Qual a função de uma retífica?
A micro retífica, também conhecida com retificadeira, é uma ferramenta elétrica capaz de perfurar, escavar, cortar, lixar e polir materiais e superfícies em pequena escala; ou seja, um equipamento perfeito para técnicas de acabamento.O que se faz em retífica?
Retífica é o serviço realizado por oficinas especializadas, que desmontam o motor para a análise de cada componente e realizam a substituição dos itens, como bronzinas, anéis e pistões, e a usinagem de peças como virabrequim, bielas, bloco, volante, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros.Quando precisa fazer retífica?
Por exemplo: se o seu veículo apresenta sinais de desempenho inadequado, consumo excessivo de óleo ou outros problemas relacionados ao motor, a retificação pode ser uma alternativa econômica à substituição completa do motor.O que o carro faz na retífica?
Também conhecido como “fazer o motor”, a retífica consiste, basicamente, em desmontar o propulsor, trocar peças móveis e realizar a usinagem do bloco. A ideia é voltar às especificações de um motor novo. VEJA TAMBÉM: A incrível maracutaia do óleo grosso para esconder necessidade de retífica.O que é a retífica de motor? | Mecânica Fácil
Como saber se precisa fazer retífica?
Sinais de que um motor precisa ser retificado!
- Aumento no consumo de óleo lubrificante;
- Excesso de fumaça no escapamento;
- Perda de potência;
- Aumento no consumo de combustível;
- Superaquecimento do motor;
- Barulhos e/ou ruídos.
Quanto custa uma retífica?
Quanto custa uma retifica completa de motor? O preço da retífica completa de motor varia muito, de acordo com a especialidade de cada oficina, com a região e até mesmo com o tipo de carro. É possível encontrar esse serviço por valores que vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil.Quais são os 3 principais tipos de retíficas?
Há basicamente três tipos de retificadora: a plana, a cilíndrica universal e a cilíndrica sem centros (center less).O que é melhor retificar ou comprar outro motor?
Retificar o motor é o jeito mais eficiente e econômico de expandir a vida do seu automóvel e aumentar o valor na hora da revenda.Como fica o motor depois de retificado?
Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente. Tudo que é novo exige maior cuidado.Quanto tempo leva um motor na retífica?
Com o serviço feito é quase como se o motor fosse novo. Ou seja, é preciso rodar os primeiros 1.000 km após a retífica sem abusar do veículo usando altas rotações, aquela dica típica de amaciamento. Durante esse período cheque o nível o óleo e do líquido de arrefecimento.O que acontece se não retificar o motor?
Com o passar do tempo, as peças e o motor vão se desgastando e prejudicando o bom desempenho do veículo. O motor do carro é o local que mais sofre desgaste. Em alguns casos, o conserto do veículo só será possível após a retífica do motor.Como saber se o motor precisa ser retificado?
Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos.O que se faz na retífica?
A retífica é um processo que visa reparar os efeitos do desgaste nas peças de um motor. É uma atividade que tem por fim aumentar a vida útil destes componentes e recuperar sua performance original. As peças podem vir a ser submetidas a uma máquina conhecida como retificadora.Quanto custa para fazer a retífica do cabeçote?
O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.Porque retífica é caro?
Uma retífica pode se tornar bem salgada dependendo do estado do motor e dos componentes. Imagine que o mecânico precisará abrir todo o bloco do motor e o cabeçote verificando item por item, além da mão de obra, tem também o custo das peças… por isso o trabalho se torna mais caro.Quantas vezes pode fazer a retífica do motor?
No caso dos motores de grande porte, usados em equipamentos pesados, caminhões e geradores, vale ressaltar que o virabrequim deve ser retificado apenas duas vezes ao longo de sua vida útil, por questões de segurança e confiabilidade do serviço (primeiro passe, de 0,25 mm, e segundo passe, de 0,5 mm).Como saber se o motor retificado ficou bom?
Como saber se o motor foi retificadoO que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.