O urucum é rico em cálcio, magnésio e fósforo que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e manter a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.
O extrato do urucum pode suprimir o crescimento de células cancerígenas e induzir a morte celular em células de câncer de próstata, pâncreas, fígado e pele, entre outros tipos de câncer (confira aqui estudos a respeito: 6, 7, 8, 9).
Ele tem propriedades medicinais, dá cor e sabor na comida e faz parte de rituais da cultura indígena", explica. O fruto é uma importante fonte de vitamina E que ajuda a fortalecer o sistema imune e previne doenças como alzheimer. Ele também possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes.
Já para uso caseiro, é da semente do urucum que são extraídas as substâncias ativas e, desta forma, é possível consumi-lo por meio de chás preparados a partir das folhas secas ou frescas, no óleo para a culinária ou como corante na alimentação.
O urucum serve também para o acabamento de objetos tradicionais, com pontas de flecha e cestos. Alguns indígenas, saindo em viagem pela mata, habitualmente esfregam a tinta de urucum no corpo, ou apenas nas pernas e coxas, para afastar pulgas e outros insetos.
PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO, ANTIOXIDANTE e Mais! Benefícios do Urucum, Como Usar e Dicas
Como preparar o urucum para tomar?
Para fazer o chá de urucum, deve-se ferver 1 litro de água. Após fervida, tirar do fogo e adicionar as folhas ou as sementes, deixando por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.
- Coloque as sementes em um copo de água e deixe em imersão por um dia. - Retire as sementes com um coador. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol. - Coloque as sementes em uma chaleira com água fervente.
Contra-indicações: O consumo das sementes ou da raiz pode ser abortivo. Posologia e modo de uso: Infusão: 10g de raiz ou sementes para 1 litro de água. Tomar 1-3 xícaras ao dia. As sementes são empregadas na forma de chá, maceradas em água fria ou como xarope.
O uso do urucum em banhos rituais ou em cerimônias de purificação ajuda a eliminar energias negativas e a revitalizar a pessoa espiritualmente. Conexão com as Divindades: O urucum é muitas vezes oferecido às entidades espirituais na Umbanda como uma forma de honrá-las e estabelecer uma conexão mais profunda.
Para a nutróloga, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.
1 colher de sopa de sementes de urucum . 60 ml de óleo vegetal (soja, milho, girassol, canola...) Juntar sementes e óleo numa panela pequena e levar ao fogo mínimo. Deixar até pegar cor (uns 10 a 15 minutos).
No geral, não costuma ser prejudicial às pessoas, mas alérgicos a quaisquer componentes da fruta devem estar atentos. Os sinais clínicos que indicam alergia são coceira, inchaço, pressão arterial baixa, urticária, dor de estômago e sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.
O Urucum, planta tipicamente brasileira, ajuda a reduzir a gordura do fígado. É o que diz uma nova pesquisa realizada pela faculdade de engenharia de alimentos da Universidade de Campinas. Os pesquisadores descobriram que o extrato da semente diminui a inflamação do fígado, e ajuda, inclusive, a controlar o colesterol.
O urucum possui dois corantes principais: a bixina, de coloração vermelha e solúvel em óleo, e a norbixina, também denominada orelhina, éster da bixina, de coloração amarela e solúvel em água.
O colorau é um condimento feito a base de pimentão ou urucu, mas pode acentuar refluxo gastroesofágico e gastrite caso seja usado em excesso. Melhore o tratamento do Refluxo com outros fitoterápicos, vitaminas, minerais e enzimas, bem como dieta específica.
Características: Espécie de baixa estatura, 3-5 m, copa baixa e densa, com o tronco medindo entre 15 e 25 cm de diâmetro, revestido por cascas com ritidoma reticulado. Suas folhas são simples, pecioladas, membranáceas, glabras e com 8-11 cm de comprimento. As flores são róseas e reunidas em inflorescências terminais.
As pesquisas conduzidas na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas identificaram que o extrato de urucum diminui a inflamação do fígado podendo auxiliar no tratamento para redução de gordura e no controle de colesterol no corpo.
O colorau, um popular condimento alimentar, é o pó do urucum, também chamado de colorífico e falso açafrão, especialmente devido à sua forte cor vermelha. Ele é feito a partir das sementes do urucuzeiro – árvore típica das regiões tropicais da América do Sul.
Bebida é usada para cicatrizar feridas estomacais, diminuir o índice de colesterol e para tratamento de gripes e resfriados. - Coloque as sementes em um copo de água e deixe em imersão por um dia. - Retire as sementes com um coador. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol.
Máscara Capilar: Misture o óleo vegetal de urucum com uma máscara capilar de sua preferência e aplique nos cabelos lavados e úmidos. Deixe agir por alguns minutos e enxágue bem. Isso ajudará a nutrir e fortalecer os fios, deixando-os mais saudáveis e brilhantes.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas.
Hoje, o corante de urucum é um dos mais importantes corantes naturais do Brasil, amplamente utilizado como pigmento na indústria alimentícia, cosmética, têxtil, entre outras.