Óleo lubrificante 100% sintético para motores de 4 tempos flex, à gasolina, etanol e GNV, principalmente os de três cilindros da Ford. Pode também ser usado em motores a diesel de veículos leves, pick-ups e SUVs. Com Tecnologia Escudo Protetor, esse óleo lubrificante proporciona máxima proteção, desempenho e economia.
A designação em um óleo de grau de multiviscosidade como 5W20 é mostrada da seguinte maneira: '5' representa a viscosidade do óleo em temperatura fria em 0°F. 'W' significa óleo de qualidade “inverno”. 5W20 é um óleo de baixa viscosidade ou mais fino em comparação com 5W30.
Se não for possível encontrar o lubrificante SAE 5W-20 nas especificações recomendadas, a Ford indica no manual que é possível optar pelo óleo SAE 5W-30 que atenda às aprovações WSS-M2C913-C ou WSS-M2C913-D.
5 é a viscosidade à frio, por isso o W, de winter (inverno no inglês). E a outra 20, 30 ou 40: é a viscosidade a quente. Por isso o manual recomenda 5W20 ou 10W30 e assim por diante.
Você sabe o que significa 5W20 e outros na embalagem do óleo do motor?
Quais carros usam óleo 5w20?
Ford Novo Ka, Ecosport, Edge, Mustang, Ranger, Fusion, Focus, New Fiesta. Óleo Motorcraft 5w20 Sintético 100%. Ford Novo Ka, Ecosport, Edge, Mustang, Ranger, Fusion, Focus, New Fiesta.
Você pode misturar 5w20 e 5w30? Eu não recomendo misturá-los. Seu motor pode não ser afetado imediatamente quando ocorre uma confusão. Porém, considerando a longevidade do motor, é melhor drenar imediatamente o óleo e trocá-lo.
Quando o motor envelhece e as folgas aumentam, o óleo pode queimar mais rapidamente e o nível do lubrificante no cárter diminui. Nesses casos, você pode utilizar um óleo com maior viscosidade, temporariamente. Isso ajuda a compensar o desgaste e reduzir a frequência de completar o óleo no cárter.
O óleo sintético possui uma fórmula composta por óleos básicos sintéticos e aditivos. Esses lubrificantes têm um alto grau de pureza que, quando associados a aditivos, melhoram suas propriedades químicas e físicas. Assim, eles têm mais desempenho que os óleos semissintéticos e minerais.
Óleo semissintético: nesse caso, a substituição pode ser feita a cada 7.500 quilômetros ou 12 meses, conforme o que chegar antes. Óleo mineral: para esse, a troca pode ser feita a cada 5 mil quilômetros percorridos, fazendo também a troca do filtro de óleo ou a cada 12 meses.
Fiat: Mobi 1.0 (2016 a 2023), Argo 1.0/1.3/1.8 (2017 a 2023), Toro 1.8/2.4 (2016 a 2021), Strada 1.4 (2013 a 2023); Jeep: Renegade 1.8 (2015 a 2021), Compass 2.0 (2015 a 2021); Nissan: Kicks 1.6 (2016 a 2022), Sentra 2.0 (2010 a 2020), Versa 1.6 (2012 a 2020), March 1.0/1.6 (2012 a 2020).
O óleo de motor 5W-30, possui um grau “5” no frio (a letra “W”, vem de WINTER, que significa inverno), que o torna menos viscoso (ou mais fino) a baixas temperaturas quando comparado à um 10W-30, por exemplo.
O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor. O segundo número define a forma como um óleo flui a temperaturas normais mais elevadas de operação do motor.
Qual o óleo que a ford recomenda para o ford Fiesta?
Use óleo Motorcraft 5W30 sintético e não outro para seu Ford, pois é desenvolvido e recomendado pela Ford para abastecer seu Ford Ka, Fiesta, Ecosport, Fusion e Focus e assim prolongar a vida útil de seu veículo.
Óleo lubrificante 100% sintético para motores de 4 tempos flex, à gasolina, etanol e GNV, principalmente os de três cilindros da Ford. Pode também ser usado em motores a diesel de veículos leves, pick-ups e SUVs. Com Tecnologia Escudo Protetor, esse óleo lubrificante proporciona máxima proteção, desempenho e economia.
A Ford lança através da sua linha de peças originais Motorcraft um novo óleo semissintético para motores com especificação 5W-30, desenvolvido especialmente para oferecer alto desempenho nos veículos e excelente custo-benefício.
Aplicações: Mobil 1™ 5W-20 é recomendado pela ExxonMobil para todos os tipos de veículos modernos a gasolina/etanol, incluindo motores de alto desempenho turboalimentados, sobrealimentados, multiválvulas e com injeção direta, encontrados em automóveis de passageiros, SUVs, minivans e picapes.
O que acontece se colocar óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.