usando em empresas de segurança ou guarda patrimonial, saídas de prédios e garagens, luz de emergência, alarmes, iluminação de obras, empresas, casas, lojas, vitrines, desvios entre outras muitas utilidades.
O uso destes aparelhos está restrito a veículos oficiais, como viaturas e veículos de resgate e emergência. Porém, existem casos especiais em que a instalação da sinalização luminosa é permitida.
5 da Resolução Nº 970 do Contran permite o uso exclusivo de lanternas especiais de emergência que emitem luz de cor azul, cor vermelha ou de ambas. Já no caso do giroflex com lanternas intermitentes de cor amarela-âmbar, apenas os veículos que prestam serviço público podem utilizá-lo, conforme detalha o art.
É que o chamado giroflex – dispositivo de luzes azuis e vermelhas que gira e pisca intermitentemente no alto dos veículos – “além de aumentar a visibilidade aumenta a percepção e a sensação de segurança pública por parte da sociedade”.
Além disso, tomar uma atitude como essa também coloca em risco a vida dos outros condutores e pedestres. Outro ponto é que o uso indevido do giroflex acarreta multa no valor de R$195,23, cinco pontos na Carteira de Habilitação (CNH) e a retenção do veículo como medida administrativa.
Quando ativado, o giroflex emite um feixe de luz intermitente em cores como vermelho, azul ou âmbar, alertando os demais usuários da via sobre a presença e a natureza da intervenção do veículo.
Veículos que realizam o socorro mecânico nas vias abertas à circulação pública; Veículos destinados ao transporte de valores; Veículos de serviço de escolta, registrados em órgão rodoviário; Veículos a serviço da administração pública ou destinados ao recolhimento de lixo.
Entretanto, alguns motoristas instalam sirenes e luzes de maneira ilegal e isso é crime! A infração é grave, o que rende uma multa de R$ 195,23 e adiciona cinco pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da retenção do veículo.
De acordo com o art. 145, IV, do CTB, para conduzir veículo de emergência é necessário ser aprovado em curso especializado - curso de treinamento de prática veicular em situação de risco - nos termos da normatização do CONTRAN.
O modelo DPFLEX é o mais potente de sua categoria, na opção EXTRA FORTE é ideal para áreas muito grandes, abertas ou que possuam muitos ruídos externos.
Normalmente, os veículos utilizados pela polícia são equipados com sirenes, sinalizadores visuais conhecidos como giroflex ou kojak, dependendo do formato, e pinturas especiais para identificação da população civil.
De acordo com o artigo 229 do Código de Trânsito Brasileiro, é infração média usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público. É com base nesse artigo que a Polícia Militar fiscaliza e pune os motoristas infratores com multa e apreensão do carro.
A meia luz, ou luz de posição, é um farol de baixa iluminação que todos os veículos possuem. O seu objetivo é fazer com que o carro esteja visível para outros motoristas, motociclistas e pedestres, principalmente quando o veículos está para estacionar ou realizar manobras.