O Provão Paulista permite o ingresso de estudantes da rede pública de ensino de São Paulo em universidades estaduais, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e Universidade Virtual ...
O Provão Paulista é uma avaliação seriada que oferece vagas em universidades estaduais de São Paulo para estudantes do ensino médio da rede pública paulista. A primeira edição do Provão Paulista será realizada em 2023. Ao todo, estão previstas cerca de 13 mil vagas para 2024.
Para composição do resultado final da nota é obrigatória a participação do candidato nas três provas referente às três séries do Ensino Médio. Caso o aluno não realize alguma das etapas do Provão Paulista, ele estará automaticamente desclassificado e não poderá fazer a prova do ano seguinte.
Alunos matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar das provas deste ano, uma vez que a nota desta primeira edição será considerada quando ele estiver na 3ª série.
As médias serão calculadas da seguinte forma: Provas realizadas no 1º ano: 15% da nota final; Provas realizadas no 2º ano: 25% da nota final; Provas realizadas no 3º ano: 60% da nota final, sendo 40% da prova de múltipla escolha e 20% da redação.
Os resultados do Provão Paulista podem ser utilizados como acesso direto a vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo para início dos cursos. Após a realização da prova, os resultados serão divulgados pelas instituições organizadoras.
Nesta edição, os alunos da 3ª série do Ensino Médio poderão ingressar nas universidades já em 2024. E os matriculados na 1ª e 2ª séries usarão os resultados das provas no modelo de avaliação seriada para ingresso após concluírem o Ensino Médio.
Lanches leves e garrafa de água estão permitidos; Também é permitido levar álcool em gel para higienização das mãos; Usar roupas confortáveis e apropriadas para a realização das provas.
Tema de redação Provão Paulista Seriado 2024: “O combate à fome no Brasil: entre a responsabilidade do Estado e a atuação da sociedade civil” A Vunesp, banca responsável pelas provas do Provão Paulista Seriado, divulgou os cadernos de prova da edição 2024 e com eles os temas de redação.
As opções serão distribuídas da seguinte forma: Escolha de três vagas no grupo da USP, Unesp e Unicamp para o primeiro semestre. Cada estudante pode escolher até três cursos, em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP — em qualquer campus — e um na Unesp.
Sim, quem fez Encceja pode fazer faculdade! Após a aprovação no exame é possível obter o certificado de conclusão do ensino médio e se candidatar a alguma forma de ingresso em faculdades ou universidades públicas ou privadas.
Com a nota do exame é possível ingressar em faculdades públicas, em instituições de ensino superior privadas com bolsa de estudo ou financiamento estudantil e até mesmo em universidades do exterior. Além disso, algumas faculdades já utilizam a nota do Enem em substituição ao vestibular tradicional.
Alunos do 2º ano farão a prova no período da manhã (8h às 12h), e os do 1º ano no período da tarde (14h às 18h), nos dois dias. As provas serão realizadas nas próprias escolas dos alunos do ensino médio dos colégios estaduais.
Quem já terminou o Ensino Médio pode fazer o Provão Paulista?
2. Quem deve realizar a Prova Paulista? A prova é destinada aos estudantes da rede estadual do 5º ano do Ensino Fundamental a 3º Série do Ensino Médio. 3.
Estudantes podem ser aprovados nos dois primeiros grupos da primeira chamada — o da USP, Unesp e Unicamp e o das Fatecs. É preciso apenas que ele opte pela matrícula na vaga de sua escolha. Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes.
Ela é muito importante para todos nós, e você que não veio por algum motivo pode fazer em casa, basta acessar o centro de mídias, um aplicativo bem facinho de baixar e realizar a prova. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a escola.
934 para a Universidade Estadual Paulista (Unesp) 325 para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 10 mil para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs)
Provão Paulista: resultado é divulgado hoje (26); confira! Nesta sexta-feira (26), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou os resultados do Provão Paulista Seriado de 2024 a todos os estudantes. Nesta edição, participaram cerca de 184 mil alunos do ensino médio.
“No ano passado, o Governo do Estado de São Paulo criou o Provão Paulista para que nossos estudantes tivessem oportunidades de competir de igual para igual por uma vaga nas nossas melhores universidades e a primeira pessoa a apoiar essa ideia foi o reitor da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior.
A ordem de disciplinas será a mesma do primeiro grupo do Ensino Fundamental. Para a 1ª série no Ensino Médio, no primeiro dia de Prova Paulista haverá questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, História, Filosofia e Itinerário Formativo.
As provas serão aplicadas pela Fundação Vunesp. Alunos que estudam em escolas públicas fora do estado de São Paulo interessados em participar do Provão Paulista devem se inscrever entre esta sexta-feira (29) e a próxima sexta (6) por meio do site https://provaopaulistaseriado.educacao.sp.gov.br/.
Como faço para ter acesso aos Resultados do Provão Paulista Seriado? O participante do exame que concluiu o Ensino Médio em 2023 pode consultar a classificação no site: https://www.vunesp.com.br/SEED2303 em Resultados.
Todos os estudantes matriculados atualmente nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e que tiverem interessem em concorrer a uma vaga por meio do Provão Paulista precisarão necessariamente participar da avaliação, uma vez que os resultados serão contabilizados nos anos de 2024 e 2025.
Feder destacou a democratização do acesso ao vestibular 2024 promovido pelo Provão Paulista. “Nós tivemos 180.024 estudantes que passaram por todas as primeiras etapas do processo de seleção, a inscrição, a participação nos dois dias de provas e a escolha de cursos no portal do estudante.