Nos paises asiáticos, africanos e na maioria dos paises da Amé- rica Latina, o fruto do coqueiro é utilizado basicamente para aprodução de copra e de óleo.
O coqueiro é uma espécie com amplo aproveitamento, apresentando grande importância econômica. No Brasil, o coco é usado, principalmente, para o consumo da água de coco e do endosperma sólido (parte branca).
A polpa é usada como alimento e matéria-prima para numerosos produtos. As fibras do mesocarpo são usadas na indústria textil para fabricação de cordas, capachos, esteiras, estofados, etc. Do endosperma líquido, imaturo, se retira a água de coco. A espécie é amplamente usada em paisagismo e cultivada na fruticultura.
A fibra pode ser usada como matéria-prima para o artesanato, para a confecção de vasos e placas para o plantio, em substituição ao xaxim, para estofamento de veículos e para fabricação de biomantas, que podem ser usadas na contenção de encostas ou de áreas degradadas e em decoração de interiores.
O coqueiro também tem diversas serventias. A madeira é utilizada para mobiliário e construção civil e seu uso se justifica, pois a vida útil da palmeira, em relação à produção de coco, é de cerca de 60 anos (Siqueira et al., 2002).
O néctar de coco é extraído da seiva da flor do coqueiro. É uma alternativa culinária ao açúcar refinado ou aos outros tipos de adoçante, e pode ser usado em receitas quentes e frias. Quando desidratado em grânulos, torna-se o açúcar de coco. Na forma líquida, é semelhante ao xarope de bordo ou agave.
Pois bem, o chá da entrecasca do coco é um forte aliado do combate da diarréia e desarranjos intestinais! Isso se dá por conta da sua grande concentração de tanino, um componente capaz de controlar a diarréia. Por isso que nós indicamos até para pacientes oncológicos quando estão com muita diarréia.
A idéia surgiu porque, na região Nordeste, a população já usava o chá da fibra desse tipo de coco para tratar diarréia e compressas feitas com o líquido para combater artrites. Testes realizados em laboratório comprovaram efeitos antimicrobianos, antivirais, analgésico, antioxidante e antitumoral da fibra.
É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.
O coqueiro é uma planta amplamente conhecida e mais cultivada no litoral do nosso país. O seu fruto, o coco, fornece a água de coco e é utilizado na culinária. A partir dele também é possível fabricar cosméticos e produtos de beleza.
Pouca água e crescimento à sombra são algumas das vantagens de se ter um coqueiro em vaso: ideal para as pessoas que possuem pouco tempo livre para tarefas de jardinagem. Para que você possa cuidar perfeitamente de um coqueiro em vaso é preciso respeitar alguns fatores: qualidade do solo, rega e luz solar.
rios Estados do Norte e Nordeste; o anel-ver- lho e a murcha-de-phytomonas, que provocam a morte da planta; e a lixa, que está disseminada em todo pais, são, dentre outras, as principais doenças que atacam o coqueiro no Brasil.
“Ajuda muito a reidratar as nossas células, excelente para infecções do trato urinário e muito rica em sódio e albumina, por isso traz uma rápida hidratação para nossas células”, explica.
Quem tem gordura no fígado pode beber água de coco?
Beber água de coco também pode ser útil para reduzir o risco de doença cardíaca. Em um estudo, os ratos que consumiram água de coco tiveram redução nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Eles também mostraram reduções significativas na gordura do fígado.
Além disso, a água de coco é considerada um diurético natural, já que aumenta a quantidade de urina e ajuda a eliminar toxinas do organismo. É preciso ter atenção, no entanto, em pessoas com falência renal, com risco de aumento dos níveis de potássio no sangue. Nesses casos, o consumo deve ser evitado.
Cola coqueiro indicada para colagem de pó de esmeril (dissolver em banho maria). DICAS PARA O USO DA COLA ANIMAL: A temperatura apropriada (de preferência controlada) para uso da cola animal é de 60º a 65ºC.
É usado principalmente como adoçante natural para chás, sucos e sobremesas. Outro benefício do açúcar de coco é que ele é rico em antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, que podem levar a doenças crônicas como o câncer e doenças cardíacas.
No Brasil, as principais utilidades do fruto são o consumo in natura da água-de- coco e do albúmen sólido (uso culinário) e o uso agroindustrial do albúmen sólido (polpa) para se obter leite de coco, farinha de coco e água-de-coco.
Do tronco pode-se retirar a madeira para uso em marcenarias, construção de casas, pontes, currais. Da raiz é elaborado, entre os nativos, um tipo de dentifrício e antisséptico. Dos brotos tenros podemos fazer saladas e conservas. Do coqueiro, o coco é a parte mais bem aproveitada, tanto em qualidade como em quantidade.
Freixa e Chaves (2008) também concordam que a fruta, coco, é de origem asiática, porém afirmam que foram os africanos que o trouxeram para o Brasil e Radel (2012) ressalta que o fruto foi trazido das praias de Cabo Verde para a Bahia pelos portugueses e o coqueiro foi levado pelos portugueses para Cabo Verde na volta ...