O Gitlab é uma ferramenta que agrega diversas funcionalidades, mas, primordialmente, é um gerenciador de repositório baseado em Git, assim como o Github. Hoje em dia, além da funcionalidade citada, ele também conecta diversas ferramentas do mundo DevOps, assim como conceitos de CI/CD e até mesmo Kubernetes.
GitLab: permite a criação de inúmeros repositórios públicos e privados gratuitamente, assim como inúmeros colaboradores; GitHub: permite a criação de inúmeros repositórios públicos e privados gratuitamente (Os repositórios privados gratuitos para o Github entraram em vigor em 07/01/2019);
O GitLab CI/CD é uma ferramenta integrada ao GitLab onde é possível descrever todos os passos de integração e implantação contínua em um arquivo dentro do repositório. Na SETIC é utilizado para automatizar os processos de integração, inspeção de código e publicação no OpenShift.
São grupos de ações que precisam ser executadas para executar as verificações de código e por fim, a implantação. Assim, para cada commit feito no repositório, o GitLab CI/CD iniciará uma Pipeline, onde serão executados os estágios e tarefas definidos no . gitlab-ci.
O Gitlab é uma ferramenta que agrega diversas funcionalidades, mas, primordialmente, é um gerenciador de repositório baseado em Git, assim como o Github. Hoje em dia, além da funcionalidade citada, ele também conecta diversas ferramentas do mundo DevOps, assim como conceitos de CI/CD e até mesmo Kubernetes.
O que é GIT? Qual a diferença para GITHUB, GITLAB e BITBUCKET?
Qual é a diferença entre o Git é o GitHub?
O Github é uma “rede social dev” em que é possível armazenar e compartilhar projetos de desenvolvimento de software. O Git é um sistema de controle de versão de arquivos; em outras palavras, é responsável por guardar o histórico de alterações sempre que alguém modificar algum arquivo que está sendo monitorado por ele.
Para criar um repositório, basta clicar sobre o ícone “+” e clicar sobre “New Project”. Na próxima página, você irá inserir os dados do seu projeto, como nome, uma descrição (opcional), definir a visibilidade do projeto (público ou privado) e clicar sobre o botão “Create project” conforme imagem abaixo. Prontinho!
O pipeline é um mapa das etapas que compõem o processo de vendas de uma empresa. Cada negociação é movimentada pelo pipeline de vendas seguindo algumas fases: primeiro contato, proposta e negociação.
CI (integração contínua) é a prática de integrar alterações de código em um repositório várias vezes ao dia. CD tem dois significados: a entrega contínua automatiza as integrações de código, enquanto a implementação contínua libera automaticamente as compilações finais para os usuários finais.
A integração contínua é referente aos estágios de criação e teste de unidade do processo de lançamento de software. Cada revisão confirmada aciona criação e teste automatizados. Com a distribuição contínua, as alterações de código são criadas, testadas e preparadas automaticamente para que a produção seja liberada.
A CI/CD pode ser representada como um pipeline, em que o novo código é enviado em uma extremidade, testado em uma série de estágios (fonte, construção, teste, preparação e produção) e, então, publicado como código pronto para produção.
Entretanto, as recentes reescritas de vários comandos do Git (originalmente escritas em shell script) para a linguagem C, resultaram em um ganho significativo de performance no Windows.
O GitLab Ci caracteriza-se como um ambiente de Integração Contínua, que pertence ao GitLab, e oferece suporte para continuous integration (integração contínua), continuous deployment (implantação contínua) e continuous delivery (entrega contínua).
O git é um sistema de controle de versão de códigos. Gerencia ramificações feitas por diferentes pessoas de um time de modo a manter a ordem e integração de todas as partes. Ou seja, mesmo que várias pessoas estejam trabalhando em um programa ao mesmo tempo, ainda é possível controlar as mudanças para evitar erros.
O que é um pipeline ETL? ETL significa extrair, transformar e carregar. Então, por definição, umn Pipeline ETL é um conjunto de processos que inclui a extração de dados de uma variedade de fontes e sua transformação.
Em software, um pipeline consiste em uma cadeia de elementos de processamento - processos, threads, funções - dispostos de modo que a saída de cada elemento seja a entrada do próximo; Geralmente, uma certa quantidade de buffer é fornecida entre elementos consecutivos.
Para empresas com várias equipes: O GitLab oferece recursos mais robustos para gerenciamento de projetos e SDLC, tornando-o mais adequado para grandes organizações.
A principal diferença entre as duas plataformas é que o GitLab integra fluxos de trabalho de integração/entrega contínua (CI/CD) e DevOps. O GitHub permite que você trabalhe com qualquer ferramenta de CI/CD que desejar, mas precisará integrá-las você mesmo.
Basta apontar o teu navegador para o nome do host ou endereço IP onde o GitLab está instalado e efetuar login como um utilizador admin. O nome de utilizador padrão é [email protected] e a senha padrão é 5iveL!
Com ele, é possível desenvolver projetos de maneira colaborativa, num ambiente que muito lembra uma rede social. Nele, os desenvolvedores e programadores compartilham projetos para que o código seja desenvolvido por pessoas de toda a parte do mundo. Ele nasceu a partir de dois conceitos: do Git e do Hub.
O uso do Git e GitHub revolucionou a forma como as equipes de desenvolvimento colaboram e gerenciam seus projetos. A precisão do controle de versão, a colaboração transparente, a rastreabilidade do código e a facilidade de implantação são apenas algumas das vantagens transformadoras que essas ferramentas oferecem.